Queda de braço

Jornalistas do SBT Brasil brigam com direção e se recusam a fazer o Primeiro Impacto

Racha entre Primeiro Impacto e SBT Brasil é antigo


Logo do Primeiro Impacto e SBT Brasil
Profissionais do SBT Brasil relutam em fazer Primeiro Impacto - Foto: Montagem/Divulgação/SBT
Por Thiago Forato, com Fabrício Falcheti

Publicado em 02/07/2021 às 12:05,
atualizado em 02/07/2021 às 12:51

O clima está pesado no departamento de jornalismo do SBT. Jornalistas com mais tempo de casa travam uma briga com a chefia da emissora, que quer fazer com que os profissionais do SBT Brasil deem expediente também no Primeiro Impacto. Eles se juntaram e recusaram as ordens.

Segundo apurou o NaTelinha, o SBT quer conter gastos e dispensar os freelancers para colocar os jornalistas do SBT Brasil no primeiro jornal do dia. Eles, no entanto, só aceitariam se fosse para ficar no ar-condicionado. Sair para a rua não está nos planos. O clima acabou pesando, podendo haver punições e até demissões nos próximos dias.

Existe ainda uma turma de jornalistas do SBT Brasil quer só quer fazer reportagens especiais e relutam em sair dessa posição. Antigamente intocáveis, agora vêm sendo pressionados a mudar de comportamento para ajudar a empresa a enxugar custos.

O racha entre o principal telejornal da casa é antigo e vem desde o afastamento de Marcão do Povo e a carta que os profissionais da emissora fizeram para a direção, pedindo seu afastamento, quando ele ironizou as orientações de higiene da direção de Jornalismo, afim de evitar a proliferação do novo coronavírus (Covid-19) em abril de 2020, quando o país estava no início da pandemia. 

SBT Brasil x Primeiro Impacto

Desde o episódio da carta dos jornalistas do SBT pedindo o desligamento de Marcão do Povo, os profissionais do SBT Brasil passaram a boicotar o Primeiro Impacto.

Dentre os motivos, está o de não querer atrelar sua imagem a um jornal mais popular. A equipe do Primeiro Impacto não entende o boicote. Comenta-se que muitas vezes são eles que produzem as grandes matérias que são utilizadas nos abres do SBT Brasil. Em várias ocasiões, aliás, os jornalistas do principal telejornal da casa reaproveitam todo o material do noticiário matutino e só mudam o off, levando todos os créditos pelas reportagens campeãs de audiência do início do dia.

Procurado, o SBT afirma que não comenta questões internas. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado