Protagonista

Quem é Matt Smith? Ator de Casa do Dragão virou queridinho dos fãs de Doctor Who

Intérprete de Daemon Targaryen no prequel de Game of Thrones, o protagonista já um velho conhecido da comunidade de Doctor Who


Matt Smith caracterizado como Daemon Targaryen em A Casa do Dragão
Matt Smith caracterizado como Daemon Targaryen em A Casa do Dragão: série estreia no próximo dia 21 - Foto: Reprodução
Por Daniele Amorim

Publicado em 04/08/2022 às 06:57,
atualizado em 04/08/2022 às 09:36

Protagonista de A Casa do Dragão (2022), um spin-off de Game of Thrones (2011-2019), Matt Smith é um velho conhecido da comunidade sci-fi. O ator interpretou uma das regenerações do protagonista de Doctor Who durante a nova era da série britânica. O título vai ao ar pela BBC desde os anos 1960, teve uma pausa na década de 1980 e retornou no início de 2000.

O personagem principal, chamado de Doutor, já foi vivido por treze atores diferentes, e Matt foi o décimo primeiro da lista. Essa mudança de intérprete só foi possível pois o viajante do tempo é um ser alienígena que, de tempos em tempos, se regenera em um novo corpo. 

A bordo de TARDIS, que é uma máquina do tempo disfarçada como uma cabine policial britânica dos anos 1960, o Doutor viaja pelo tempo e espaço com diferentes acompanhantes. 

No caso de Matt Smith, ele teve majoritariamente a companhia de Karen Gillan (a Nebula de Guardiões da Galáxia) e Arthur Darvill (o Rip Hunter de Lendas do Amanhã). Respectivamente, Amy e Rory eram um casal prestes a se casar que toparam participar das aventuras do Doutor após ele ter visitado a co-protagonistas quando criança.

Matt Smith? Ator de Casa do Dragão é amado por Doctor Who

Conquistou os fãs de Doctor Who aos poucos 

Smith estreou no papel em 2010 e, na época, ele tinha 26 anos. O ator foi o intérprete mais novo no papel histórico da BBC e enfrentou certa resistência dos fãs da série por conta disso. Para piorar, ele ainda substituiu David Tennant, que conquistou os espectadores com seu carisma ao conduzir o personagem da segunda até a quarta temporada.

Porém, Matt se destacou mesmo assim no papel no decorrer de sua jornada e ainda teve a difícil missão de ser o protagonista na comemoração de 50 anos da série. Na ocasião, a BBC produziu um filme em que a décima primeira regeneração encontra o décimo doutor (David Tennant) e doutor da guerra (John Hurt). 

O ator se despediu do protagonista após quase três anos de atuação e deixou saudade em certa parcela da comunidade de fãs de Doctor Who. Ele foi substituído por Peter Capaldi --ator britânico que já venceu o Oscar e é um grande espectador da série desde a infância. 

Matt Smith? Ator de Casa do Dragão é amado por Doctor Who

Lado bom, lado mal

Se Matt Smith conquistou a simpatia dos fãs de Doctor Who, em The Crown ele atiçou o ranço do público que assistiu a série da Netflix. O ator viveu o Phillip Mountbatten, o marido de Elizabeth II (Claire Foy) e Duque de Edimburgo, nas duas primeiras temporadas do título.

Na história, o duque se torna um homem pedante por não gostar de ser comandado pela própria mulher quando ela se torna rainha. Quando o rei George (Jared Harris) falece, o casal tinha poucos anos de casamento e o homem achava que eles teriam mais tempo para viverem tranquilamente antes da morte do sogro.

Na época, Philip era tenente-comandante da Marinha e residia em Malta junto com a família. Após a ascensão de Elizabeth ao trono, no entanto, ele teve que desistir da carreira militar e mostra todo seu descontentamento na série. Ainda no decorrer dos episódios, a protagonista descobre que o marido teve um caso com uma dançarina. 

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado