Exclusivo

Equipe de fãs recupera todos os episódios sem cortes de “Chaves” e publica na web

Trabalho de três anos reúne episódios perdidos e cenas cortadas


Chaves fazendo seu gesto icônico de "isso isso isso" com o dedo indicador para frente, em movimento.
"Chaves" vai ganhar conteúdo completo na web. Foto: Divulgação

Um grupo de fãs está lançando um material inédito sobre "Chaves" no Brasil e que pode mudar a forma como a série é exibida na TV e em plataforma de streaming. Isso porque ele conseguiu reunir todos os episódios da produção mexicanas sem cortes e com todas as dublagens já feitas no Brasil, para publicação no YouTube.

O NaTelinha teve acesso a parte do material que foi resultado de um trabalho de três anos e garantiu o que vem sendo chamado de a coleção mais completa de "Chaves" ganhando o nome oficial de "CH Coleção Definitiva", recuperando todos os episódios já exibidos na história da série mexicana.

O trabalho foi feito de forma com que os episódios não tivessem a logomarca de emissoras de televisão e o que constava com a marca d'água, o grupo retirou digitalmente, isso significa dizer que os episódios serão disponibilizados sem a identificação de nenhum canal, mesmo a Televisa. 

Além disso, os vídeos serão postados sem cortes de cenas consideradas perdidas, possivelmente para sempre e que, não fosse este trabalho, dificilmente seriam recuperadas. Um caso emblemático foi o do episódio em que Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) está com catapora. Nele, há dois cortes que não são exibidos desde 1992 em nenhum país. A Televisa cortou duas cenas grandes por algum problema e este grupo encontrou uma gravação que, mesmo ruim, foi possível recuperar o trecho. 

Existe ainda um dos episódios mais pedidos pelos fãs de "Chaves" e que ganhou uma única exibição no SBT, o da aparição do pai do Quico (Carlos Villágran). A equipe que trabalhou na coleção do material recuperou o trecho em que o homem aparece e que a rede mexicana cortou. A conquista só foi possível graças a uma gravação de um fã que disponibilizou para que fosse feito o remendo no trecho.

E para quem gosta de assistir a série com vários sons possíveis, também há garantia de áudios completos. Muitos episódios de "Chaves" ganharam as mais diferentes versões de dublagem em português em momentos diferentes e haverá a disponibilização de mais de um vídeo com o mesmo episódio, mas com a dublagem diversa, além do som original.

O canal que já foi criado no YouTube pretende criar uma playlist com as versões dubladas e a versão original. Um mesmo episódio que sofreu mais de uma dublagem receberá postagens diferentes para garantir aos fãs o material completo da produção.

Vale lembrar que a estratégia de divulgação no YouTube pode ter sido por questões legais, já que a Televisa e o grupo Chespirito, que representa os direitos do "Chaves", autorizam postagens da série exclusivamente na rede social e em nenhuma outra plataforma que não tenha comprado os direitos.

Confira as diferenças entre os episódios de “Chaves” na TV e o trabalho da equipe

Episódio da Catapora com corte:

Episódio da Catapora sem corte:

Episódio "O Marujo Enjoado":

Dublagem original perdida:

Primeira redublagem:

Segunda redublagem:

"Chaves" no Brasil

A série "Chaves" tem uma história de amor com o Brasil desde que o SBT, em 1984, decidiu colocar a série no ar. Desde então, são 35 anos com o público brasileiro acompanhando os episódios de uma das produções mais queridas de todos os tempos.

Atualmente, além do próprio canal de Silvio Santos, a produção da Televisa está disponível para os fãs na TV paga pelo Multishow e, para quem é assinante da plataforma de streaming da Amazon, a Prime Video .

Conheça a página de "Chaves" no YouTube

 

TAGS:
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado