Memórias da Telinha

Há 15 anos, SBT estreava Xica da Silva, irritando Antonelli e conquistando grande audiência

Xica da Silva teve grande desempenho no SBT em 2005


Taís Araújo em Xica da Silva
Xica da Silva fez grande sucesso em sua reprise no SBT - Divulgação

Em 28 de março de 2005, o SBT estreava a reprise de Xica da Silva, protagonizada por Taís Araújo na extinta TV Manchete em 1996.

A novela foi escrita por Walcyr Carrasco sob o pseudônimo de Adamo Rangel, estratégia adotada porque era contratado no SBT. Sem espaço na emissora, trabalhou para a Manchete e a produção foi um sucesso.

Estrelada por Taís Araújo, Victor Wagner e Drica Moraes, a história explorou à exaustão e sensualidade do elenco feminino. Teve até participação de Ilona Staller, a Cicciolina, icônica atriz pornô italiana.

Tendo como pano de fundo o século XVIII, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal e grande extrator de pedras preciosas, Xica da Silva roubou até uns pontinhos da América nas primeiras semanas.

Transmitida entre março e dezembro de 2005, a novela teve 221 capítulos contra 231 dos originais.

Processos contra o SBT

Há 15 anos, SBT estreava Xica da Silva, irritando Antonelli e conquistando grande audiência

Nem todas as atrizes gostaram de se rever nuas. Giovanna Antonelli não pensou duas vezes antes de processar o canal de Silvio Santos por uso indevido de sua imagem. 

O SBT se defendeu dizendo que antes da estreia, publicou em jornais um comunicado convocando os profissionais envolvidos na trama para receber sua parte. Antonelli perdeu.

Taís Araújo, por exemplo, não processou o SBT e recebeu sua parte. "Qualquer um pode receber, é só ir até o SBT e pegar", declarou ao jornal O Estado de São Paulo em junho de 2005.

Adriane Galisteu trabalha no SBT e teve que conviver com a exibição de Xica da Silva. "Não gosto nem do meu papel e nem das coisas que tive que fazer. Minha participação foi lamentável", lamentou ela à Folha de São Paulo na época.

Já Carla Regina confessou que não ficava à vontade com as cenas e não faria novamente, mas não processou o SBT. No ano anterior, protagonizara Seus Olhos no canal.

Escolha do horário

Xica da Silva foi escalada para combater América da Globo, até porque seu conteúdo era mais adulto. Começou com 9 pontos de média e chegou a 18 de média a medida que a história avançava, ultrapassando os 20 pontos de pico na Grande São Paulo.

Em dado momento daquele ano, o SBT gozava de grande audiência no prime-time, horário que compreende entre 18h e 00h.

A programação consistia no tradicional Chaves no início da noite, Programa do Ratinho na faixa das 19h e a dobradinha de games de Silvio Santos na sequência: Family Feud e Roda a Roda, além da própria Xica da Silva.

Ainda que América tenha engatado, Xica conseguiu ter uma respeitável audiência, terminando com 11 pontos de média geral.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado