50 anos da série

Protagonista de Jeannie é um Gênio fez filme com Elvis e perdeu um filho por overdose

Atriz se transformou numa grande estrela por causa da série, que completa 50 anos do fim


Montagem de Barbara Eden como Jeannie é um Gênio e atualmente
Barabara Eden foi Jeannie é um Gênio - Foto: Montagem

Em 2020 completam-se 50 anos do fim de Jeannie é um Gênio, a série da TV americana criada por Sidney Sheldon para combater o sucesso de A Feiticeira. A produção foi muito além, durou cinco temporadas com 139 episódios exibidos, com direito a indicação ao Emmy. Mas sua grande estrela foi a protagonista, Barbara Eden, que se transformou num verdadeiro furacão durante o período em que interpretou o gênio Jeannie. A atriz teve uma carreira de sucesso, já tendo sido Miss, mas também enfrentou tragédias como a morte de seu único filho, vítima de overdose.

Barbara não era a maior estrela dos EUA quando venceu centenas de candidatas no teste que lhe deu o papel de Jeannie, mesmo assim já tinha construído uma sólida carreira. Nascida em 1931, ela viveu com a mãe e a irmã a vida toda, após o divórcio dos pais quando ela tinha apenas três anos.

Ela estudou música em um conservatório quando tinha 14 anos e sonhava ser cantora, mas a vida lhe pregou uma peça e em 1951 Bárbara se transformou em Miss San Francisco, o que lhe deu um salto na carreira. Cinco anos depois estreou no cinema e no ano seguinte interpretou na TV o mesmo papel que havia sido de Marilyn Monroe nas telonas, na série How to Marry a Milionare.

Muito antes de se tornar o gênio fenômeno mundial, Bárbara esteve ao lado de ninguém menos que o rei do rock. No filme Estrela de Fogo (1960), a atriz foi par de Elvis Presley e seguiu crescendo nas telonas até chegar ao ápice.

Jeannie é um Gênio

Protagonista de Jeannie é um Gênio fez filme com Elvis e perdeu um filho por overdose

Quando Sidney Sheldon recebeu a missão de criar uma série para bater de frente com A Feiticeira, ele tomou uma decisão. A protagonista de Jeannie é um Gênio teria de ser morena para evitar qualquer comparação com a concorrente. Entre centenas de candidatas, Barbara foi a única loira e sofreu até com desdém dos produtores.

Quando conseguiu o papel, a atriz não perdeu a chance de devolver o tratamento. Em entrevista para a Variety, relembrou a situação. "Sidney Sheldon me telefonou e suas primeiras palavras foram 'Eu sei que você é a minha gênia'. Foi o trabalho que consegui mais facilmente", brincou.

Antes da estreia da série de sucesso, no entanto, Barbara quase teve de desistir porque se descobriu grávida. Ela estava casada com o também ator Michael Ansara e decidiu continuar na produção, sendo apoiada por Sheldon. No fim, o papel icônico lhe custou duas indicações ao Globo de Ouro e fama mundial.

Quando soube, em 1970 que Jeannie é um Gênio chegaria ao fim, a protagonista ficou tão inconformada que resolveu tirar satisfação com o patrão. “Eu perguntei ao Sidney por que terminar e ele disse que a intenção era chegar ao máximo a 100 episódios, mas que tinha ido bem além”, revelou em entrevista a NBC nos anos 80.

Vida pós-Jeannie é um Gênio

Protagonista de Jeannie é um Gênio fez filme com Elvis e perdeu um filho por overdose

Depois da série, a atriz seguiu na carreira, embora nunca mais tenha conquistado o mesmo sucesso de Jeannie. Mesmo assim, Barbara se manteve em evidência e interpretou mais de 34 papéis, inclusive repetiu por duas vezes o gênio nos filmes Jeannie é um Gênio – 15 anos depois (1985) e Jeannie ainda é um gênio (1991).

Ela também realizou o sonho de criança e virou cantora, gravando até um LP nos anos 70. Como forma de investir o dinheiro conquistado, Barbara virou dona de cassinos e resortes, se apresentando neles em algumas ocasiões, o que atraia a atenção do público. Na virada do século, garantiu ainda uma nomeação como um dos 200 ícones da cultura Pop, pela revista People

Tragédia pessoal

Protagonista de Jeannie é um Gênio fez filme com Elvis e perdeu um filho por overdose

Barbara Eden se casou três vezes. Com Michael Ansara ficou entre 1958 e 1974 e a união lhe rendeu o único fruto de sua vida, o filho Matthew. Entre 1977 e 1982 foi esposa de  Charles Fegert e atualmente segue num longo casamento, desde 1991 com Jon Eicholtz.

Matthew, nascido em 1965 é a grande tragédia da vida da atriz. Ele quis morar com o pai quando o casal se separou e ela não teve opção a não ser aceitar. Mas ao se separar do segundo casamento e retornar para a Califórnia, descobriu que o jovem havia virado dependente químico.

Barbara passou então a tornar como missão pessoal cuidar de Matthew e chegou a freqüentar reuniões para ajudá-lo a se livrar das drogas. Ela conseguiu por muitos anos salvar o rapaz, mas em 2001 ele apareceu morto em Los Angeles, vítima de uma overdose. Sobre o assunto, a atriz foi categórica. “Ele ganhou muitas batalhas, mas perdeu sua guerra pessoal. Aconselho a todos os pais: conversem com alguém que já passou por isso e procure ajuda imediatamente para seu filho. Se você tratar essa doença antes, pode salvá-lo”, afirmou em entrevista a Oprah Winfrey, em 2003.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado