Triste perda

Morre ex-diretor da Globo Alberico de Sousa Cruz

Ex-funcionário do canal carioca faleceu aos 84 anos


Ex-diretor da Globo Alberico de Sousa Cruz
Morre ex-diretor da Globo Alberico de Sousa Cruz - Foto: Reprodução
Por Redação NT

Publicado em 10/05/2022 às 16:30,
atualizado em 10/05/2022 às 16:58

Nesta terça-feira (10), Alberico de Sousa Cruz, ex-diretor de jornalismo da Globo, morreu, aos 84 anos, vítima de complicações da leucemia. Ele estava internado há uma semana na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio, por causa de um agravamento da doença e não resistiu. Alberico era um renomado jornalista e passou pelos maiores veículos do país como Jornal do Brasil, Revista Manchete, Última Hora em Brasília, revista Veja e em O Jornal, dos Diários Associados.

Alberico Cruz entrou na Globo em 1980, assumindo e direção de Jornalismo da emissora em Minas Gerais, seu estado natal. Dois anos depois, se mudou para o Rio de Janeiro para ser diretor de Telejornais Comunitários da Central Globo de Jornalismo.

No canal, foi responsável por comandar importantes coberturas de fatos importantes no pais, como a morte do presidente eleito Tancredo Neves (1910-1985), em 1985, os desdobramentos da Guerra do Golfo, em 1991, e a Conferência do Clima, a Eco 92.

Após passar pelo cargo de diretor de Telejornais de Rede, em 1987, ocupou o maior posto do jornalismo da emissora, na direção da Central Globo de Jornalismo, ao substituir Armando Nogueira, em abril de 1990. O comunicador deixou a Globo em 1995, ao se tornar sócio de um canal de TV regional, além de chefiar o jornalismo da Rede TV até se aposentar, em 2002.Alberico deixa mulher, Regina, duas filhas e três netos.

Alberico diretor da Globo

Diretor da Central Globo de Jornalismo, Alberico foi o responsável por dar mais espaço a William Bonner que, sob a gestão dele, assumiu o comando do Jornal Hoje. Pouco depois dele deixar o cargo, Bonner migrou para o JN, onde permanece até hoje, mesmo já tendo anunciado o interesse em sair da função.

Siga a gente no Instagram

Acompanhe nosso perfil e fique por dentro das quentinhas da TV e famosos

ACESSE!
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado