EJA

Globo lança "Segunda Chamada" em meio à crise da Educação no Brasil

Série vai mostrar as dificuldades da educação num momento delicado do país


Elenco da série Segunda Chamada, da Globo, posa para foto numa sala de aula
Segunda Chamada estreia nesta terça-feira. Foto: Divulgação

Nos últimos anos o Brasil vem perdendo desempenho nos índices de avaliação da Educação no país. Num cenário de distanciamento das metas traçadas por parte do Ensino Médio público a Globo lança nesta terça-feira (08) sua nova série, Segunda Chamada.

A nova produção que entrará no ar na faixa II, logo depois da volta da segunda temporada de Filhos da Pátria, vai acompanhar o dia a dia de Lúcia (Débora Bloch), uma professora que leciona numa escola pública noturna em uma sala do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e que terá de lidar com a dura realidade desses estudantes que têm problemas demais para conseguir focarem na escola.

Praticamente todos os personagens da série criada por Carla Faour e Julia Spadaccini e com direção artística de Joana Jabace abandonaram a escola em algum momento da vida por mais diferentes razões. Há quem teve de trancar o curso por ter engravidado, personagem que acabou de sair da cadeia e alunos que decidiram terminar os estudos já na terceira idade. 

Faz sentido, afinal, o Censo Escolar brasileiro apontou que, em 2018, jovens entre 14 e 17 anos que não estudam no Brasil chegam quase a parcela de 1 milhão. Apenas entre 2017 e o ano passado foram mais de 200 mil jovens que abandonaram a escola antes de concluir o Ensino Médio.

Enquanto isso, Segunda Chamada vai retratar a realidade nua e crua das escolas de ensino público no Brasil. Por um lado, alunos que não conseguem estudar e que possuem uma série de dificuldades de aprendizado pelas mais diversas razões, por outro a dureza que é lecionar sem nenhuma estrutura ou salário.

Segundo levantamento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) mostrou que o Ensino Médio Público brasileiro está muito longe da meta estabelecida. Em 2018, os alunos dessa faixa etária atingiram nota de 3,5 enquanto a meta era de 4,4, isso no setor público. No privado, a nota foi 5,8.

Globo lança \"Segunda Chamada\" em meio à crise da Educação no Brasil

O salário é outro fator preponderante neste universo de crise educacional brasileira. Dados da Associação de Professores indicam que um docente do Ensino Médio recebe R$ 17,57 por hora/aula. Isso significa dizer que um professor não ganha mais do que R$ 2.800,00 por mês na educação pública.

A série estreia nesta terça-feira e a primeira temporada tem previsão de levar ao ar onze episódios, ficando no ar até uma semana antes do Natal. A produção é uma parceria da Globo com a O2, uma das maiores produtoras do Brasil. No elenco, além de Débora Bloch, estão nomes como Paulo Gorgulho, Hermila Guedes, Thalita Carauta e Silvio Guindane, além de outros nomes.

Segunda Chamada é aposta da Globo

A série Segunda Chamada é a grande aposta da Globo para o segundo semestre entre suas novas produções. Aprovada no ano passado, ela recebeu tratamento especial de Gloria Perez enquanto era executiva da emissora para séries. 

Enquanto a Globo lança na TV aberta Segunda Chamada, o Globoplay lançará ainda neste ano Desalma, exclusiva para os assinantes do streaming.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado