Novidades

SBT negocia direitos do Paulistão e Gauchão 2022

Canal de Silvio Santos quer ser uma potência na área esportiva


Logotipo do SBT e Globo no meio da taça do Campeonato Paulista em montagem do NaTelinha
SBT quer conquistar os direitos do Paulistão - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas

Publicado em 14/09/2021 às 04:00,
atualizado em 14/09/2021 às 09:28

O SBT entrou na briga para adquirir os direitos dos campeonatos Paulista e Gaúcho de 2022. O objetivo do canal é aumentar seu catálogo no setor de esporte e se consolidar no mercado. Conforme apurou o NaTelinha, o SBT tem como objetivo ter jogos de futebol nos fins de semana – mais precisamente aos sábados – e aumentar seu faturamento com as competições esportivas. Por conta disso, seu novo alvo é ter um torneios estaduais, já que o Campeonato Brasileiro possui vínculo com a Globo até o fim de 2024.

O seu sonho de consumo é o Campeonato Paulista. Houve muito otimismo com a venda da competição para o YouTube. Muitos diretores passaram a acreditar que a Globo não iria aceitar dividir o estadual e abriria mão da briga, assim como fez com o Campeonato Carioca.

Só que a emissora carioca segue negociando com a Federação Paulista de Futebol e tenta ter um pacote de partidas mais interessante para exibir na TV aberta, o que foi um banho de água fria para a cúpula do SBT. O canal tem dialogado com diretores da FPF, mas espera atentamente uma decisão da concorrência para poder entrar com mais força na briga pelos direitos de transmissão.

Não é a primeira vez que a emissora tenta acabar com o monopólio da Globo. Em 2003, a FPF pediu R$ 12 milhões para o canal carioca e ela recusou. Sendo assim, a federação ofereceu o pacote para o SBT, mas com uma diferença: a emissora de Silvio Santos teria mais 10 jogos exclusivos.

A federação deu o prazo de 27 de dezembro para a Vênus Platinada se posicionar. Porém, o fax da empresa chegou na FPF apenas em 2 de janeiro e a entidade que cuida do futebol de São Paulo ignorou. O caso acabou indo parar na Justiça.

Ocorreram muitas decisões judiciais, mas SBT, Globo e Record seguiram transmitindo a competição. Mas as escolhas dos jogos e os horários eram decisões da emissora da Anhanguera. A final do torneio, por exemplo, entre Corinthians e São Paulo, foi exibida às 18h de sábado.

O Campeonato Paulista tem grande importância na programação da Globo. Como o Campeonato Brasileiro começa apenas em abril, é o estadual que preenche a grade do canal nos quatro primeiros meses do ano.

Em termos de audiência, diferente da primeira fase, a segunda parte sempre chama a atenção dos telespectadores. A final entre Palmeiras e São Paulo, por exemplo, teve média de 32 pontos e pico de 36, melhor desempenho de uma transmissão esportiva em 2021, superando a Copa América no SBT  e a Eurocopa na Globo.

Globo x SBT: Campeonato Gaúcho

SBT negocia direitos do Paulistão e Gauchão 2022

O SBT também está de olho no Campeonato Gaúcho. A Globo quer seguir com o torneio na sua programação, porque os jogos costuma render altos índices para a emissora. Inter e Grêmio, por exemplo, já chegaram a passar da casa dos 40,0 pontos, garantindo liderança isolada.

Só que a federação que cuida do futebol do Rio Grande do Sul parece interessada em escutar outras propostas. Diferentemente de outros anos, a entidade identificou que há uma oportunidade de ter um faturamento maior, mesmo que continue a parceria com a emissora carioca.

O SBT é mais otimista com o Gauchão do que o Paulistão. A cúpula do canal já tem conversado com os dirigentes da FGF e também com diretores de clubes do Rio Grande do Sul. Já a Globo tem apostado não apenas no dinheiro, mas na consolidação que a RBS tem no estado.

Tirar o Gauchão e o Paulistão da Globo seria uma grande vitória para o SBT. Ela já tirou a Taça Libertadores da América e a Copa América da concorrente, além de ter conseguido vencer a licitação da Liga dos Campeões da Europa. Seria mais um golpe para esvaziar os eventos esportivos da Vênus Platinada.

Procurada pelo NaTelinha, a assessoria de comunicação do SBT declarou que “várias emissoras estão participando” da disputa pelos dois torneios.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado