Exclusivo

Millena Machado analisa convite para ancorar o RedeTV! News: "Voto de confiança"

Apresentadora também revelou como concilia o trabalho com vida pessoal


Millena Machado posada na redação do RedeTV!News
Millena Machado na redação do RedeTV!News - Foto: Reprodução
Por Thomaz Rocha, com Sandro Nascimento

Publicado em 21/06/2021 às 10:37,
atualizado em 21/06/2021 às 11:24

Dividindo bancada com Augusto Xavier, Millena Machado, 40, completa nesta segunda-feira (21) sua primeira semana à frente do RedeTV! News. A jornalista conta ao NaTelinha que estava com desejo de voltar a trabalhar ao vivo e analisa que o convite de Franz Vacek, superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!, foi  um voto de confiança da emissora ao seu trabalho. Milena apresentou por oito anos o Auto Esporte na Globo, além de passagens pelo Grupo Bandeirantes e na própria RedeTV!, onde foi repórter de Clodovil Hernandes (1937- 2009) entre 2004 e 2005.

“Volto com muita experiência e uma bagagem pluralizada. Eu chego neste momento no Jornalismo da emissora para contribuir com uma característica muito minha: a versatilidade. E logo virão novidades, aguardem”, explica Millena, que possui 20 anos de jornalismo.

Sobre ter Augusto Xavier como seu companheiro de bancada no principal telejornal da emissora, ela conta que não haveria melhor parceiro neste momento da sua carreira, e completa: “Um profissional experiente, que o público adora. Ele também é um colega de trabalho muito atencioso e generoso, diariamente pergunta como estou, se preciso de algo. Ele treinou comigo na tarde da estreia e me ensinou como passar o TP (texto que o jornalista lê em frente à câmera), tem uns truques para usar corretamente o controle remoto que ativa o TP”.

Ao NaTelinha, Franz Vacek, superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!, justifica a escolha de Millena Machado para o RedeTV! News: "Millena foi escolhida após pilotos feitos com excelentes concorrentes. Ela se destacou pela versatilidade, profissionalismo e seriedade. Millena já tem um repertório respeitável e a presença dela no ar ganha musculatura, credibilidade e pluralidade. Ela tem uma linguagem coloquial e é naturalmente empática. Isso aproxima o nosso público. As primeiras edições dela na bancada já demonstraram aumento de audiência. A estreia foi com o pé direito. O futuro é promissor".

Sobre as próximas novidades do telejornal Vacek revela que diversas mudanças estão no radar, e adianta: "Estudos estão em andamento em relação ao horário do RedeTV News, do projeto gráfico e o próprio layout da redação".

E completa: "O telejornal é um dos mais relevantes do país e precisa de aprimoramentos constantes no formato e conteúdo. Cada edição do RedeTV News mobiliza profissionais no país e no exterior com uso de tecnologia, ferramentas como helicóptero e entradas ao vivo dos nossos repórteres. Está cada vez mais dinâmico. Estamos investindo também em interações com o nosso Digital, valorizando o conceito multiplataforma. E o mais importante, temos um "DNA" informativo independente editorialmente. Fatos muitas vezes omitidos na grande imprensa são veiculados. O brasileiro sabe que ao sintonizar o nosso telejornal será informado corretamente, sem viés político ou factoides que não são compatíveis com a boa prática jornalística".

Confira a entrevista completa de Millena Machado, a nova âncora do RedeTV! News:

Como foi receber a notícia de que seria a nova âncora do RedeTV! News? O que significa para sua carreira?

Millena Machado -  Foi uma alegria imensa quando Franz Vacek, superintendente de Jornalismo, Esportes e Digital da RedeTV!, me ligou contando a novidade. Eu estava com muita vontade de trabalhar ao vivo novamente. Estar ao vivo é o meu grande lance na Comunicação, seja a área que for. Eu considero esse convite mais um voto de confiança da emissora em mim.

Agora volto com muita experiência e uma bagagem pluralizada. Eu chego neste momento no Jornalismo da emissora para contribuir com uma característica muito minha: a versatilidade. E logo virão novidades, aguardem!

Esposa, apresentadora de rádio e âncora de telejornal. Como está sendo conciliar isso tudo? O que mudou na rotina ao assumir o RedeTV! News?

Millena Machado - Mudou muita coisa. Ainda não entrei na rotina, estou vivendo um dia totalmente diferente do outro, cada dia aprendo uma coisa na TV, conheço alguém, faço um teste (maquiagem, figurino, áudio, iluminação) ou uma reunião. E eu estou sendo tão bem recebida por todos da RedeTV!. Sinto que estou em família! Um clima muito bom de relacionamento entre áreas, um ambiente agradável de trabalho.

Do lado pessoal, eu tenho ido dormir muito mais tarde, chego em casa satisfeita pelo dia de trabalho, mais um telejornal colocado no ar. Aí vou fazer alguma coisa para comer, precisa ser um jantar leve. Tomo aquele banho relaxante e vou pra cama ter o merecido descanso dos deuses! No dia seguinte, o despertador que me acorda! Curioso isso, agora que percebi, antes eu costumava abrir os olhos antes de o relógio avisar...

Algumas reuniões, acesso a jornais do Brasil e do mundo pela internet, atividade física de vez em quando, respondo uma entrevista por dia, almoço e sigo pra emissora. Com exceção de quarta-feira de manhã, dia da semana que eu gravo o meu podcast ‘Lado Pessoal’, na rádio Antena1. 

Como você analisa o papel do jornalismo neste momento que enfrentamos uma pandemia?

Millena Machado - Eu sou apaixonada pela missão do jornalista que é a de comunicar. Observar o mundo e identificar: que fatos, que dados, que informações são de interesse público, verificar da maneira mais ética possível, como publicar sem prejudicar inocentes, descobrir o real interesse da fonte que nos contou alguma coisa. Nós, jornalistas brasileiros, estamos cada vez mais conscientes do nosso papel e mais unidos em busca da notícia verdadeira e relevante.

Trabalhar diariamente para esclarecer dados, faz parte da nossa rotina e sempre fará. E sinto que o público está cada vez entendendo mais e melhor o papel do jornalismo na sociedade. Uma população madura consegue lidar com as várias formas legítimas de Comunicação: a Institucional (Corporativa ou Governamental), a Pessoal (Mídias Sociais) e de Imprensa (Veículos de Comunicação) e percebe que todas as formas são importantes para construir a individual visão de mundo que cada cidadão tem o direito de elaborar e expressar.

Como é fazer dupla com o Augusto Xavier? Como estão sendo esses primeiros dias?

Millena Machado - Não haveria melhor parceiro para mim neste meu momento de carreira. O Augusto Xavier é um profissional experiente, que o público adora. Ele também é um colega de trabalho muito atencioso e generoso, diariamente pergunta como estou, se preciso de algo.

Ele treinou comigo na tarde da estreia e me ensinou como passar o TP (texto que o jornalista lê em frente à câmera), tem uns truques para usar corretamente o controle remoto que ativa o TP. Ele também esteve comigo na cabine de off. Na bancada sempre repassa a ordem das notícias... Olha, um verdadeiro cavalheiro! E boa pinta, né? Como é bonitão o meu parceiro de apresentação! O público está gostando de nos ver juntos.

Quem inspira Millena Machado no jornalismo?

Millena Machado - Várias pessoas me inspiram na vida, seja pelo lado pessoal ou profissional. Mas focando no jornalismo, vou destacar uma mulher profissional que marcou minha infância, que eu sigo admirando demais e que depois tive a oportunidade de trabalhar um pouco junto: Silvia Poppovic.

Eu costumava assistir o programa da Silva toda tarde, junto com minha mãe. Eu me lembro de correr para terminar a tarefa só para ganhar a permissão de assistir TV (entende-se o programa da Silvia). Ela é uma jornalista fantástica, apresentadora maravilhosa, e seu trabalho fez história na televisão brasileira pelo serviço que prestou à sociedade, trazendo temas importantes para seu programa diário na TV Bandeirantes.

E no paralelo, como mulher e cidadã, a autenticidade e a originalidade da Silvia contribuíram e ainda contribuem demais com o reconhecimento e com a inclusão da diversidade feminina. Ela teve filha depois dos 40 anos de idade, não emagreceu quando era moda (emagreceu recentemente por questão de saúde), ela se adapta a qualquer formato de mídia: rádio, TV, internet, mídia social.

Ela tem sensibilidade sobre o que o público quer/precisa saber. Ela inventa formatos e se reinventa profissionalmente. Para a Silvia, ser mulher é natural, poderoso e prazeroso, a gente percebe isso. E assim também procuro viver, com orgulho de ser mulher e pautando minha carreira com oportunidades de trabalho que agreguem ao meu público, coerentes com meus valores familiares, com o propósito de comunicar e de realizar que eu escolhi pra minha vida. Sinto que estou sendo feliz.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado