Caiu ao vivo

Suspeita de ataque hacker derruba programação da Record

Emissora não se pronunciou sobre o tema, mas jornal foi tirado do ar


Fala Brasil durante o encerramento
Record teria sofrido ataque hacker - Foto: Reprodução/Record
Por Daniel César

Publicado em 08/10/2022 às 12:33,
atualizado em 08/10/2022 às 13:48

A Record está enfrentando uma suspeita de ataque hacker neste sábado (09). O Fala Brasil estava no meio da exibição quando foi tirado do ar às pressas e substituído por uma maratona de Todo Mundo Odeia o Chris sem nenhuma explicação e sem constar no guia de programação do canal. As primeiras informações extraoficiais deram conta de um suposto ataque hacker que teria sequestrado o sistema digital que faz a transmissão em rede nacional.

Segundo as primeiras informações, do Metrópoles, os funcionários perderam o controle do sistema de edição, tornando-se impossível colocar reportagens ou manter programação ao vivo. O NaTelinha entrou em contato com a Record, mas até a publicação deste texto não houve resposta.

De acordo com o guia de programação da Record, o Fala Brasil tinha previsão de ficar no ar até às 12, mas foi retirado do ar quando o relógio marcava 9h06, ou seja, com pouco mais de um hora e meia no ar e ainda restando quase três horas de programação. A partir daí entrou episódios de Todo Mundo Odeio o Chris.

De acordo com o Notícias da TV, contratados da sede em São Paulo já foram dispensados enquanto profissionais da área tentam recuperar o controle do sistema. A situação estaria tão fora de controle que até mesmo o sinal de internet estaria fora do ar. Embora o ataque tenha afetado todo o sistema, inclusive os arquivos, as informações são de que as afiliadas não foram afetadas.

Como existem as afiliadas, internamente o canal está tentando verificar a possibilidade de produzir algum programa por meio de uma delas para evitar manter a programação toda fora do ar. Mesmo a edição noturna de A Fazenda pode ser afetada. O NaTelinha segue acompanhando o caso e, em caso de novidade, a reportagem será atualizada.

Veja o momento em que o Fala Brasil foi encerrado às pressas

Ataque hacker na Record?

Diferente do divulgado anteriormente, a reportagem apurou que os problemas com o controle dos sistemas da Record começaram já na noite da última sexta-feira (07). Durante o JR 24h era possível notar que havia diferenças em relação ao que ia ao ar diariamente.

O boletim da Record entrou sem CG,  sem selo de encerramento, sem matéria, só link ao vivo, sem tp, texto estavam sendo ditados pelo ponto ao apresentador. Desde o fim da noite de sexta funcionários notaram o possível ataque hacker, segundo fontes ouvidas, e na manhã deste sábado a situação teria saído do controle.

NaTelinha no LinkedIn

Siga nossa página no LinkedIn e fique por dentro dos bastidores e do mercado da TV.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado