Conquistou simpatia

Virgílio morre em Mulheres de Areia, mas público queria final feliz

Em 1993, parte da audiência torceu por redenção do político corrupto e abusador ao lado de Tônia (Andréa Beltrão)


Raul Cortez como Virgílio em cena da morte do personagem em Mulheres de Areia
Virgílio (Raul Cortez) morre nos últimos capítulos de Mulheres de Areia; reprise chega ao fim na semana que vem - Foto: Reprodução/Globo

Virgílio (Raul Cortez) morre em Mulheres de Areia no capítulo exibido nesta quinta-feira (7) na reprise da Globo. Quando a novela foi exibida pela primeira vez, em 1993, parte do público queria que o vilão, um político corrupto e abusador, tivesse um final feliz ao lado de Tônia (Andréa Beltrão), o que causou espanto nos bastidores.

Reportagem da jornalista Helena Tavares para o Jornal do Brasil, publicada em agosto de 1993, antecipava que Virgílio morreria nos últimos capítulos da trama. O texto aponta que o personagem caiu nas graças do público, algo identificado por Solange Castro Neves, colaboradora da autora Ivani Ribeiro (1922-1995):

Raquel, Tonho da Lua e mais: Saiba final dos personagens principais de Mulheres de Areia

"Recebemos inúmeras cartas pedindo para que a Tônia aprenda a gostar dele e que ambos acabem juntos."

Solange Castro Neves, em agosto de 1993, para o Jornal do Brasil

imagem-texto

Na história, Virgílio assedia Tônia desde os primeiros capítulos. Após várias sequências de abuso sexual, o político consegue levá-la para cama em troca de dinheiro: em meados da trama, ele oferece a quantia necessária para pagar o resgate do irmão caçula da moça, que fora sequestrado.

Nem toda a perversidade foi suficiente para que o público reprovasse o personagem. O ator Raul Cortez (1932-2006) também opinou sobre o apelo do vilão com parte dos telespectadores – na ocasião, o veterano definiu este como um de seus melhores papéis em novelas:

O que aconteceu com Raul Cortez, o Virgílio de Mulheres de Areia?

“Acho que é devido à linha cômica que acabei dando a ele. É o tipo da pessoa que vive acuada, sem nunca saber de que lado vão lhe apunhalar. Ataca em todas as frentes e só pensa em alcançar o poder, mas acaba sempre se dando mal. É tão infantil que chega a ser ridículo.”

Raul Cortez, em agosto de 1993, para o Jornal do Brasil

Como Virgílio morre em Mulheres de Areia?

imagem-texto

Virgílio morre em uma sequência que começa a ser exibida nesta terça-feira (7). Ele terá um ataque cardíaco ao ser perseguido pelo espantalho, figura que o assombra há tempos. Só depois da morte do vilão, será revelado que Tônia é quem usava a fantasia.

Tônia se vinga do assédio do prefeito, que a perseguiu durante toda a novela, e da morte de Reginho (Fabrício Bittar), contaminado pelo mar da cidade. “Eu jurei. Jurei em cima do caixão do meu irmão que o Doutor Virgílio ia pagar!”, crava após o ocorrido.

A reprise de Mulheres de Areia chega ao fim em 15 de março. A substituta na faixa Edição Especial será Cheias de Charme, de volta na segunda-feira (11). A trama conta a história das Empreguetes, banda formada por Penha (Taís Araujo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond).

Assista à abertura de Mulheres de Areia:

Imagem da thumbnail do vídeo

NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoilers da novela Mulheres de Areia. Confira!

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado