Na TV

Globo Repórter destaca transformação de zoológicos em bioparques

Mudança ajuda a evitar extinção dos animais


Globo Repórter
Globo Repórter - Foto: Divulgação

No Globo Repórter desta sexta-feira, dia 16/04, conheça o processo de transformação que os zoológicos brasileiros estão passando. Os locais para simples observação dão lugar a bioparques, com espaços maiores e mais parecidos com o habitat natural dos animais, que se tornam ferramentas para a preservação de espécies ameaçadas de extinção.

No Rio de Janeiro, o AquaRio tem um tanque que reproduz um oceano. Já o Zoológico da cidade criou espaços mais fiéis àqueles encontrados na natureza. A repórter Lilia Teles acompanhou a transformação e mostra as técnicas usadas para transportar animais grandes e pesados, como os hipopótamos, sem estressá-los. Segundo o biólogo Cláudio Maas, se não estivessem sob cuidados, muitas espécies de animais selvagens estariam extintas.

Essa preocupação existe no zoológico de São Paulo há mais de 40 anos, desde que o mico leão preto, patrimônio ambiental da cidade, quase sumiu da Mata Atlântica. Com o esforço dos pesquisadores em preservar as espécies ameaçadas, há cerca de 30 desses animais no zoo. “O trabalho de conservação de espécies ameaçadas de extinção é feito nos bastidores do zoológico de São Paulo. É emocionante ver a dedicação da equipe de biólogos e veterinários para recuperar esses animais”, conta a repórter Ana Paula Santos.

O Globo Repórter vai ao ar logo após mais uma edição do BBB21, começando a partir das 23h25 (horário de Brasília), na tela da Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado