Lista NT

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Emissora já vem mostrando sua identidade para o público


Mari Palma e Phelipe Siani na CNN Brasil
CNN Brasil vem se destacando por já ter uma cara própria - Foto: Divulgação

A CNN Brasil entrou no mercado há menos de dois meses e já vem mostrando sua cara na TV brasileira. Uma das maiores emissoras de notícias do mundo está, inclusive, ditando moda entre a concorrência e vem apresentando uma série de situações que já dão uma espécie de cartão de visitas do canal.

Seja com os debates, que já estão sendo copiados por outras emissoras, ou até mesmo pela capacidade de improviso de seus profissionais, a CNN Brasil parece ter encontrado rapidamente uma identidade própria no país.

Veja cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Interatividade

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Enquanto a tendência normal do jornalismo brasileiro sempre foi a apresentação de programas com dois ou três convidados, a CNN Brasil inovou e buscou contato com diveras pessoas simultaneamente, a chamada interatividade. Houve ocasiões em que o canal deixou no ar, ao mesmo tempo, nove jornalistas para comentar os assuntos.

Além disso, a interação do jornalismo acontece também entre os jornais. Quando termina um programa e se inicia a próxima produção, em algumas ocasiões, o primeiro apresentador fica parte do jornal do segundo para comentar alguma notícia específica, fato poucas vezes visto no Brasil.

Não especula

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Isso é identidade da CNN no mundo todo. A emissora sempre evitou a especulação em qualquer que seja o assunto, pois faz parte das diretrizes cravar a informação que é dada. No Brasil, o canal tem seguido à risca e dado notícias antecipadas como fatos em algumas ocasiões.

Foi assim com o anúncio da demissão do ministro Sérgio Moro que, enquanto alguns canais falavam da possibilidade do pedido, a CNN Brasil cravou que ele já havia se demitido. O canal também se antecipou à concorrência para anunciar o nome do novo ministro da Saúde de Jair Bolsonaro.

Breaking News

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Quem acompanhava a CNN americana já conhecia o termo, que foi importado para o Brasil. As notícias mais quentes do dia são tratadas como Breaking News e costumam “furar a fila” da pauta de qualquer que seja a produção que estiver no ar. A CNN Brasil dá sempre prioridade para o acontecimento da última hora.

E mesmo se tratando de Breaking News, isso não impede o canal de oferecer rapidamente comentaristas sobre o tema e também reportagens mais aprofundadas conforme o tempo vai passando, tudo feito em questão de horas e, em algumas ocasiões, minutos.

Debates

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

Se existe algo que marcou a CNN Brasil são os debates a tal ponto da primeira grande polêmica da emissora no país ter sido em virtude do quadro O Grande Debate. A situação foi abraçada pelos telespectadores, que transformaram o quadro de discussão de idéias numa espécie de ringue para memes nas redes sociais.

O sucesso foi tanto que já inspirou canais diferentes para fazer o mesmo. Neste caso, no entanto, é importante fazer um adendo: A Jovem Pan já seguia este modelo antes dele fazer sucesso na TV pelas mãos do canal de notícias.

Qualidade no improviso

De Improviso a debates: Cinco situações que são a cara da CNN Brasil

A CNN Brasil buscou formar seu casting de jornalistas com profissionais que já estão acostumados com a TV e, principalmente com o trabalho ao vivo. Com inúmeras possibilidades de erros e situações embaraçosas, a emissora conseguiu reunir muitos profissionais que mostraram, até o momento, grande possibilidade de improviso.

Os comentários de apresentadores, as saídas rápidas quando há algum problema tecnológico, tudo mostra que a CNN Brasil também sabe improvisar quando é necessário e isso se tornou a cara da emissora no país.

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado