Aposta do SBT

Novela turca ofuscou Paixões de Gavilanes nos EUA; saiba qual

A trama está sendo exibida na Telemundo e concorre com Madre, da Univisión


Montagem de fotos do elenco de Paixões de Gavilanes e Madre
Juan David (Bernardo Flores) e Rosario (Danna Garcia), de Paixões de Gavilanes, e Zeynep (Cansu Dere) e Melek (Beren), de Madre - Reprodução/Instagram

Escalada para estrear nas tardes do SBT no próximo dia 16, a segunda temporada de Paixões de Gavilanes está sendo exibida nos Estados Unidos pela Telemundo desde fevereiro, mas sofre com a rejeição do público, que troca a novela colombiana por uma turca: Madre, da Univisión. A história, cujo nome original é Anne, conta a história de Zeynep (Cansu Dere), uma jovem professora que, ao saber que Melek (Beren), uma de suas alunas, de apenas sete anos, sofre maus-tratos por parte de sua família, toma a decisão de levá-la e começar uma nova vida com a menina, tornando-se sua mãe substituta.

Lançada em 2016, a obra se tornou um sucesso quase que imediatamente, chegando a ganhar o prêmio de Série Mais Exportada de 2018, da Associação de Exportadores de Serviços da Turquia. Lá fora, Madre e Paixões de Gavilanes estão sendo exibidas na faixa das 22h e o contraste dos números de audiência é gritante. A medição nos EUA fica a cargo da Nielsen Media Research, que faz esse serviço desde 1950, e de forma diferente da do Brasil.

Lá, o cálculo é feito com base em coletas diárias e coletas em datas pré-programadas, também chamadas de sweeps. O resultado não vem em números de audiência, mas em quantidade de pessoas, separadas em dois grupos: o total e o público-alvo, também chamado de demo.

Na última sexta-feira (29), por exemplo, a Telemundo, com Paixões de Gavilanes, alcançou 643 mil pessoas no total (pessoas acima de dois anos) e 268 mil na demo (público-alvo, adultos de 18 a 49 anos). Já Madre, que torna a Univisión líder no horário, faz esses números saltarem para 1,8 milhões no total e 716 mil na demo.

O desempenho da novela colombiana, que foi a escolhida de Silvio Santos, apesar de ainda estar longe de ser o suficiente para concorrer de igual para igual com a produção turca, já melhorou, se comparado a alguns dias de março e início de abril. No último dia 11, Paixões de Gavilanes teve uma de suas audiências mais baixas, 633 mil pessoas no total e 257 mil na demo, o que torna a história o conteúdo menos visto do horário nobre da Telemundo.

Paixões de Gavilanes 2 é a sequência de uma novela de mesmo nome, lançada em 2003 e comercializada no Brasil com o título Paixões Ardentes. A novela original está disponível na Netflix, dividida em duas temporadas.

"A vida da família Reyes-Elizondo corre tranquilamente até que uma morte desencadeia uma série de eventos que abala seus destinos para sempre. Sua lealdade e seu amor são postos à prova, enquanto o ódio traz algo inesperado", diz a descrição da plataforma de streaming. Já a continuação da trama, que passará a ser exibida no SBT, acontece 20 anos após a primeira história. A família enfrentará novos desafios que ameaçam o clã. A morte de uma professora abala a todos, pois as evidências apontam que o herdeiro de um dos casais é o possível culpado, desencadeando uma série de eventos que, mais uma vez, colocarão à prova seu amor e lealdade.

Paixões de Gavilanes é uma tentativa de salvar as tardes do SBT

Novela turca ofuscou Paixões de Gavilanes nos EUA; saiba qual
Muriel (Camila Rojas) e Juan David (Bernardo Flores), de Paixões de Gavilanes - Reprodução/Instagram

Na última segunda-feira (2), o SBT anunciou mudanças em sua grade, que contará com mais três novelas no horário da tarde, a partir do próximo dia 16. A reformulação da programação da emissora é uma tentativa de salvar o horário vespertino do canal, que vem amargando maus resultados e não consegue vencer a Record.

Escalar novelas para tentar fugir do perigo não é uma estratégia inédita. No fim do ano passado, a Globo escolheu O Cravo e a Rosa para bater de frente com A Hora da Venenosa, da emissora de Edir Macedo, e teve bons resultados já na estreia, beneficiando, inclusive, outras atrações. Paixões de Gavilanes faz parte de um pacote de atrações que tiveram os direitos adquiridos recentemente pelo dono do Baú.

Confira o trailer de Madre:

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado