Na TV

Globo Repórter destaca o Pantanal após as queimadas

O renascimento após o desastre ambiental


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 30/04, veja como a natureza está se recuperando no Pantanal após os incêndios que atingiram a região no ano passado.

As repórteres Eunice Ramos e Claudia Gaigher percorrem a região do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para ver como a maior planície alagada do planeta, no coração do Centro-Oeste, está agora após enfrentar a maior tragédia de sua história, na qual 26% da vegetação pantaneira foi queimada.

A repórter Claudia Gaigher, que há 22 anos vai ao Pantanal todo mês, observa e compartilha a transformação da paisagem. “À primeira vista, o Pantanal está verde, parece que renasceu. Mas quando observamos detalhadamente – os observadores confirmam isso – esse incêndio de 2020 provocou uma mudança muito grande no sistema. Só depois de muitas pesquisas será possível avaliar o tamanho e o impacto dessa devastação”, conta a repórter.

Ainda é difícil precisar, mas pesquisas indicam que mais de 10 milhões de animais, incluindo serpentes, pequenos mamíferos, roedores, aves e, em menor quantidade, animais de grande porte, morreram nos incêndios ou foram afetados pelas queimadas. Alguns sobreviventes foram resgatados e enviados para centros de reabilitação, onde são tratados e preparados para serem soltos novamente na natureza. A pesquisa chama a atenção para a convivência pacífica entre animais que não costumam ser vistos juntos na natureza, por conta da escassez de água. A presença de filhotes também é um bom sinal de que as espécies estão conseguindo reproduzir. Como no Pantanal estão os dois maiores redutos de araras azuis do mundo e os dois foram devastados pelo fogo, essa espécie também merece uma atenção especial.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais uma edição do BBB21, começando a partir das 23h15 (horário de Brasília), na tela da Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado