Exclusivo

Faa Morena deixa a RedeTV! e relembra desconfiança no início: "Existia rótulo"

Faa Morena apostará em novos projetos


Faa Morena sorrindo
Faa Morena deixou o Ritmo Brasil - Foto: Reprodução

Faa Morena anunciou nesta terça-feira (17) sua saída da RedeTV! após 17 anos. A  apresentadora do Ritmo Brasil explica em entrevista exclusiva ao NaTelinha que decidiu não renovar seu contrato com a emissora após fazer uma reflexão durante a pandemia. Ela também faz uma retrospectiva dos últimos 17 anos - como a desconfiança dos seus colegas de trabalho por ela ser ex-esposa de Amilcare Dallevo, dono do canal - e não esconde que seu sentimento é que deixou um legado para a televisão brasileira.

“Eu tenho a impressão que algumas coisas foram acontecendo, porque enquanto a Faa Morena tomava conta do pedaço, existe a Faa Morena dentro da Fátima. Enquanto a Faa Morena tomava conta do pedaço, não dava mais pra pensar que ela poderia ter novos desafios. E, dentro da RedeTV!, não no Ritmo Brasil, mas dentro da RedeTV! eu via que essa possibilidade não existia. Aí essa Fátima começou a perguntar pra Faa Morena: ‘Por que não?’ Comecei a perguntar se não poderia olhar para outros caminhos, já que não teria essa condição na RedeTV!, porque eu me dedico muito e jamais olho pro lado. Talvez isso seja um defeito. Agora eu vou olhar outras possibilidades, ver outros caminhos, porque a Faa Morena que estava no Ritmo Brasil durante seus 17 anos, parte dos seus 17 anos de trabalho para outro rumo, porque tenho 63 anos, mas no fundo, no fundo eu tenho mente de 18. Desafiou, tô pronta para a próxima”, diz aos risos sobre o que a levou a sair da emissora.

 “Mas eu tenho a impressão que a marca Faa Morena nunca vai terminar. Sou sempre eu, essa pessoa que curte o que sempre faz, porque ama a gente, ama a cultura e que, talvez, precise de modelos novos pra trabalhar. Então vamos ver o que surge. Estou aqui na corda bamba, vamos ver”, acrescenta.

A apresentadora explicou que o início na RedeTV! foi cercada de muita desconfiança por parte dos seus colegas por conta do seu antigo casamento com Amilcare, dono da empresa. “Dentro da RedeTV! existia esse rótulo, mas muitos artistas não sabiam. Então eu sempre fui a Faa pessoa e não a esposa, a mãe dos filhos. Então isso trouxe suavidade para o lado profissional e também pessoal”, relata.

Faa acredita que sua carreira não ficou marcada como esposa do empresário por causa do seu desempenho profissional. “Eu quero crer isso tenha sido uma conquista de valor profissional, porque lógico que no comecinho, principalmente as pessoas da RedeTV!, me olhavam desconfiadas, equipe de câmera, pensavam ‘essa aí não sabe fazer nada, mas aí quando a gente começa a mostrar o profissional que é, sempre com respeito com as pessoas, você vai ganhando espaço e reconhecimento. Hoje já recebi muitas mensagens de equipes que trabalharam comigo há 10, 20 anos. Isso é lindo! Teve gente chorando e eu que tive que consolar. De um jeito ou de outro, a gente vai continuar. É lindo ver esse choro, porque você vê que é querida”, reflete.

Ainda sobre Amilcare, Morena conta que conversou com o presidente da emissora para poder se desligar da empresa e seguir um novo caminho profissional. Ela relata que sua relação é boa com o empresário e os dois chegaram em um acordo para que a artista pudesse ficar livre no mercado.

 “Eu falei: ‘A RedeTV! não tá dando o que eu preciso mais. O copo encheu, mas se você acha que eu devo ficar, eu respeito, mas no momento eu gostaria que a gente conversasse a respeito sobre eu sair e eu procurar outros caminhos’. O papo foi muito legal, ficamos quase um mês conversando e deu tudo certo”, detalha.

Faa Morena e novos caminhos

Faa Morena deixa a RedeTV! e relembra desconfiança no início: \"Existia rótulo\"

A apresentadora agora tem como intenção apostar em novos projetos e não descarta voltar para a televisão. Entretanto, Faa não quer se limitar apenas no universo musical. Ela explica que a única exigência para embarcar em uma produção é que o formato seja alegre.

 “Eu adoraria [continuar apresentadora]. Estou aberta a novas possibilidades. Muitas pessoas dizem: ‘Ah, você iria pra uma emissora grande?’. Lógico que eu iria, mas não precisa ser uma emissora grande. Precisa ser uma emissora com o mesmo perfil que tem a Faa Morena. De trabalhar com alegria, com entretenimento, com coisas boas, né? Sem proporcionar ciladas para os artistas, essa sou eu. Sou uma pessoa muito da alegria, sou do entretenimento. Se alguma emissora tiver alguém com esse perfil, estou aqui”, afirma.

“Se vier musical, eu serei muito feliz. Se vier um programa feminino, eu serei muito feliz. Se vier um programa pra falar com gente, eu serei muito feliz. Desde que eu perceba que eu esteja sendo útil naquilo que estou fazendo, porque minha vaidade não é fazer respostas bonitinhas e ficar mostrando o rostinho. Eu quero fazer um programa que, de fato, tenha uma responsabilidade com o público brasileiro. Não quero fazer uma coisa a toa. Se isso existir, pode caber muita coisa e, no meio disso, a gente vai jogando”, completa.

A comunicadora relembra com carinho os 17 anos que esteve no Ritmo Brasil. O programa surgiu em 2003 como Almoço com os Artistas e, três anos depois, a atração mudou de nome e se tornou o Ritmo Brasil. No programa, a apresentadora entrevistava artistas e conversava sobre os diversos ritmos musicais, como rap, funk, samba, sertanejo, entre tantos outros.

 “O Ritmo Brasil era um programa extremamente popular e as pessoas iam jogando algumas coisas. Quantas vezes eu não recebi mensagem de alguém pedindo o livro da pessoa. Isso é muito bacana. Propõe um desafio a mais, porque precisamos de uma sociedade pensante e a gente pode pensar se divertindo, dando risada, né?”, fala Morena.

 “Eu sempre disse que o Ritmo Brasil era o cartão de visitas da RedeTV!. Não existia rejeição. Qualquer pessoa que eu convidava, graças a Deus, isso foi uma crescente, porque no começo não era assim, mas foi crescendo, as pessoas foram sentindo que o Ritmo Brasil servia pra levar a cultura de uma forma alegre, suave. Eu convidava e todo mundo tava pronto”, comenta.

Trajetória na RedeTV!

Faa Morena deixa a RedeTV! e relembra desconfiança no início: \"Existia rótulo\"

Com 17 anos de RedeTV!, Faa Morena aponta que deixa um legado muito grande para a cultura e a televisão brasileira. “Foi tudo fabuloso. Que trajetória legal eu tive. E também agradecer a família que fiz aqui, porque eu falava para os fotógrafos: ‘Eu não sou a grande artista aqui, porque eu não sou nada sem vocês para me fotografar’. Então é isso. Nós todos trabalhamos para uma coisa só”, diz.

 “Eu percebo que a gente basta acreditar pra gente conseguir. O Ritmo Brasil foi a prova disso. Era um programa que ninguém dava valor nos primeiros meses e foi muito rápido o fato de perceberem que poderiam ir sem medo de ser feliz, porque ali era um ambiente de cultura, música, alegria, de artistas. E eu fui muito feliz nesses 17 anos, fiz muitos amigos artistas, da equipe, fizemos um legado bonito. Mas é assim, sabe quando você coloca um ponto final e também tenha três pontinhos, por que a gente nunca sabe? Porque a vida é isso”, conclui.

Faa Morena se despede pelas redes sociais

Faa pegou seus fãs de surpresa nesta terça-feira ao anunciar que escolheu não renovar seu contrato e buscará novos projetos. Em vídeo publicado no seu perfil do Instagram, ela não segurou o choro e agradeceu o período em que esteve trabalhando na emissora.

“A Faa Morena não pertence mais ao Ritmo Brasil. Deixo um legado cultural e musical maravilhoso pra RedeTV! e pra todo Brasil. Tenho muito orgulho de ter apresentado nossos artistas e quero muito agradecer todo mundo que veio ao nosso programa pra mostrar um pouco da vida, um pouco de musicalidade e muito talento de todos”, comentou.

Na legenda do vídeo, ela continuou os agradecimentos e falou que buscará novos desafios. "Despedida e recomeço. Depois de 17 anos me desligo da RedeTV! e da apresentação do Ritmo Brasil. Encerro esse ciclo tão importante com o coração cheio de gratidão e amor por essa casa que me acolheu, gratidão por todos os artistas e profissionais que estiveram ao meu lado durante quase duas décadas em que a arte, a cultura e a música se fizeram vivas através das entrevistas, dos musicais, das reportagens, das externas e das grandes histórias, sempre com muita diversão e alegria. Novos desafios e novos projetos me esperam. É vida que segue! Amém!", concluiu.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado