Lista

5 seriados para aprender mais sobre ciência

Confira títulos para aprender sobre ciência e se entreter ao mesmo tempo


Foto das logomarcas de streamings numa televisão
Foto de Nicolas J Leclercq por Unsplash

Atualmente os serviços de streaming têm sido a fonte de entretenimento da maioria da população, pois oferecem um catálogo extenso repleto de opções para os espectadores acompanharem todo e qualquer tipo de produção.

Em meio aos reality shows e aos longas-metragens de Hollywood, as plataformas de streaming também apresentam um conjunto de produções que exploram diferentes aspectos do campo das ciências como astrofísica, biologia, tecnologia e muito mais.

Essa categoria de programas proporcionam uma oportunidade única para aprender e se maravilhar com os avanços científicos mais recentes.

Para ajudar você a expandir seus conhecimentos sobre ciência enquanto assiste séries, vamos explorar alguns dos melhores documentários e séries disponíveis em serviços de streaming que podem ajudar a expandir seu conhecimento sobre ciência.

Aprenda mais sobre ciência com esses seriados incríveis

As séries que compõem a lista abaixo estão disponíveis em serviços como Netflix, Max (o antigo HBO Max) e Discovery Plus. Ressaltamos, entretanto, que o catálogo desses serviços está sempre em constante mudança, com títulos saindo e entrando na lista de shows disponíveis para assinantes.

Cosmos

Lançado em 2014 e tendo como apresentador o carismático astrofísico Neil deGrasse Tyson, o seriado "Cosmos" proporciona ao espectador uma jornada que atravessa a história do universo, incluindo o surgimento do cosmos e os aspectos do espaço que são um mistério para a ciência.

Dividida em duas temporadas, "Cosmos: Uma Odisseia no Espaço" e "Cosmos: Mundos Possíveis", cada uma composta por 13 episódios, a série apresenta efeitos visuais empolgantes e uma narrativa capaz de capturar a atenção de públicos de diferentes idades.

Sem dúvidas, trata-se de uma opção de entretenimento ideal para quem se interessa por assuntos relacionados à biologia, física, astronomia e história cósmica.

Vale destacar que "Cosmos", atualmente disponível na Netflix, foi inspirado pela série de mesmo nome apresentada pelo também astrofísico Carl Sagan em 1980.

O Segredo das Coisas

"O Segredo das Coisas" é uma série documental que desvenda como são fabricados objetos e como funcionam os processos do nosso dia a dia. Também conhecida pelo nome original “How it works”, o seriado explora a produção de alimentos, a fabricação de produtos eletrônicos, a engenharia por trás de veículos e máquinas e muito mais.

Sem enrolação e com uma abordagem didática e fácil de acompanhar, "O Segredo das Coisas" revela os bastidores de como as coisas funcionam, oferecendo a quem assiste uma visão mais profunda do mundo ao seu redor.

Por isso, a série disponível no Max e Discovery + é ideal para aprender como as indústrias e fábricas funcionam, assim como saber mais sobre as principais técnicas empregadas nas diferentes etapas de produção, como a titulação, por exemplo.

Empregada em diferentes estágios da produção de alimentos, cosméticos, medicamentos, entre outros itens indispensáveis, a titulação consiste no processo analítico usado para determinar a concentração de uma substância em uma solução conhecida como analito, utilizando uma solução padrão de concentração conhecida como titulante.

Bill Nye Saves the World

Famoso por possuir um programa de televisão que ensinava experimentos e fundamentos da ciência para o público jovem nos Estados Unidos, o cientista e apresentador Bill Nye, cujo apelido em inglês é "Bill Nye, o cara da ciência", retorna à ativa com sua nova série "Bill Nye Saves the World".

A produção disponível na Netflix traz uma mistura perfeita entre educação, diversão e entretenimento a fim de tocar em assuntos importantes como aquecimento global, política, biologia, tecnologia e mais.

Ao longo dos 25 episódios divididos em três temporadas, Bill ensina ciência ao público com uma série de convidados famosos como o bilionário e dono do Twitter, Space X e Tesla Elon Musk, o DJ Steve Aoki, o cientista Neil deGrasse Tyson e os atores Zac Efron, Arnold Schwarzenegger e Zach Braff.

Explicando

"Explicando" é uma série com três temporadas disponíveis na Netflix que utiliza animações vibrantes aliadas a um ritmo dinâmico de edição e narrativa para ensinar o espectador sobre os mais diferentes assuntos relacionados à ciência, política, biologia, economia, psicologia, saúde mental e outros tópicos que afetam nossa vida diariamente.

O formato único de "Explicando" permite que os espectadores aprendam sobre temas complexos de maneira clara e concisa, tornando a informação acessível a pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento.

A série também apresenta uma variedade de especialistas, pesquisadores e profissionais renomados em cada área, oferecendo insights valiosos e perspectivas diferentes sobre os temas em discussão.

Nosso Planeta

"Nosso Planeta" proporciona uma bonita jornada que engloba a diversidade e fragilidade biológica da Terra, evidenciando como as mudanças climáticas impactam todas as criaturas, incluindo os seres humanos.

Com suas duas temporadas disponíveis na Netflix, a série documental produzida em colaboração com a World Wide Fund for Nature (WWF) é apresentada pelo naturalista britânico Sir David Attenborough.

Além de mostrar a beleza e a diversidade da vida na Terra, "Our Planet" também aborda questões importantes de conservação ambiental, destacando a importância da proteção dos ecossistemas naturais e da preservação da vida selvagem para o futuro do nosso planeta.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado