Exclusivo

Téo José muda rotina para a Copa América no SBT: "É intenso"

Ele é o principal narrador do SBT, que transmitirá a competição na TV aberta


Téo José vai narrar estreia do Brasil na Copa América
Téo José é o narrador oficial da Copa América no SBT - Foto: Reprodução
Por Naian Lucas

Publicado em 13/06/2021 às 07:15,
atualizado em 13/06/2021 às 12:27

A seleção brasileira estreia neste domingo (13) contra a Venezuela pela Copa América e o jogo passará no SBT com exclusividade na TV aberta, sob comando de Téo José. O narrador tem “respirado” a competição continental há 20 dias e mudou a rotina para viver intensamente o torneio até 10 de julho, quando ocorrerá a grande decisão. Mesmo sendo a voz número um do esporte da emissora de Silvio Santos, ele confessa que tem diferença entre a copa de seleções sul-americanas para a Taça Libertadores da América.

“Você foca só na Copa América. Você conhece os 10 times, depois passam oito times, então é um tiro mais curto e isso influencia no nosso trabalho. Não é uma competição de oito, nove meses, mas é de apenas um mês. Então o seu foco no mês é só a competição e só daquilo que ocorre no dia a dia, rodada após rodada, é essa a grande diferença. A Copa América é um torneio mais curto, não é uma Libertadores que você acompanha o pré-grupo, depois o grupo, aí ficam 16 nos mata-mata”, diz em entrevista exclusiva ao NaTelinha.

Ele relata que, por conta do curto período da competição, é mais fácil para buscar detalhes das seleções e das equipes. “Na Copa América, você passa a ter um grau maior de informação dos jogos, dos jogadores, é um trabalho que se torna mais intenso ao longo do mês, mas fica mais fácil quando começa”, acrescenta.

De hoje até o dia 10 de julho, Téo terá como principal foco o seu trabalho. “Vai ser um mês pra respirar a Copa América 24 horas por dia. Eu tenho contatos com profissionais da América Latina através de telefonemas, mensagens. Sem falar que a gente dá uma atenção pra todas as afiliadas, nós temos um material já que enviei e participei em outros programas do SBT. É intenso, eu gosto muito disso, porque você vive a competição. Já tô vivendo a competição diariamente há uns 20 dias e agora só vai aumentando”, relata.

Há 20 dias, o narrador tem vivido o torneio continental. Não é a primeira vez que narra a Copa América, mas será sua estreia como a voz número um da competição. Na Band, os principais jogos ficavam sob responsabilidade de Luciano do Valle e, na edição seguinte, em 2015, quando Téo já era o principal locutor da emissora do Morumbi, a Copa América foi exibida com exclusividade na TV aberta na Globo.

“As pessoas olham pra mim e já veem Copa América na minha cara, porque estou respirando Copa América em todos os sentidos, como na minha produção pessoal, com meus estudos, as minhas informações, e junto com as pessoas da nossa equipe. Seja o pessoal da redação, sejam os repórteres, sejam os companheiros de transmissão, a gente já tá o tempo inteiro ligado. Agora é foco total”, completa.

Téo José e sua rotina na Copa América

Téo José muda rotina para a Copa América no SBT: \"É intenso\"

Apesar da estreia acontecer neste domingo, Téo José tem trabalhado em torno do torneio há quase três semanas. Ele acompanhou as Eliminatórias para Copa do Mundo, conversou com jornalistas internacionais e buscou detalhes das seleções sul-americanas com a equipe de jornalismo do SBT. Além de ser abastecido de informações, ele também alterou alguns hábitos do dia a dia para estar 100% nas transmissões.

“A rotina já mudou. Tô com uma alimentação mais regrada, tô procurando dormir mais cedo, eu já tô em contato com a produção e redação o tempo inteiro, eu tô em contato quase que diário com os repórteres que estão cobrindo todas as sedes, eu já tô lendo todos os jornais, neste primeiro momento, das seleções que vão enfrentar o Brasil na primeira fase”, explica ele.

A seleção brasileira entra em campo às 18h e Téo José terá ao seu lado na transmissão o jornalista Mauro Beting e o pentacampeão Edmilson, responsáveis por analisar o comportamento das equipes no jogo. Na análise da arbitragem, quem dará opinião é Nadine Bastos, enquanto André Galvão será o repórter.

Téo José a expectativa com a seleção brasileira

Téo José muda rotina para a Copa América no SBT: \"É intenso\"

Téo José acredita que a seleção brasileira é a grande favorita para vencer a Copa América, mas aponta que é uma oportunidade para o técnico Tite realizar alguns testes pensando já na Copa do Mundo do Catar em 2022. Ele pontua que esse será o maior período do treinador com os jogadores antes do mundial do ano que vem.

“Eu acredito que o Tite vai usar essa Copa América para fazer alguns experimentos no time, porque esse vai ser, dentro de uma competição, o período em que ele mais vai ter com a equipe junta, praticamente um mês. Depois vem as Eliminatórias e aí começa a preparação para a Copa do Catar. Eu acho isso [experimentos] muito importante, porque tem alguns pontos podem e devem melhorar muito se tratando do título mundial”, opina.

“Quero ver alguns jogadores atuando mais, como o Gabigol, Vini Jr, quero ver esses jogadores mais em ação. E, como diz a tradição, o Brasil toda vez que jogou a Copa América em casa, foi campeão. Então eu vejo desta forma também, acho que o Brasil é o favorito pra ficar com título. A Copa América vai ser importante pro Tite pensar em esquemas e mudar jogadores já pensando na Copa de 2022”, conclui Téo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado