FLICTS

TV Cultura inaugura novo espaço de acessibilidade com homenagem a Ziraldo

Núcleo de Acessibilidade foi batizado de FLICTS


Inauguração de Núcleo de Acessibilidade da TV Cultura
TV Cultura inaugurando novo espaço - Foto: Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura inaugurou seu novo Núcleo de Acessibilidade nesta sexta-feira (13) e intitulou o local de FLICTS, numa homenagem ao escritor Ziraldo, autor do livro homônimo infantil que completou 50 anos em 2019. O espaço é importante para que a programação da emissora seja 100% acessível.

Três estúdios para gravação de Libras compõem o novo Núcleo de Acessibilidade, juntamente com uma máquina de estenotipia, para produção de closed caption, duas cabines para Via Voice e dois ProTools com cabines de locução para audiodescrição.

“Quando se fala em acessibilidade, no Brasil e no mundo, o teor do discurso adotado por muitos é o de concessão de benefícios, de benfeitoria. Mas a TV Cultura e a Fundação Padre Anchieta encaram a questão com o peso e a importância que ela realmente tem: acessibilidade é um direito. Não encará-la como tal seria negar a existência de milhões de brasileiros com deficiência”, afirmou José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura.

Empresas, produtoras e outras emissoras poderão recorrer à Cultura em serviços de acessibilidade. O Núcleo ainda atenderá a demanda interna do canal.

“O Núcleo já presta serviço para as TVs Câmara e Univesp, e foi criado visando também o mercado audiovisual, tornando qualquer conteúdo acessível através da linguagem de Libras, closed caption e audiodescrição”, explicou o diretor de Programação da TV Cultura, Del Rangel.

TV Cultura e a nova metodologia

TV Cultura inaugura novo espaço de acessibilidade com homenagem a Ziraldo

O Núcleo de Acessibilidade da TV Cultura se tornou pioneira no Brasil ao trazer uma nova metodologia de trabalho. Além de intérpretes ouvintes, os próprios surdos também vão poder executar a interpretação das atrações gravadas através do roteiro do programa e da tradução bruta feita por profissionais.

“A produção própria de recursos, assim como o foco da gestão atual em aprimorar e ampliar a grade de programação acessível, possibilitaram que o tema fosse pensado desde a concepção dos programas. Um exemplo é a gravação já respeitando a janela de libras na tela dos televisores e a revisão dos pacotes gráficos dos programas, para que não interfiram na imagem dos intérpretes. Tais melhorias podem ser explicadas por diversos fatores, entre a importância de manter as pessoas responsáveis pela produção de conteúdo próximas aos valores da instituição – tornando-as mais sensíveis e empáticas às necessidades de todo o público final”, diz o comunicado da TV Cultura.

A inauguração recebeu vários convidados, como Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência, o músico Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos, entre outros.

Ziraldo homenageado

TV Cultura inaugura novo espaço de acessibilidade com homenagem a Ziraldo

Livro de Ziraldo, FLICTS é representado por um tom terroso de bege, uma cor "diferente", que não se encaixa no arco-íris, nas bandeiras e em nenhum outro lugar.

Ao longo da história, FLICTS vai se conformando que “não tinha a força do Vermelho, não tinha a imensidão do Amarelo, nem a paz que tem o Azul”. Após procurar por seu lugar no mundo, um dia acaba por deixá-lo.

No final é revelado que "de perto, de pertinho, a Lua é FLICTS”.

O livro é considerado a maior referência atual de inclusão, por isso ganhou a homenagem da TV Cultura.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado