Estreia em agosto

Por que a escalação de Fernanda Montenegro para o filme Vitória está causando polêmica?

Longa-metragem vai contar a história real de mulher que denunciou tráfico de drogas no Rio


Fernanda Montenegro no filme Vitória, que será lançado em 15 de agosto de 2024
No filme Vitória, Fernanda Montenegro interpreta personagem real que era negra - Foto: Divulgação/Conspiração Filmes

Fernanda Montenegro é a protagonista de Vitória, que chega aos cinemas em 15 de agosto. O longa-metragem resgata a história real de uma senhora de 80 anos que, em 2005, filmou da janela de seu apartamento o tráfico de drogas em Copacabana, no Rio de Janeiro, e denunciou à polícia.

As primeiras informações e fotos do filme foram divulgadas na quinta-feira (15). Nas redes sociais, o conteúdo causou expectativa entre os fãs da veterana atriz, hoje aos 94 anos, mas também uma grande polêmica. Isso porque a personagem real, Dona Vitória da Paz, era negra.

+ 35 anos de Que Rei Sou Eu: Por onde andam 5 atrizes que sumiram da TV?

A escalação de Fernanda Montenegro, então, tem recebido críticas. “Acho que ela é gigante, mas é necessário a gente comentar que a Dona Vitória era uma mulher negra. Ela vivia em anonimato e seu rosto só foi revelado após a sua morte, quando o filme já estava em andamento, mas espero que se tenha uma menção na obra”, apontou uma internauta.

“Acho Fernanda Montenegro grandiosa, porém porque não por uma atriz negra interpretando a história de uma pessoa negra?”, indagou outro. “É indiscutível o talento de Fernanda Montenegro. Dito isto, com tanta atriz negra, tinha que ser ela a interpretar Vitória, a mulher que filmou e levou à prisão traficantes e policiais do Rio?”, cravou um terceiro.

Houve também quem sugerisse a escalação de atrizes pretas para o papel, como Zezé Motta. Confira algumas publicações no X/Twitter:

O NaTelinha entrou em contato com a Conspiração Filmes e deixou o espaço aberto para um pronunciamento. Até a finalização deste texto, não houve resposta. 

Saiba mais sobre o filme Vitória, com Fernanda Montenegro

Vitória é o último filme de Breno Silveira, que morreu em maio de 2022, de ataque cardíaco. Amigo do cineasta, genro de Fernanda Montenegro e casado com Fernanda Torres, Andrucha Waddington assumiu o projeto. O roteiro é de Paula Fiuza e a produção é da Conspiração Filmes e do Globoplay, com distribuição da Sony Pictures.

O caso, revelado em reportagem do jornal Extra em 2005, também rendeu o livro Dona Vitória da Paz, de Fábio Gusmão, que serviu de base para a cinebiografia. As filmagens da heroína levaram cerca de 30 pessoas à prisão, incluindo traficantes e policiais corruptos envolvidos no esquema.

Pela denúncia, Dona Vitória entrou no Programa de Proteção à Testemunha e viveu "escondida" por 17 anos. Seu nome verdadeiro, Joana Zeferino da Paz, e sua identidade só foram revelados após a sua morte, aos 97 anos, em fevereiro de 2023, em Salvador, na Bahia. Na época, o filme já estava em produção.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado