Novidades

SBT marca data de estreia da sua nova sede high tech no Rio

Emissora irá ter muitas novidades com a nova sede


Inauguração da nova sede do SBT Rio
Nova sede do SBT Rio começará a ser usada no dia 20 - Foto: Divulgação/SBT
Por Daniel César

Publicado em 09/09/2021 às 05:05,
atualizado em 09/09/2021 às 09:32

O SBT marcou para o próximo dia 20 o início dos trabalhos em sua nova sede no Rio de Janeiro. O local, que já foi inaugurado em grande estilo, é considerado um dos mais modernos em termos de equipamento, e irá abrigar programas como o SBT Rio e o SBT Esportes. Com a nova infraestrutura, a emissora ganhará um novo espaço na cidade justamente nos 40 anos de rede e 45 do canal carioca.

Em uma área de 829,12m² totalmente modernizada, o local passa a ter um novo estúdio com vista externa para a Marina da Glória e Urca, sendo dividido em quatro sets. Além disso, câmeras com tecnologia 4K, nova infraestrutura da tecnologia da informação, fluxo de sinal realizado através de fibra ótica, investimentos em switcher, central técnica, telefonia, infraestrutura elétrica e moderno layout técnico e administrativo contemplam a área da emissora, que estará localizada na Avenida Marechal Câmara, centro do Rio de Janeiro.

Segundo o SBT disse à época, todas operações estarão 100% migradas até o final de setembro deste ano. A inauguração da nova sede aconteceu no dia 19 de agosto, dia do aniversário da emissora, durante o Fofocalizando. Quem comandou os trabalhos na ocasião foi a jornalista Isabele Benito, que vem dando expediente no programa vespertino em algumas ocasiões.

"Hoje é um dia importante para a família SBT. Nós, cariocas estaremos conhecendo uma TV que funciona de forma ecologicamente moderna, depois de algumas tentativas para realizar este feito. Estou emocionada e grata pelos colaboradores que fazem parte desta equipe. Reconheço todo esforço e dedicação, e parabenizo os profissionais que participaram desse grandioso projeto. Esse sonho está se tornando realidade e, neste momento, estou representando meu irmão, que é um grande empresário, e toda a Diretoria que está participando à distância, com a mesma emoção de quem está presente na inauguração. Meus agradecimentos!", disse à época a diretora geral do SBT RIO, Sara Benvinda Abravanel.

Nova sede do SBT Rio

SBT marca data de estreia da sua nova sede high tech no Rio

O novo espaço do SBT no Rio de Janeiro passa a funcionar cheio de novidades. Como a transmissão e recepção de sinais, o que significa que todo o fluxo de sinal é realizado através de fibra ótica entre o SBT Rio e SBT SP e o uso de links de rádio IP que interligam o prédio da Marechal Câmara e o Transmissor no Morro do Sumaré de forma bidirecional. Já o estúdio é dividido em 4 sets: Jornal do SBT Rio, Jornal de Friburgo, entretenimento/esporte e croma key para o cenário virtual. O novo estúdio mantém a parte viva captada pela janela com fundo a Marina da Glória e Urca. Toda iluminação é realizada através de refletores e fitas de Led com baixíssimo consumo. As câmeras que integram o projeto são PTZ (pan tilt e zoom) que não necessitam de operadores na cabeça e podem ser operadas remotamente, estas câmeras, utilizam tecnologia 4k através de conexões NDI, novo formato de vídeo sobre IP.

Os estúdios contam com 3 câmeras e na Laje duas câmeras que permitem captar imagens das belezas do Rio. O switcher, integra diversos recursos de corte, efeitos, grafismos e cenário virtual, incluí também a automação que conecta as estações de trabalho dos jornalistas com o equipamento permitindo criar um playlist de exibição de jornal reduzindo as interferências humanas durante o jornal. O SBT explicou que o layout do novo master dá mais conforto e segurança ao operador contemplando painel touch screen e um novo servidor com maior capacidade de armazenamento. E a Central Técnica de forma unificada todo o fluxo de sinais de entrada e saída, vídeo servidores, unidades eletrônicas, matrizes, processadores, servidores de TI ficam nesta sala, como isso controla o fluxo de acessos, o melhor condicionamento de ar condicionado.

Toda infraestrutura da tecnologia da informação é nova, compõe novos servidores com firewall aumentando a segurança nos acessos e a eficiência na operação diária. A telefonia passa a utilizar a tecnologia IP que através de uma conexão fornece telefonia resultando menos cabos, menor custo de tarifação e capacidade operacional. Toda a área técnica passa a utilizar centrais de ar condicionado VRF, menor ruído, controle eletrônico de temperatura e programação. A estrutura da emissora na Marechal Câmara conta com energia redundante da concessionária, através de um grupo gerador e dois sistemas de nobreak que atende individualmente a área de TI e outro a área técnica. Uma câmera PTZ foi colocado na redação para entradas ao vivo eventuais facilitando factuais e aumentando a capacidade de interação no jornal. A redação mais próxima as ilhas de edição melhora o controle e agilidade no fechamento do jornal.

SBT Rio

SBT marca data de estreia da sua nova sede high tech no Rio

Desde o início de sua história, em 1976, o canal 11 do Rio de Janeiro funciona na região de São Cristóvão. Tudo começou em um prédio na rua General Padilha, 134, que hoje é ocupado pela CNT. Foi nesse endereço onde explodiu o primeiro sucesso da TVS: O Povo na TV. O fluxo de pessoas para participar desse programa era tão grande que o estúdio tornou-se pequeno demais. Foi então que o canal 11 se mudou para o número 152 do Campo de São Cristóvão, onde antes funcionava o Cine Fluminense. Após uma reforma que custou 100 milhões de cruzeiros, a antiga sala de projeção virou Teatro da TVS, cuja inauguração se deu em 13 de dezembro de 1982, um dia depois de Silvio Santos ter completado 52 anos de idade. O novo espaço surgiu como um dos maiores estúdios do Rio na época, com quase 400 metros quadrados, 350 poltronas estofadas e ar condicionado, algo que fazia muita falta na antiga sede. Enquanto isso, as áreas administrativas foram transferidas para uma rua próxima, a General José Cristino. E foi nesses dois endereços que o SBT Rio operou até recentemente.

"Dentro da história do SBT, o pioneirismo do canal 11 carioca merece ser sublinhado. Foi lá onde Silvio Santos começou a exercitar seu jeito tão particular de fazer programação. As seguidas repetições de séries e filmes, com destaque para O Homem-Cobra, a transmissão da última partida profissional de Pelé e O Povo na TV são alguns exemplos de sucessos nascidos no Rio"

Professor Fernando Morgado, autor dos livros Silvio Santos - A Trajetória do Mito e Comunicadores S.A.

"Esta mudança de sede do SBT Rio é um marco histórico importante. Além de oferecer uma melhor infraestrutura de trabalho, coloca a emissora justamente na região onde Silvio Santos nasceu e cresceu, o Centro da cidade. Trata-se de uma coincidência interessante neste ano em que a rede comemora 40 anos e o canal carioca completa 45 anos", completou Morgado.

Procurada, a assessoria do  SBT confirmou a estreia da nova sede no dia 20 de setembro.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado