Memórias da Telinha

No Show da Virada 2000, Globo escalou Galvão Bueno e participou de consórcio

Galvão Bueno foi responsável por anunciar a chegada do ano 2000


Galvão Bueno em 2000
Galvão Bueno no Show da Virada 1999-2000 - Reprodução/TV Globo

Exibido anualmente desde 1998, o Show da Virada é o programa que marca a passagem de ano na Globo, com musicais pré-gravados e exibição de fogos de artifício por todo o país. O formato atual "pegou" desde a virada de 2000 para 2001, mas um ano antes, em 1999, a edição foi especial, contando com Galvão Bueno escalado para cobrir a chegada de um novo ano.

Além disso, a emissora participou de um consórcio chamado Yes 2000, que reunia 27 emissoras de 24 países diferentes. O objetivo era fazer com que todas elas enviassem imagens das festas de Réveillon dos seus respectivos países.

Dirigido por Roberto Thalma, o Show da Virada há 20 anos contou com 50 jornalistas na cobertura e quatro equipes na praia de Copacabana, sendo uma em um dirigível e outra num helicóptero.

Mega cobertura

Não foi só no Rio de Janeiro que a Globo teve grande cobertura. Além da Cidade Maravilhosa, a emissora também mostrou a queima de fogos em São Paulo, Salvador e Praia de Torres, no Rio de Grande do Sul, sem contar os outros países do mundo.

O repórter Ediney Silvestre, por exemplo, acompanhou a festa brasileira na Times Square, em Nova York.

No Rio, contudo, é onde a cobertura teve destaque. A Globo e a Prefeitura do Rio de Janeiro promoveram a montagem de quatro palcos para 24 atrações musicais.

Na orla foram instalados 20 totens eletrônicos, que integraram a emissora comunitária TV Copabacana e teve três equipes de reportagens que entrevistavam o público. Nomes como Danielle Winits, André Marques, Luís Carlos Tourinho e Rodrigo Faro, hoje na Record, atuaram como apresentadores, cada um em palco da festa.

Os artistas das emissoras gravaram diversas mensagens positivas para o ano que se iniciava, e notícias do futuro. William Bonner, por exemplo, dava a notícia de que em 2020 a Organização Mundial de Saúde começava a aplicar uma doença contra a maior praga do fim do século, a AIDS.

Galvão Bueno em hotel

Para ancorar a chegada do ano 2000, Galvão Bueno foi para um hotel na orla, onde foi montado em um estúdio. Na época, ao jornal O Globo, o narrador número 1 da Globo prometeu: "O fundo será a praia. Fiquei honrado com o fato de ter sido escolhido entre todo o elenco da Globo. Vai ser dinâmico, com muitos links".

Ao longo da transmissão, diversas reportagens especiais foram produzidas, como a série Nossos Heróis, que mostrou reencontro de pessoas anônimas que beneficiaram umas as outras.

No Show da Virada seguinte, de 2000 para 2001, houve dúvida quanto a manutenção do nome, mas a Globo resolveu mantê-lo e o formato perdura até os dias de hoje.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado