Será?

Bolsonaro pode fugir do Brasil e STF monitora risco

Corte considera que há o risco do ex-presidente deixar o país


Bolsonaro em foto
Bolsonaro pode fugir do Brasil? - Foto: Reprodução/Internet

A possibilidade de uma potencial fuga do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo monitorada pelo STF, em meio a recentes revelações sobre a venda de joias recebidas como presentes e às denúncias que o envolvem em supostas tentativas de fraude nas eleições de 2022.

Fontes da alta cúpula do Executivo, em contato com o UOL, revelaram que as declarações recentes de Bolsonaro, nas quais ele mencionou a possibilidade de estar em risco no Brasil, despertaram um sinal de alarme. Essa percepção é compartilhada pelo Supremo Tribunal Federal.

Amor Perfeito: Crime contra Lucília é descoberto e Orlando jura vingança

Faustão grava vídeo na UTI, pede reza e avisa que não morreu; assista

Durante um evento em Goiás na sexta-feira (18), o ex-presidente fez comentários que levantaram questões. Ele afirmou estar ciente dos riscos que enfrenta no Brasil e mencionou sua estadia de três meses nos Estados Unidos, particularmente no estado da Flórida. Apesar de ter elogiado a recepção que recebeu, Bolsonaro ressaltou que nenhum lugar é comparável à sua terra natal. Suas palavras foram: "Sei dos riscos que corro em solo brasileiro, mas não podemos ceder".

Apesar de não ter sido indiciado ou convocado para depor até o momento, o ex-presidente tem a liberdade de deixar o país a qualquer momento, sem enfrentar impedimentos. No entanto, essa situação está sendo monitorada de perto, uma vez que uma possível fuga acarretaria na necessidade de um pedido de extradição caso ele fosse formalmente acusado.

Bolsonaro pode fugir?

Tal cenário poderia desencadear uma crise diplomática, dependendo do destino escolhido por Bolsonaro e das relações que possui com partidos de extrema direita que podem estar no poder ou integrando coalizões nacionais. Dentro do Ministério das Relações Exteriores, autoridades diplomáticas recordam como ele usou a prisão de grupos envolvidos na queda de Evo Morales como um possível sinal de que a Bolívia seria uma opção de refúgio.

Fontes no Itamaraty também destacam a suspeita de que uma rota de fuga em potencial poderia passar por países do Oriente Médio, região com a qual Bolsonaro manteve estreitas relações durante seu mandato. Adicionalmente, em 2021, o ex-presidente recebeu cidadania honorária em uma região do norte da Itália. Esse fato tem gerado preocupações de que uma solicitação futura de nacionalidade estrangeira possa ser facilitada.

Filhos de Bolsonaro já manifestaram interesse em obter cidadania italiana, mas informações sobre o status de Bolsonaro em relação a esse assunto permanecem desconhecidas.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado