Exclusivo

Repórter é demitida pelo SBT e fica em choque: "Nunca me recusei a trabalhar"

Juliana Maciel foi demitida na última sexta (2)


Juliana Maciel com microfone do SBT
Juliana Maciel foi demitida do SBT - Foto: Reprodução/SBT
Por Thiago Forato

Publicado em 07/07/2021 às 04:00,
atualizado em 07/07/2021 às 10:55

Juliana Maciel, repórter do SBT, foi desligada pela emissora na última sexta-feira (2) e recebeu a notícia com choque. Ela havia voltado de um afastamento por Covid-19 na mesma semana e licença-maternidade poucos meses antes. Ao NaTelinha, a profissional relata que a chefia alegou questão de escala. "Precisava tirar um repórter do SBT Brasil e contratar alguém para entrar às 4h e fazer os links ao vivo para o Primeiro Impacto. Mas em nenhum momento essa troca me foi oferecida" diz.

Na última semana, profissionais experientes do SBT Brasil travaram uma queda de braço com a chefia. O motivo, segundo apurado, é que eles não queriam participar do rodízio do noticiário matutino, e a emissora visava reduzir custos, dispensando freelancers. Juliana nega que tenha feito parte desse time. "Não posso falar pelos colegas. Eu nunca me recusei a trabalhar para o Primeiro Impacto. Inclusive, na minha última semana no SBT, imediatamente depois de voltar de afastamento por Covid, fiz matérias para o Primeiro Impacto todos os dias, com o mesmo cuidado e profissionalismo que tinha no SBT Brasil", defende-se.

Ela também argumenta que sempre teve feedback positivo dos editores do jornal, inclusive fazendo plantões de Natal. "Jamais reclamei", acrescenta ela, que ficou por nove anos na emissora de Silvio Santos, atuando na edição de texto, apresentação e reportagem.

A repórter enfatiza que sempre se colocou a disposição do SBT e recorda quando teve que trabalhar o dia todo, e quando já estava em casa, pronta para dormir, chegou a ser chamada para apresentar o SBT Notícias, que era exibido ao vivo nas madrugadas. "Fui sem problemas. Cobri assuntos variados, como polícia, esporte e política. Era uma das poucas credenciadas em São Paulo para cobrir o presidente da República."

"Em nenhum momento a qualidade do meu trabalho foi questionada. Por isso minha surpresa. As notícias que recebo dos colegas são de que o clima na redação é de velório. Eles ficaram indignados", finaliza Juliana.

Semana turbulenta no SBT

No final da última semana, os jornalistas do SBT foram avisados que, com a ida de Darlisson Dutra para a apresentação e o retorno de Lívia Raick para a reportagem, não havia uma terceira equipe para o Primeiro Impacto.

Diante deste cenário, o canal precisaria voltar a fazer rodízio de repórteres nos links do noticiário, onde jornalistas do SBT Brasil entrariam. A partir daí, iniciou-se uma disputa nos bastidores e o clima acabou pesando. Como o NaTelinha informou na sexta-feira, poderia haver punições e até demissões, o que acabou acontecendo.

O racha entre o principal telejornal da casa é antigo e vem desde o afastamento de Marcão do Povo e a carta que os profissionais da emissora fizeram para a direção, pedindo sua saída, quando ele ironizou as orientações de higiene da direção de Jornalismo, afim de evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) em abril de 2020, quando o país estava no início da pandemia. 

SBT Brasil x Primeiro Impacto

Desde o episódio da carta dos jornalistas do SBT pedindo o desligamento de Marcão do Povo, alguns profissionais do SBT Brasil passaram a boicotar o Primeiro Impacto. Dentre os motivos, está o de não querer atrelar sua imagem a um jornal mais popular

A equipe do Primeiro Impacto não entende o boicote. Comenta-se que muitas vezes são eles que produzem as grandes matérias que são utilizadas nos abres do SBT Brasil. Em várias ocasiões, aliás, os jornalistas do principal telejornal da casa reaproveitam todo o material do noticiário matutino e só mudam o off, levando todos os créditos pelas reportagens campeãs de audiência do início do dia.

Procurado para comentar o motivo da demissão de Juliana Maciel, o SBT informou que a jornalista foi desligada em virtude de readequações no time de repórteres.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado