Abaixo ao preconceito

Renascer: Padre Santo se rende ao candomblé

Religioso pede desculpas a Inácia por preconceito religioso e toma banho de ervas


Padre Santo pensativo em cena de Renascer
Padre Santo conversa com Inácia sobre candomblé em Renascer - Reprodução/TV Globo

Nos próximos capítulos de Renascer, Padre Santo (Chico Diaz) reconhece que já teve atitudes preconceituosas com relação à religião de Inácia (Edvana Carvalho) e pede desculpas para a doméstica.

O encontro ocorre por um acaso, quando a governanta de José Inocêncio (Marcos Palmeira) estiver colhendo algumas ervas para o preparo de um banho, em seu templo sagrado, e o colega do pastor Lívio (Breno de Matta) se aproxima.

Padre Santo chega bem na hora em que Inácia estiver cantando um mantra em iorubá. O religioso, então, pergunta sobre a origem daquela língua e a empregada explica ser dos escravizados.

A sequência será uma verdadeira aula sobre o candomblé. Depois das explicações, o sacerdote admite que já teve preconceito contra as religiões de origem africana e se desculpa com Inácia. Saiba mais!

Em Renascer, Inácia dá lição sobre o candomblé a padre Santo

imagem-texto

Nos próximos capítulos de Renascer, padre Santo surpreende Inácia colhendo ervas em sem templo sagrado. A idosa entoa um mantra em iorubá e quando o sacerdote pergunta se trata de um idioma dos escravos.

A doméstica da fazenda Jequitibá-Rei explica que o dialeto pertence aos escravizados. A partir daí, a idosa dará uma aula sobre o candomblé, religião de origem africana.

+ Renascer: Deocleciano se assusta com revelação de Inácia

"Digo isso porque uma pessoa pode até sê escravizada pela ôtra, mais escrava ela num é! Esse mantra qué dizê que sem folha num há vida, e sem folha num há orixá", dirá, Inácia. Padre Inácio diz que até onde sabe o candomblé é uma celebração à natureza.

"Por isso que cada orixá representa a força que emana de cada elemento. Oxalá é o ar, Iemanjá o mar, Iansã representa os ventos e os rios são de Ogum. As matas são de Oxossi e as cachoêra é dos fio deles, Lugun Edé. O metal é de Ogum, o vulcão de Xangô, o arco-íris de Oxumaré, a chuva de Ewá, a lama de Nanã. O tempo é de Iroco, o mais complexo dos orixás. E por aí vai...", lista a idosa.

Fascinado pelo assunto, o sacerdote concorda que a força da natureza habita o sagrado e demonstra arrependimento por não ter se dado conta disso mais cedo por pura ignorância.

+ Renascer: Grave doença de Inácia vira preocupação de José Inocêncio

"O sinhô foi ensinado a tê medo deles. Assim como eu fui ensinada a sentî vergonha. Tem muita história por trás de nossos passos. Se a gente vivê se lamentâno pelos erro do passado, nunca que vamô olhá pra frente", opina, Inácia.

De repente, Inácia revela que o banho que estava preparando era para padre Santo. Então, a ida do religioso até seu templo acabou lhe poupando tempo. Apesar de surpreso, o sacerdote aceita participar do ritual, causando alegria a José Inocêncio, que vê humildade no gesto do amigo.

A cena vai ao ar em breve na novela das nove da Globo. O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Renascer. Confira!

Assista à abertura de Renascer: 

Imagem da thumbnail do vídeo

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado