Fafá de Belém enfrentou 'elite da música' para gravar com sertanejos
Cantora precisou peitar opiniões preconceituosas para fazer trabalho em parceira com Chitãozinho & Xororó
Publicado em 08/07/2022 às 21:50,
atualizado em 08/07/2022 às 21:50
Fafá de Belém enfrentou o preconceito de alguns colegas de profissão quando decidiu gravar uma música que pertencia a Chitãozinho & Xororó. Eles se conheceram por volta dos anos 1980 quando se apresentavam nas feiras de agropecuária, e a cantora descobriu a canção Chuva de Lágrimas por um produtor enquanto trabalhava no seu álbum-solo.
"Eles lotavam o espaço todo [da feira], mas as rádios não tocavam música de sertanejo. Quando eu gravei um disco sozinha, o Paulo Bebeti mostrou uma música que ia dar para eles... E eu perdi pra ele guardar que eu ia cantar com eles", lembrou a veterana, em depoimento ao Faustão na Band. A dupla sertaneja foi homenageada no quadro Churrascão do Faustão nesta sexta-feira (8).
No entanto, apesar da vontade de Fafá, ela precisou bater o pé para fazer a colaboração acontecer. O motivo? O ritmo musical ainda era muito discriminado por outros músicos. "[Então] me falaram: você vai gravar com uma dupla sertaneja? E eu disse "claro que vou", e [me responderam]: você é uma cantora de elite... [Mas] sou apenas um cantora, e eles são dois grandes cantores, quero gravar com ele", determinou a cantora, para o interlocutor misterioso.
A parceira, então, saiu pouco tempo depois: "E foi assim, a gente combinou, e um ano depois liguei para eles. Sou muito grata porque a dupla me abriu esse mercado", acrescentou Fafá.
Sem noção do sucesso
Antes de explodirem no país, Chitãozinho & Xororó não tinham noção que era possível ganhar dinheiro com música. "Nós éramos jovens, não sabíamos que era uma profissão. A gente cantava porque gostava, quando nós mudamos a uma casa vizinha do João Mineiro e Marciano, vimos que eles faziam aquilo como profissão e estavam ganhando dinheiro", contou Chitãozinho.
Convencido com o sucesso dos vizinhos de porta, a dupla, então, passou a se profissionalizar para ganhar espaço na indústria musical brasileira. O sucesso chegou em 1977 graças ao álbum 60 dias apaixonado.