Clássico

Qual foi a última cena de Chaves?

O seriado mexicano teve dois encerramentos


Elenco original de Chaves posando para foto de divulgação
Chaves, criação de Roberto Gómez Bolaños, se tornou um fenômeno - Divulgação

Iniciado em 1973, o seriado Chaves se tornou um fenômeno mundial e divertiu várias gerações de telespectadores. Criado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), ator que também deu vida ao personagem principal, a trama conta a história de um menino pobre que passa a infância em uma vila e se envolve em confusões com os outros moradores. Porém, muitos episódios são exibidos diversas vezes e sem uma ordem cronológica, o que faz com que grande parte do público não saiba qual é o encerramento da série. A última cena da atração mexicana faz parte do episódio "A aula de inglês", que foi ao ar em 1992.

Em 1978, Carlos Villagrán, intérprete de Quico, deixou o elenco da atração. Em abril do ano seguinte, foi a vez de Ramón Valdés (1823-1988), que teve sua imagem eternizada como o rabugento Seu Madruga, dar adeus ao programa. Essas duas baixas comprometeram a estrutura de Chaves, já que muitos acontecimentos que eram corriqueiros nos episódios perderam o sentido. Dona Florinda (Florinda Meza), por exemplo, não tinha mais o filho para mimar e nem com quem discutir e dar seu famoso tapa na cara.

A Bruxa do 71 (Angelines Fernández - 1924-1994), também conhecida como Dona Clotilde, ficou sem sua paixão platônica, enquanto Seu Barriga (Édgar Vivar) passou a não ter motivos para aparecer na vila, já que não tinha mais de quem cobrar o aluguel. Além disso, Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) ficou órfã. A saída que Bolaños encontrou foi fazer os episódios ambientados na escola, em que os adultos não apareceriam tanto. Meses depois, criaram a narrativa do restaurante da Dona Florinda, fazendo com que os personagens ganhassem novas funções.

Porém, a aceitação do público não foi tão boa e o programa não conseguiu se sustentar por muito tempo. Meses depois, em 7 de janeiro de 1980, foi exibido o último episódio de Chaves, o da "lavadora de roletes". À essa altura, Chespirito já tinha mais de 50 anos e já não interpretava uma criança com a mesma facilidade de antes, decidindo pôr um ponto final em Chaves e dando início ao seu próprio programa, Chespirito, que contava tanto com o menino do barril, quanto com Chapolin, mas dava mais espaço a outros personagens.

Chaves se tornou um quadro do programa Chespirito

Chaves olhando para o lado e brincando

Apesar de o episódio da lavadora de roletes ser considerado o encerramento de Chaves, antes que Roberto Gómez Bolaños se dedicasse ao programa Chespirito, seu apelido, o seriado continuou como um quadro da atração até o início da década de 90 e teve alguns outros episódios exibidos, sendo alguns remakes e outros com historinhas que se passavam apenas na escola e tinham temas específicos, como prevenção de acidentes e higiene.

Foi nessa época que Chaves chegou ao fim. O último episódio do seriado foi "A aula de inglês", cuja última cena mostra o Professor Girafales (Rubén Aguirre - 1934-2016) decepcionado após perceber que o protagonista não entendeu nada sobre o conceito de "teacher" e o chamou de "professora" somente porque ele disse que, em inglês, a palavra pode ser usada para os dois gêneros.

O episódio, que foi ao ar em 1992, não teve nenhum encerramento especial nem nada que o diferenciasse de outros capítulos da trama. Depois que a série foi finalizada, alguns atores disseram que o programa acabou de maneira abrupta por vontade de Bolaños, o que fez com que os artistas chegassem a se voltar contra o autor, mas depois entenderam que tudo se deu pela dificuldade que ele sentia de seguir dando vida à uma criança. Já o programa Chespirito, terminou três anos depois, em 1995.

Confira o último episódio de Chaves:

Imagem da thumbnail do vídeo

Logo Superviral
Se for SURPREENDENTE, é SUPER VIRAL.

Aqui você encontrará os assuntos mais interessantes do momento e conteúdos incríveis. Bichos, fatos históricos, lendas urbanas, viral e muito mais. No Super Viral, o inusitado acontece!

Confira
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado