Âncora do BD Rio

Silvana Ramiro por trás das câmeras da Globo: De evangélica a tremelique no casamento

Apresentadora substituiu Ana Paula Araújo recentemente


Silvana Ramiro e seu marido no casamento (à esquerda) e Silvana Ramiro na praia (à direita)
Silvana Ramiro é casada com empresário - Foto: Reprodução/Instagram
Por Redação NT

Publicado em 17/02/2021 às 07:29,
atualizado em 17/02/2021 às 10:31

A jornalista Silvana Ramiro, 39, foi chamada às pressas na última terça-feira (16) para comandar o Bom Dia Brasil após Ana Paula Araújo ser informada que seu pai faleceu momentos antes de entrar no ar. Apesar de integrar o Bom Dia Rio, ela não é muito conhecida em várias regiões do país e criou curiosidade sobre o que a âncora faz longe das câmeras. Casada com um amigo de infância, a apresentadora já ficou fora do ar por ter que fazer uma cirurgia de emergência e desabafou no ano passado por causa da pressão de mulheres em relação à sua aparência.

Em 2018, Silvana estava escalada para comandar o RJ1, contudo, precisou ser levada ao hospital. Na época, a jornalista sentiu forte incômodo na região abdominal e se medicou achando que era gastrite. Entretanto, a situação piorou e acabou parando na mesa de cirurgia. "No sábado, comecei a sentir umas dores estranhas. Fui ao hospital no domingo e já cheguei dizendo que sentia gastrite, mas pediram um exame para ver se a dor era no apêndice. Fiz tomografia e acusou na hora apendicite aguda", explicou a apresentadora ao UOL na época.

Com carreira em ascensão na Globo, ela ficou desesperada ao saber que teria que passar pela mesa de cirurgia. Seu maior medo era se prejudicar no trabalho, tanto que falou com a direção da emissora antes de procurar seus pais.

“Quase surtei, porque achei que era estômago e descobri uma apendicite. Fui operar direto. Foi horrível, comecei a chorar, fiquei nervosa, mas não tinha o que fazer. Fiquei desesperada. Não falei com meus pais primeiro, e sim com minha chefe”, acrescentou.

A jornalista retirou o apêndice por meio de uma laparoscopia e deixou o hospital no mesmo dia, apesar do susto. Ela precisou continuar o tratamento em casa, a base de antibiótico, anti-inflamatório e analgésico. Silvana ainda entrou em uma dieta rigorosa, sem alimentos duros.

Silvana também escreveu um texto no seu perfil do Instagram e agradeceu aos fãs e colegas de trabalho pelo carinho. “Hoje fui surpreendida pelo carinho dos meus amigos do jornal. Em casa, me recuperando de uma cirurgia de emergência, recebo essas flores lindas, alegres, que me fazem lembrar o quanto vale a pena cultivar as boas amizades. A própria Bíblia diz que ‘há amigos mais chegados que irmãos’. Obrigada”.

Silvana Ramiro desabafa sobre pressão

Silvana também usou as redes sociais para desabafar sobre as críticas sobre seu visual. A postagem foi feita no seu perfil do Instagram no ano passado. “Esses dias, uma mensagem no meu direct me chamou atenção. Uma seguidora escreveu: 'Você engordou um pouco, é visível', 'Seu cabelo tá estranho nessa cor', 'Você só sabe usar sapato nude?'”, lembrou.

“Li, pensei e decidi responder: 'oi, obrigada pela mensagem. Infelizmente nós, mulheres, somos muito cobradas. E, na grande maioria das vezes, essa cobrança vem de outras mulheres. Que minha filha possa viver num mundo com mais apoio e empatia - entre nós mesmas. Abraços'”, declarou.

Ela não escondeu sua tristeza com o episódio e pediu aos seguidores que refletissem sobre o tema. “Por que temos dificuldade em elogiar, em olhar pro lado bonito da coisa? Infelizmente, muita gente foi ensinada a acreditar no mito da rivalidade feminina”, afirmou.

“E isso gera a ausência de sororidade - uma palavra que está longe de ser bonita (assim como puerpério), mas ambas carregam um significado fortíssimo pra mulher. Vamos nos elogiar mais? Um simples elogio pode mudar o dia de alguém”, finalizou.

Amor de infância

Em 2017, Silvana se casou com o empresário Rafael Dias. A cerimônia aconteceu na Casa de Festas Quinta do Chapecó, no Rio de Janeiro. Ela chorou ao realizar o sonho de sua vida. “Comecei a chorar porque tocou uma música que é muito forte pra mim que se chama 'Agnus Dei', que é uma música cristã. Eu nunca mais vou esquecer a hora em que a cerimonialista disse 'pode entrar'. Tive um tremelique generalizado”, revelou na época para os jornalistas presentes no evento.

“Foi um casamento rústico romântico, eu tentei inovar em algumas coisas para não ser aquela coisa muito clássica e também dar a nossa cara”, acrescentou. A jornalista ainda revelou que ficou à frente de tudo para que o casório saísse como sempre desejou.

“Eu sempre sonhei desde pequena com festa de casamento. Casei todas as minhas amigas, fui madrinha de todas elas, peguei muito buquê, já botaram muito o meu nome embaixo da barra do vestido e nunca chegava a minha hora. Quando chegou eu fiquei à frente de tudo no casamento, o Rafael me deixou super à vontade. Eu cuidei da escolha das cores, que cores seriam das madrinhas, tudo”.

Ela casou com um amigo de infância e a cerimônia foi celebrada pelo pastor Jaime. “Quando acabou a cerimônia, que o pastor falou 'sejam felizes, agora vocês são casados', eu olhei para a minha mão esquerda, vi a aliança e falei 'caramba, agora já mudou. A Silvana agora é uma senhora Silvana. Casada.' Ali me deu um frio na barriga”.

Mãe amorosa

Silvana adora fazer publicações da família nas redes sociais, principalmente da sua filha Júlia. A menina nasceu em abril de 2019 e tornou a vida da jornalista muito mais feliz, conforme ela afirma aos seus seguidores. “Não imaginava o quão maravilhoso seria acompanhar todas as fases da Júlia, seu desenvolvimento diário e seu reconhecimento de mundo. Júlia, eu amo ser sua mãe. E, sim, estavam todos certos: ‘é bom demais’. Voa, minha filha”, publicou em seu perfil do Instagram há uma semana.

Ela também elogia o marido, contando que Rafael é participativo no dia-a-dia da criança. “Esta é a família linda que Deus me deu. Meu marido, meu parceiro, meu amor! Aquele que entendeu que pai divide, todos os dias”, comentou no seu perfil da rede social.

A chegada de Júlia foi narrada por Júlia pela web. “22h30 de segunda-feira. Depois de jantar e ir ao mercado, começo a sentir contrações intensas, bem mais fortes do que as que eu vinha sentindo ao longo do dia..Chegamos em casa, cheios de sacolas. Vou pro banho quente pensando: são pródromos. Isso vai passar. Às 23h, saio do banho e, de repente, água pelas pernas. Era a bolsa indo embora. Mais contrações fortes”.

“Eu só pensava na dor. Com sete de dilatação eu pedi analgesia. O anestesista era a pessoa que eu mais desejava na vida. Ufa, que alívio nas dores! Respira, faz exercício, massagem... O trabalho de parto vai avançando. Sim, a gente pensa em desistir, a gente quer morrer, a gente não tá ali. Você sai desse mundo e se vê numa outra dimensão. É louco, eu sei. Mas comigo foi assim. E quando o relógio se aproximava das 5h da manhã, depois de usar toda a força para ajudar a Júlia a sair, eu pedi a Deus uma força extra. Lembrei de Sansão que, no dia da sua morte, pediu a Deus uma força maior do que a que ele teve a vida toda. E Deus me atendeu: fiz uma força tão sobrenatural que a Júlia veio! E só consigo lembrar do Rafael me dizendo: ‘você consegue, você é forte’. Eu consegui”, completou.

Evangélica

A apresentadora não esconde que é evangélica e defende os ensinamentos bíblicos nas redes sociais. Contudo, ela também não deixa de se posicionar quando acredita que a fé está sendo usada de maneira equivocada. No ano passado, a jornalista criticou Marcelo Crivella.

“Com todo o respeito ao prefeito do Rio. Como cristã, evangélica, me sinto envergonhada de ver um gestor público - que é bispo - utilizar a Bíblia para se defender das denúncias escancaradas de manipulação de agentes públicos contra o trabalho da imprensa”, disparou.

Silvana Ramiro e sua profissão

Apresentadora do Bom Dia Rio, junto com Flávio Fachel, ela tem 14 anos de experiência. Contudo, ela não fica apenas restrita a televisão. Silvana Ramiro também dá cursos, como o “Fique bem no vídeo: como se comunicar com clareza em tempos de lives e entrevistas virtuais”,, ensinando técnicas usadas na TV para se comunicar.

Ela também desenvolve treinamentos voltados para o gerenciamento de crises em empresas, marcas e de pessoas na construção de imagem. “Possuo uma técnica própria de Media Training com extensa parte prática. Também atuo como Mestre de cerimônia em Feiras, Congressos e eventos corporativos. Além disso, em tempos de pandemia, tenho mediado eventos online / webinar´s para diversas empresas”, explica em seu perfil do Linkedin.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado