Saudade

Muito além de "Os Normais": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Roteirista, que era também apresentadora, atriz e romancista, morreu há uma semana, vítima de parada cardíaca


Fernanda Young
Fernanda Young vai muito além de "Os Normais" - Fotos: Divulgação

Morta no último domingo (25) e com sua missa de sétimo dia acontecendo neste sábado (31), Fernanda Young teve uma jornada relativamente curta, prematuramente interrompida aos 49 anos, mas marcada por alta produtividade.

Apresentadora, atriz, escritora e roteirista, ela iniciou sua carreira no fim dos anos 1980 e nunca parou. Em junho de 2019, na Globoplay, estreou "Shippados", última série de sua autoria, em que ainda mostrava ousadia e frescor na parceria com o marido, o também roteirista Alexandre Machado.

Mesmo com uma trajetória tão frutífera, em que cada ano significava um novo projeto, Fernanda Young é mais lembrada por seu maior sucesso: a série "Os Normais", também escrita em parceria com Alexandre Machado, que atraiu grande audiência às noites de sexta, na Globo, entre 2001 e 2003. Além das três temporadas na TV, as desventuras de Rui (Luiz Fernando Guimarães) e Vani (Fernanda Torres) originaram dois longa-metragens, lançados em 2003 e 2009.

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Confira, a seguir, outros 10 trabalhos de Fernanda Young, na literatura, no cinema e na TV, que comprovaram seu gênio criativo, sempre marcado pela ousadia e por um texto sagaz, transgressor e avesso às caretices:

Vergonha dos Pés (1996)

A estreia literária da autora foi bem recebida pelo público e pela crítica. Distante do humor frenético de seus trabalhos seguintes, o romance trata com certa melancolia os traumas e fraquezas que unem Ana, uma universitária introspectiva, a Jaime, rapaz cheio de perspectivas para o futuro. Aos olhos de hoje, a história permite reflexões sobre machismo e relacionamentos abusivos.

A Sombra das Vossas Asas (1997)

Também houve espaço para certo romantismo na segunda incursão literária de Young, ainda que o cerne da história seja a vingança. Carina, a protagonista, é uma jovem fora dos padrões que sonha em ser modelo. Fascinada pelo fotógrafo Rigel, acaba humilhada por ele e decide ir à forra: seduz seu algoz e o envolve em um jogo de paixão e interesses.

Os Aspones (2005)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Dois anos após o fim de "Os Normais", Fernanda Young e Alexandre Machado mostravam que o texto afiado continuava em ótima forma nesta série que reuniu elenco estelar: Selton Mello, Andréa Beltrão, Marisa Orth, Pedro Paulo Rangel e Drica Moraes.

Saía de cena a intimidade do casal de noivos. As loucuras da vez eram ambientadas em uma repartição pública, onde funcionários públicos concursados não tinham muito o que fazer. Um novo chefe, disposto a colocar ordem no local, resolve criar afazeres específicos, como perseguir cidadãos flagrados em atitudes controversas.

Inclusive, neste domingo (1º), o Canal Viva presta uma homenagem a Fernanda Young exibindo sete episódio de “Os Aspones” em esquema de maratona, a partir das 13h30.

Irritando Fernanda Young (2006-2010)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Após integrar o elenco do Saia Justa, no GNT, a artista embarcava em um trabalho solo no mesmo canal. A atração recebia convidados de peso - como Fernanda Montenegro e Rita Lee -, e também contava com questionamentos e reflexões da própria apresentadora. Boa parte de sua popularidade junto ao grande público se deve a esse programa, que ficou no ar por quatro anos.

Minha Nada Mole Vida (2006)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

O casal de roteiristas retomava a parceria com o ator Luiz Fernando Guimarães nessa série que se propunha a narrar o dia-a-dia de um apresentador de TV. Comprovando, mais uma vez, a inventividade da dupla na criação de situações cômicas, o projeto agradou e teve três temporadas, exibidas entre 2006 e 2007.

O protagonista, Jorge Horácio, era uma clara alusão a Amaury Júnior, famoso pela cobertura de festas e eventos da high society para a RedeTV!. Obrigado pela ex-esposa a se reaproximar do filho, o showrunner se via, ainda, na cobertura de eventos inusitados - como um "carnaval fora de época", esforçando-se para esconder o fracasso da festa, e uma solenidade no subúrbio carioca, onde busca conquistar novos públicos.

Muito Gelo e Dois Dedos D'água (2006)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Com certa frequência, nos deparamos com alter egos de Fernanda Young em suas obras. Neste road movie dirigido por Daniel Filho, novamente escrito a quatro mãos, com Alexandre Machado, há muito da personalidade da artista na personagem Roberta, interpretada por Mariana Ximenes.

Esquisita e rebelde, a jovem se une à irmã "certinha" (Paloma Duarte) para se vingar das maldades da avó ultraconservadora (Laura Cardoso). Elas sequestram a velhinha e partem para a antiga casa de praia, onde revidam as pequenas torturas relacionadas a aparência, comportamento e virgindade.

O Pau (2009)

Adriana, uma mulher madura e bem-sucedida, descobre que está sendo traída pelo namorado garotão nesse livro ousado desde o título. Histérica com a revelação, a protagonista subverte o culto ao pênis, notado desde nossa ancestralidade. Em 10 anos de seu lançamento, a história ainda emociona ao tratar de temas sérios - como o aborto - e diverte ao acompanhar uma stalker nos tempos do Orkut.

Separação?! (2010)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

A notícia de que Alexandre Machado e Fernanda Young retornariam com um sitcom sobre a vida de casal surgiu como um alento aos órfãos de "Os Normais", em 2010. Mais que uma reedição dos inesquecíveis Rui e Vani, a dupla de roteirista apresentou ao público um novo par, com seus próprios conflitos.

Casados há anos, Agnaldo (Vladimir Brichta) e Karen (Débora Bloch) estão à beira do divórcio e enfrentam as agruras desse delicado momento. Ao longo da divertida série - que teve apenas uma temporada -, eles passam a questionar se a separação é mesmo a melhor saída.

Como Aproveitar o Fim do Mundo (2012)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Vez ou outra, a autora gostava de flertar com a tragédia. Fascinada pelas profecias maias que previam o fim dos tempos para 21 de dezembro de 2012, ela engatou, naquele ano, dois projetos relacionados ao tema. "Expert em fim de mundo", foi como Young se definiu à frente do programa Confissões do Apocalipse, no GNT, em que entrevistava personalidades sob esse viés catastrófico.

No mesmo ano, apresentou a série "Como Aproveitar o Fim do Mundo", em que os personagens de Alinne Moraes e Danton Mello resolviam curtir a vida sem qualquer escrúpulo, já que o fim estava próximo. O romantismo não ficou de fora: os protagonistas acabam se apaixonando.

Edifício Paraíso (2017)

Muito além de \"Os Normais\": Outros 10 trabalhos geniais de Fernanda Young

Atriz bissexta, Fernanda Young passou quase despercebida quando estreou com o papel de uma empregada na novela "O Dono do Mundo" (1991). Participou ainda das séries "Macho Man" (2011) e "Surtadas no Yoga" (2014), ambas de sua autoria. Em 2017, foi uma das personagens centrais de "Edifício Paraíso", também assinada por ela em parceria com Alexandre Machado.

Como Vera, a amante neurótica que se desespera quando o amado abandona a esposa, Young mostrou uma outra face de seu talento. Nos últimos dias de vida, ela voltava a se dedicar ao ofício de atriz, ensaiando a peça "Ainda Nada de Novo", em que atuaria ao lado de Fernanda Nobre. A estreia estava prevista para setembro.

"Os Normais", "Como aproveitar o fim do mundo", "Shippados" e outros trabalhos de Fernanda Young como roteirista estão disponíveis no Globoplay.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado