Memórias da Telinha

Há 30 anos, Os Simpsons estreava "escondido" na Globo para ter auge no SBT

Os Simpsons teve exibição tímida na Globo. No SBT, série fez sucesso


Os Simpsons na sala de estar
Família Simpson está fora da TV aberta desde 2018 - Foto: Divulgação/Disney

Na próxima segunda-feira (6), a série mais longeva dos Estados Unidos, Os Simpsons, completa 30 anos desde que desembarcou no Brasil pela Globo. A família amarela chegou como um dos ícones da TV norte-americana em apenas um ano, mas não demorou muito para que a emissora carioca escondesse a série na programação.

Primeiro, o programa estreou às 17h30 de sábado e três meses depois, foi "escanteado" de vez: 10h25 de domingo. A Fox, nos Estados Unidos, exibia Os Simpsons na faixa das 20h, o que causava certa estranheza nos veículos de imprensa.

A criação de Matt Groening permaneceu na sombra da programação da Globo por anos, até que em 1997, a família que reside em Springfield mudou de ares e passou a ser exibida pelo SBT em horário nobre, exatamente como no seu país de origem, depois da novela Ossos do Barão (1997), todos os dias.

O auge no SBT e volta à Globo

Há 30 anos, Os Simpsons estreava \"escondido\" na Globo para ter auge no SBT

A série que é conhecida por sua crítica social e comportamental deu certo no SBT e passeou por vários horários, alcançando sucesso praticamente em todos eles, já que por lá, nunca foi escondido, como ocorreu, por mais de uma vez, nas mãos da Globo.

Já em 2003, havia uma enorme briga por pacote de filmes dos grandes estúdios cinematográficos. Na época, o SBT pressionou a Warner para tirar Os Flinststones e Scooby-Doo da Globo (depois de ter tirado da emissora carioca a MGM e a Paramount) e fortalecer ainda mais sua programação infantil.

A Globo, naquela ocasião, ainda mantinha contrato com a Universal Studios e a Fox, e revidou o ataque: tirou Os Simpsons do SBT, onde era exibido todos os dias com bons números de audiência, por volta dos 10 pontos. A série então foi parar aos sábados, no horário das 11h30. O Pica-Pau, que fez enorme sucesso na Record alguns anos mais tarde, também voltara à Globo na oportunidade.

No canal carioca, Os Simpsons, mesmo sendo transmitido semanalmente, chegava a ter o mesmo episódio reprisado em questão de poucas semanas e completamente fora de ordem cronológica. 

A ida para a Band e o definitivo sumiço

Há 30 anos, Os Simpsons estreava \"escondido\" na Globo para ter auge no SBT

Em 2013, Os Simpsons estreou na Band e passou a ser levada ao ar diariamente. Diante dos bons resultados, o canal "viralizou" a família amarela e passou a ser um curinga, como o Chaves do SBT, ganhando exibição em vários horários. O resultado foi um desgaste, saindo da programação com apenas 1 ponto no Ibope.

Renovado até a 2023 para a 34ª temporada, a série vai ultrapassar os 750 episódios. Desde 2018, Os Simpsons não tem mais exibição pela Band e está dando sopa no mercado. 

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado