Isis Valverde vira Maria Bonita em série sobre o cangaço com "perspectiva feminina"
Com 6 episódios, Maria e o Cangaço estreia nesta sexta-feira (4) no Disney+

Publicado em 04/04/2025 às 14:20
Isis Valverde é a protagonista de Maria e o Cangaço, série que estreia nesta sexta-feira (4) no Disney+, em seis episódios. Na nova produção para o streaming, a atriz interpreta Maria Bonita e mostra sua história como mãe e mulher, além do papel mais conhecido, o de companheira de Lampião.
"Foram meses de preparação e estudo. O mais interessante do projeto é olhá-lo desta perspectiva feminina uma vez que histórias sobre o Cangaço sempre foram escritas e contadas por homens”, diz Isis Valverde em material de divulgação da série enviado pelo Disney+ à imprensa.
+ Globoplay garante que voltará a resgatar novelas antigas; data segue indefinida
Ela frisa: “A ideia foi trazer essa ótica e reforçar como essas mulheres viveram naquela época, porém sem romantizar os acontecimentos. Foi um período muito complexo marcado por diversas violências causadas a essas mulheres, onde Maria por sua vez, e como uma mulher transgressora, se destacava”.
Na série, em uma vida de fugas e conflitos em um grupo de foras-da-lei, Maria é surpreendida por uma gravidez e submetida à lei mais dura do cangaço: entregar o bebê para ser criado por outra pessoa. Ela fica dividida, então, entre a vida cangaceira e o desejo impossível de criar a filha.
No papel de Lampião, está Júlio Andrade. O elenco conta ainda com Rômulo Braga, Mohana Uchôa, Clebia Sousa, Thainá Duarte, Geyson Luiz, Dan Ferreira, Jorge Paz, Chandelly Braz, entre outros. A direção geral é de Sérgio Machado, com direção de Thalita Rubio e Adrian Teijido.
+ Crítica: Adolescência, da Netflix, impressiona com atuações vigorosas e episódios sem cortes
Maria e o Cangaço tem inspiração no livro Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço, de Adriana Negreiros. Segundo o diretor Sérgio Machado, a produção aborda temas contemporâneos, como feminicídio, a sobrecarga feminina e a violência sofrida por mulheres no dia a dia.
Thalita Rubio ressalta que o elenco tem mais de 90% de atores nordestinos. "Conseguimos filmar a série inteira no nordeste, o fato de termos preparado os atores lá, tudo isso deu uma estrutura muito importante para a produção. Tivemos uma equipe predominantemente nordestina."