Especial da Globo

Lázaro Ramos dirige Falas Negras e admite que escolha de nomes não foi fácil

"Há uma compreensão da importância de levarmos essas figuras ao público", conta


Lázaro Ramos olhando para a lente
Lázaro Ramos comanda o especial Falas Negras - Divulgação/TV Globo

Lázaro Ramos dirige o especial Fala Negras que vai ao ar na Globo na noite desta sexta-feira (20), que traz a história de grandes personalidades contadas por atores, levando o protagonista negro para a TV no Dia da Consciência Negra.

O texto é de Manuela Dias e haverá 22 personagens no total. "Eu me sinto mais conhecedor. Não é porque eu me interesso por esse assunto que sei tudo. Descobri aspectos e características nas palestras que fizemos, mesmo tendo pesquisado antes. É um projeto formado de fragmentos. E acho que quem vai assistir vai ter vontade de melhorar e pesquisar sobre a vida de cada um desses destaques depois", afirma ao jornal Extra.

A escolha dos nomes para o Falas Negras

Segundo Ramos, a escolha dos nomes não foi nada fácil, mas revela ter um truque para quem sentir falta de outro nome: "No fim do meu espetáculo 'O Topo da Montanha', a gente fala o nome de algumas personalidades negras como homenagem. Sempre digo para o público. 'Quem faltou e está no seu coração, fale o nome agora'. Essa construção pode ser coletiva".

As histórias contada, de acordo com Lázaro, é uma oportunidade de se inspirar e repensar o futuro: "Há uma compreensão da importância de levarmos essas figuras ao público. E mostrar que o processo de libertação e de luta contra o racismo vem de muito tempo. A partir disso, podemos construir nossas ações".

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado