Alterações

Sete mudanças radicais da Globo na sua programação no século

Emissora já fez modificações na sua grade que mexeram com o mundo da TV


Luciano Huck e seu novo programa
Luciano Huck estará agora aos domingos - Foto: Reprodução/Globo

A Globo tem promovido uma grande mudança na sua programação de fim de semana. Após a saída de Faustão, a emissora bateu o martelo e definiu que Luciano Huck ocupará o horário a partir de 5 de setembro. No seu lugar aos sábados, Marcos Mion é quem apresentará até dezembro o Caldeirão.

O Se Joga ocupou o espaço na grade desde o começo do ano, só que agora Fernanda Gentil estará aos domingos, sua primeira oportunidade no dia mais nobre da televisão brasileira. Para o lugar da sua antiga produção, o canal apostará em filmes clássicos, mas já pensa em como preencher o horário para 2021.

Confira outras mudanças radicais da Globo no século:       

Contratações dos anos 2000

imagem-texto

Com o SBT vivendo seu auge, a Globo resolveu se mexer e foi ao mercado para oxigenar sua programação nos anos 2000. Ana Maria Braga chegou em 1999, mas o Mais Você sofreu ajustes na virada do milênio e foi transferida para as manhãs.

Desembarcaram meses depois Serginho Groisman, Luciano Huck e Jô Soares. O primeiro segue no Altas Horas até hoje, enquanto o segundo assumirá os domingos da emissora no dia 5 de setembro. Jô encerrou seu talk show em 2016 e atualmente está fora da TV.

Novela das 21h

imagem-texto

Até Passione (2010-2011), o principal folhetim da Globo era tratada como das 20h. Insensato Coração (2011) foi a primeira novela das 21h e isso acarretou em uma grande mudança na programação. A trama iniciava entre 21h10 e 21h20 e o Jornal Nacional saiu das 20h15 e começou a ser exibido às 20h30.

Toda a programação noturna da Globo passou a começar mais tarde. A novela das 19h agora é 19h30, das 18h agora é 18h25 e Malhação tem início por volta das 17h55, sendo que antigamente passava a partir das 17h30.

Mais jornalismo

imagem-texto

Se no começo dos anos 200 a Globo oxigenou a programação para frear o crescimento do SBT, nos últimos anos ocorreram mudanças significativas na faixa matutina para impedir o aumento de audiência da Record. Uma das estratégias adotadas foi ampliar seu jornalismo.

Antigamente, os jornais praças e o Bom Dia Brasil começavam por volta das 7h e terminavam às 8h30, entregando por Mias Você. Atualmente, o jornalismo tem início às 4h com Hora Um e termina às 9h30 com o telejornal comandado por Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.

Sessão da Tarde mais cedo, Vale a Pena Ver de Novo mais tarde

imagem-texto

O Vale a Pena Ver de Novo não estava mais conseguindo ter altos índices de audiência e a Sessão da Tarde vinha derrubando o Ibope da emissora, prejudicando a faixa noturna do canal. Em fevereiro de 2014, a direção da Globo inverteu as duas produções e rapidamente a troca teve efeito.

A Sessão da Tarde costuma ter uma média de 11,0 pontos e mantém o canal na primeira colocação com folga, já que não há concorrência no horário. Já a reprise das novelas alavanca o horário e entrega em alta para Malhação, mesmo que a produção não seja um sucesso retumbante, como é o caso de Ti Ti Ti (2010-2011).

Fátima Bernardes no lugar da TV Globinho

imagem-texto

Em 2012, Fátima Bernardes estreou nas manhãs da Globo. O universo infantil não vinha mais dando retorno financeiro e muito menos de audiência, tanto que a TV Globinho perdia com frequência para o Hoje em Dia. Por conta disso, ela apostou em um programa adulto.

O Encontro foi muito criticado por adolescentes e jovens e causou um pouco de estranheza nos telespectadores mais velhos. Só que o programa emplacou e ainda abriu espaço para o É de Casa aos sábados, retirando de vez a TV Globinho da programação da emissora.

Mais realities, menos dramaturgia

imagem-texto

Durante décadas, uma das maiores certezas da programação da Globo eram as grandiosas minisséries. No fim dos anos 2000, a emissora diminuiu os números de capítulos das produções. Só que agora o canal tem apostado mais em séries e, principalmente, realities shows.

Em 2010, por exemplo, a emissora só exibiu BBB e Hipertensão como realities. Atualmente, o canal preparou The Voice +, The Voice Kids e irá estrear o The Voice Brasil. Também mostrou o BBB, No Limite, The Masked Singer Brasil e o Mestre do Sabor. Uma revolução e tanto.

Programas de temporadas aos domingos antes do futebol

imagem-texto

O público era acostumado a ver antes do futebol programas fixos, como o Planeta Xuxa e a Turma do Didi. Só que nos últimos anos, isso mudou. Agora é comum ter atrações por temporada nas tardes de domingo. Hoje o telespectador tem acompanhado o The Voice Kids.

Porém, em outros anos, os brasileiros assistiram o Esquenta, a Escolinha do Professor Raimundo, o Superstar, o Popstar, a primeira temporada do The Voice, o The Voice +, o Tamanho Família, entre outros. Em setembro, será a vez de Fernanda Gentil comandar uma atração inédita na faixa.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado