Estratégia

Como a Globo driblou a pandemia para não tirar novelas às pressas do ar em 2021?

Emissora lançou vários procedimentos para não suspender tramas


Logo da Globo
Como a Globo driblou a pandemia para não tirar novelas às pressas do ar em 2021? - Foto: Reprodução

Quase dois anos após o início da pandemia da Covid-19, a adaptação das pessoas e empresas para se reestabelecer com a doença ainda sendo registrada no mundo está sendo aprendida por todo o planeta. Na produção das novelas não foi diferente. Logo quando os números de infectados no Brasil começaram a subir, em março de 2020, muitas emissoras não viram outra alternativa a não ser suspender gravações das novelas, tendo em vista o contágio de pessoa por pessoa.

Na ocasião, a Globo teve que reescrever o final de Éramos Seis e Malhação: Toda Forma de Amor para evitar que profissionais fossem acometidos com o novo Coronavírus. Contudo, o canal com Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder, que estavam longe de seu último capítulo, não tiveram outra ideia a não ser interromper de vez as gravações, abrindo um buraco na programação.

Naquela época, o canal decidiu por escalar duas reprises em cada horário para dar tempo da pandemia dar uma trégua e que soluções fossem criadas para garantir toda a segurança para seus funcionários envolvidos com as produções. O mesmo valeu para Nos Tempos do Imperador, Quanto Mais Vida, Melhor e Um Lugar ao Sol, que foram lançadas quase totalmente gravadas, para evitar uma nova paralisação de exibição das novelas no meio delas.

Este fato contraria o conceito de que novela é uma obra aberta, já que, com a trama quase toda finalizada, não há como mudar os destinos daqueles já traçados na sinopse original. As próximas tramas também seguem sendo produzidas com toda segurança adotada, como Pantanal e Além da Ilusão. Quando forem lançadas, poucos capítulos restarão para serem gravados.

O processo de adaptação da Globo

Este ano serviu para a Globo, retomar com mais segurança as gravações a todo o vapor de suas tramas. Para isso, a emissora se viu obrigada a adotar todas as medidas para não tirar novelas às pressas como fez em 2020. Logo quando foi decretado o estado de pandemia no mundo, a Globo correu para preparar um manual de segurança para gravações. No ano passado, as instruções tiveram adaptações e, nos últimos meses, foi seguido à risca.

Os protocolos adotados, conhecidos como regras de ouro, foram usados em todas as dependências da emissora, como o uso de álcool em gel e máscara permaneceu obrigatório para todos os funcionários envolvidos na produção de novelas, enquanto que outros exerciam sua função de casa. Atualmente, todos os funcionários dos Estúdios Globo já voltaram ao batente, no esquema de escala. Os funcionários com mais de 60 anos, que permaneceram vários meses em casa, muitos já voltaram à ativa.

Outra estratégia adotada este ano e, posteriormente abolida, foi o trabalho híbrido, alternando dias em casa, com idas aos Estúdios Globo. Para os atores não teve escapatória! Como são essenciais para as cenas, todos eles passam por um teste da Covid-19 antes de entrarem no módulo de gravação, a fim de dar maior segurança no set, já que contracenam com outros colegas sem máscara e sem distanciamento social.

O trabalho de efeitos visuais (por computação gráfica) também foi aumentado neste período, para ajudar na edição das cenas. Outra novela gravada na pandemia foi Verdades Secretas 2. Adriano Toloza, o Igor na trama de Walcyr Carrasco, em entrevista para o NaTelinha, contou sobre a volta aos trabalhos durante a pandemia.

"Isso é bem complicado mesmo… O medo paira, mas a luta pela existência é, e tem que ser, maior para podermos nos lançar aos desafios que a vida nos traz. Apesar de todo o pesar por conta da quantidade de pessoas atingidas pelo vírus, eu me sinto muito privilegiado por não ter perdido ninguém da minha família e por ter encontrado equilíbrio na meditação. Assim voltei ao Brasil tomando todos os cuidados e cheio de esperança que o melhor sempre impera", disse à época.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado