Apuração

Jornalistas se demitem da Globo para tentar política; veja quem venceu eleição

Em São Paulo, apresentadora de Bauru virou prefeita; repórter de Santos perdeu no segundo turno


Michelly Alencar, Suéllen Rosim e Solange Freitas disputaram eleições
Michelly Alencar, Suéllen Rosim e Solange Freitas disputaram eleições - Foto: Montagem/Reprodução/Instagram/TV Tribuna

O resultado das eleições municipais mexeu com a rotina não apenas dos jornalistas que cobriram a apuração. Repórteres e apresentadores da Globo e suas afiliadas pediram demissão e concorreram aos cargos de prefeito e vereador. O NaTelinha lista profissionais que trocaram a TV pela política e foram eleitas ou perderam nas urnas.

Suéllen Rosim

Jornalistas se demitem da Globo por eleição; veja quem venceu

A jornalista Suéllen Rosim, que trabalhou durante oito anos como repórter e apresentadora da TV Tem (afiliada da Globo no interior de São Paulo), se elegeu prefeita em Bauru, no segundo turno, com 89.725 votos. Ela está na política desde 2018, quando pediu demissão da TV para se candidatar a deputada estadual. Suéllen sofreu ofensas racistas em um grupo de WhatsApp após sua vitória nas urnas. A polícia foi acionada para identificar os criminosos.

Solange Freitas

Jornalistas se demitem da Globo por eleição; veja quem venceu

Outra candidata a prefeita em São Paulo também saiu da Globo, porém perdeu a disputa. Principal repórter da emissora na Baixada Santista, Solange Freitas iria completar 15 anos de TV Tribuna em 2020, porém largou a TV para tentar ser a chefe do Executivo de São Vicente. Em sua primeira eleição, conseguiu ser a mais votada no primeiro turno, mas o concorrente, Kayo Amado, virou a votação no último domingo (29). Solange pretende continuar na política.

Michelly Alencar

Jornalistas se demitem da Globo por eleição; veja quem venceu

Em julho, Michelly Alencar, repórter e apresentadora da TV Centro América (afiliada da Globo no Mato Grosso), se despediu da emissora onde trabalhou durante 12 anos. O motivo: tentar pela primeira vez uma vaga no Legislativo de Cuiabá. A jornalista, que é casada com o secretário-adjunto de Esporte e Lazer do estado, Jefferson Neves, foi a nona candidata a vereadora mais votada da capital mato-grossense e ocupará uma cadeira na Câmara Municipal.

Valéria Monteiro

Jornalistas se demitem da Globo por eleição; veja quem venceu

Primeira mulher a apresentar o Jornal Nacional, Valéria Monteiro fez história na Globo e também trocou a televisão pela política. Em 2017, anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República, porém seu partido, PMN, decidiu não concorrer ao Planalto. Quis concorrer à Prefeitura de Campinas (interior de São Paulo), porém contentou-se em ser vice na chapa de André von Zuben. Obteve apenas 6.667 votos e ficou em décimo lugar nas urnas.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado