Memória

Há 25 anos, futebol salvou Globo de uma "surra" de Silvio Santos

Em 1995, emissora carioca passou a transmitir o Brasileirão aos domingos para barrar SBT


Silvio Santos em 1995
Silvio Santos em 1995 - Foto: Reprodução/SBT

Palmeiras x Flamengo, jogo do Campeonato Brasileiro suspenso neste domingo (27), já salvou a Globo de uma “surra" de Silvio Santos há 25 anos. Para barrar o dono do SBT, a emissora carioca apelou para o futebol, que em 1995 não fazia parte da programação, e mexeu em toda a grade dominical.

A partida entre Flamengo e Palmeiras, pelo Brasileirão daquele ano, foi a primeira de 15 exibida pela Globo às 19h, horário atípico para o futebol na TV aberta, mas que afastava Faustão e Fantástico de Silvio Santos. A emissora dividiu com a Band os direitos de transmissão, ao custo de US$ 10,4 milhões (cada dólar, na época, valia menos do que R$ 1), segundo reportagem da revista Meio & Mensagem.

A Globo quis ficar apenas com os jogos do fim de semana e deixou os duelos das quartas-feiras para a Band. O objetivo era bem claro: usar o futebol para impedir o avanço do SBT, que beliscava a liderança da audiência com Em Nome do Amor e Topa Tudo Por Dinheiro.

Futebol aos domingos na Globo não era novidade, porém ficava restrito a finais de campeonatos. O sucesso dos jogos em outras emissoras acendeu o sinal de alerta na emissora carioca, principalmente depois que o SBT obteve a maior audiência da sua história com o título do Corinthians da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em junho daquele ano: 42 pontos.

Futebol liderou, mas Silvio Santos bateu Highlander

No dia 27 de agosto de 1995, último domingo antes da estreia do futebol, a Globo ganhou apertado de Silvio Santos na média geral: 25 pontos, contra 23 do SBT. No horário do Topa Tudo, porém, a Globo perdeu feio com Fantástico e Cine Maior: 30 a 23. Cada ponto correspondia a, aproximadamente, 100 mil telespectadores em São Paulo.

Preocupada, a Globo decidiu transformar sua programação dominical. Para encaixar o futebol, antecipou o Domingão do Faustão em uma hora (das 16h30 para 15h30) e atrasou o Fantástico das 20h para 21h. A emissora também trocou o Cine Maior pela série Highlander e, para surpresa de Renato Aragão e Dedé Santana, extinguiu Os Trapalhões.

A estreia do futebol na programação fixa da Globo aos domingos surtiu efeito. Flamengo x Palmeiras alcançou 37 pontos, contra 16 do Em Nome do Amor. Já no fim de noite, Topa Tudo bateu Highlander (25 a 20).  

A suspensão de Palmeiras x Flamengo pode até ter desfalcado a programação da Globo; contudo, o futebol dificilmente deixará os domingos da emissora.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado