Nostalgia

De A Grande Família a Mundo da Lua: como estão as famosas casas de séries icônicas da TV

Fachadas das casas se tornaram memoráveis para o público


Montagem com a fachada das casas de A Grande Família e Mundo da Lua
A Grande Família e Mundo da Lua, as casas chamavam a atenção do público - Foto: Montagem

As séries que fizeram sucesso na TV tiveram uma característica em comum e que marcaram os telespectadores do país, o fato de que todas elas mostravam as fachadas das casas dos protagonistas e que acabaram fazendo parte da memória afetiva do público. É o caso de produções como Mundo da Lua (1990) e até A Grande Família (2001), em que normalmente quem assistiu lembra-se com clareza das fachadas das casas.

Boa parte de séries e até novelas utilizam o recurso de mostrarem fachadas reais de casas para mostrar as cenas externas, com direito até a gravações diante dessas residências reais. Evidentemente, praticamente todas as produções costumam utilizar apenas as fachadas porque, a parte interna é gravada nos estúdios e não utilizam as próprias casas.

Confira como estão as casas memoráveis de séries de TV

A Grande Família

De A Grande Família a Mundo da Lua: como estão as famosas casas de séries icônicas da TV

Em 2001, a Globo decidiu voltar a produzir A Grande Família, série considerada icônica dos anos 70 e levou ao ar a produção com nomes de peso como Marieta Severo e Marco Nanini nos papéis de Dona Nenê e Lineu. Quem acompanhou o programa semanal da emissora carioca viu que a fachada da casa da família Silva mudou durante as 14 temporadas em que ela esteve no ar.

Mas a primeira residência, logo no primeiro do programa, é muito lembrada por ser considerada uma casa comum. E mesmo sem gravações da fachada daquela residência em que os patriarcas se reuniam com os filhos, além do neto, genro e amigos por muitos anos, houve mudança na frente da casa icônica em que Dona Nenê e Seu Lineu viveu por muitos anos na vida fictícia e, por praticamente uma década e meia, na tela da Globo.

Um Maluco no Pedaço

De A Grande Família a Mundo da Lua: como estão as famosas casas de séries icônicas da TV

Uma das grandes produções dos anos 90 da TV americana e que recolocou Will Smith como um dos protagonistas de Hollywood, Um Maluco no Pedaço fez muito sucesso na TV brasileiro sendo exibida pelo SBT. E se recentemente, o elenco da série voltou a se reunir e teve até a confirmação de uma nova produção, dessa vez dramática, contando a mesma história, a fachada da casa voltou à memória afetiva do público.

Em muitos momentos a entrada da mansão de tio Phill aparecia na série, seja em passagem de tempo ou mesmo quando o melhor amigo de Will era expulso aos pontapés do lugar. Agora, quase 30 anos depois da história ter sido exibida na TV americana, a mansão não teve sua fachada modificada e segue igual ao que era vista na tela do SBT nas tarde da TV brasileira.

Mundo da Lua

De A Grande Família a Mundo da Lua: como estão as famosas casas de séries icônicas da TV

Praticamente toda a geração com mais de 30 anos conhece Mundo da Lua, a série da TV Cultura que se tornou icônica no início dos anos 90. Com Antônio Fagundes no papel do pai do protagonista, a produção marcou a infância de milhões de brasileiros e deu fama para Luciano Amaral, que até hoje é lembrado como Lucas Silva e Silva. E a fachada da casa da família Silva foi muito utilizada, com direito até a cenas gravadas em alguns episódios.

Agora, três décadas depois, a frente da casa foi mudada completamente e sequer parece aquela residência em que viviam Lucas, Carolina (Mira Haar), Juliana (Mayana Blum), Rogério (Antônio Fagundes), Orlando (Giafrancesco Guarnieri) e Rosa (Ana D'Lyra). A única imagem que torna o lugar único é o pau brasil plantado ali e que continua imponente.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado