Trabalhão

Após ataque hacker, Record monta operação de guerra para salvar Domingo Espetacular

A emissora chegou a suspender as chamadas do programa


Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar nos bastidores do Domingo Espetacular
Carolina Ferraz e Sérgio Aguiar são os apresentadores do Domingo Espetacular - Reprodução/Instagram
Por Jéssica Alexandrino

Publicado em 09/10/2022 às 18:06,
atualizado em 09/10/2022 às 19:20

Após o suposto ataque hacker que teria tido início na noite de sexta-feira (7), a Record montou uma operação de guerra para conseguir colocar o Domingo Espetacular no ar neste fim de semana. Isso porque o material que estava no sistema da emissora foi perdido e a equipe do programa precisou reeditar as reportagens até durante a madrugada, segundo apurou o NaTelinha.

O setor de jornalismo do canal foi o mais afetado porque não havia backup do material bruto. Após as gravações, o conteúdo que está no cartão de memória, por exemplo, é transferido para o sistema e, logo após, o card é formatado para poder ser utilizado novamente.  Oficialmente, no entanto, a Record ainda não se posicionou se, de fato, aconteceu um ataque hacker. Nos bastidores, porém, internamente o caso é tratado assim.

Porém, com o Domingo Espetacular é diferente, pois eles preservam os cartões cheios por mais tempo, justamente como forma de segurança. Mesmo assim, como é um programa de cerca de três horas de duração, que é produzido durante toda a semana, não conseguiram refazer tudo já para este domingo (9), então tiveram que priorizar algumas matérias.

A Record chegou a suspender as chamadas do dominical porque não dava para cravar o que ficaria pronto a tempo de ir ao ar ainda hoje. Com tudo o que estava no sistema da emissora inacessível, o canal contou com os esforços da equipe, que chegou a trabalhar durante a madrugada para reeditar as reportagens.

Mesmo assim, o ritmo de trabalho ainda não voltou ao normal, já que o sistema está saindo do ar com frequência. Para não perder tudo o que está sendo refeito,  os editores dobraram o cuidado e estão fazendo backup constantemente.

Diversos programas da Record sofreram com o suposto ataque hacker. O Balanço Geral de sábado (8) foi preenchido por links ao vivo, que substituíram as matérias que já estavam produzidas. Já o Hora do Faro deste domingo, exibiu uma reprise de uma edição do Vai dar Namoro que foi ao ar em abril.

Suposto ataque hacker derrubou programação da Record

Repórter da Record de roupa azul em matéria externa
Última reportagem exibida no Fala Brasil de sábado (8) - Reprodução/Record

Desde a noite da última sexta-feira (8), a Record está sofrendo com a suspeita de um ataque hacker. No sábado (9), o Fala Brasil estava no meio da exibição quando foi tirado do ar às pressas e substituído por uma maratona de Todo Mundo Odeia o Chris sem nenhuma explicação e sem constar no guia de programação do canal.

As informações são de que um invasor teria sequestrado o sistema digital que faz a transmissão em rede nacional. O noticiário, que ficaria no ar até meio-dia, teve sua exibição interrompida às 9h06, ou seja, com pouco mais de um hora e meia no ar e ainda restando quase três horas de programação. Confira o momento em que o Fala Brasil foi encerrado às pressas:

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado