Entrevista exclusiva

Eliane Giardini relata noites sem dormir por causa de Agatha em Terra e Paixão: "Assustador"

Atriz revela bastidores de sua primeira vilã e comenta remake de Renascer


Eliane Giardini como Agatha em Terra e Paixão
"Não previa uma vilã nessa medida. Foi muito surpreendente para mim", diz Eliane Giardini sobre Agatha em Terra e Paixão - Foto: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 08/12/2023 às 07:30,
atualizado em 08/12/2023 às 09:27

Quando topou entrar em Terra e Paixão com a novela já no ar, Eliane Giardini não imaginava que sua personagem, Agatha, tomaria conta da história. Em entrevista exclusiva ao NaTelinha, a atriz, que fez sua primeira vilã na atual trama das nove da Globo, conta que sua participação não terminou com a morte da personagem, assassinada no capítulo dessa quinta-feira (7).

“Uma novela não é uma obra fechada. Todas as vezes que você recebe um convite, é um salto em que você não sabe exatamente onde você vai cair”, comenta Eliane Giardini. “Inicialmente, Agatha parecia ser uma pessoa boa, do bem, mas eu sabia que a personagem era bastante interesseira. Só não sabia o que iria acontecer dali para frente.”

“Não previa uma vilã nessa medida. Foi muito surpreendente para mim, e também muito bom.”

Eliane Giardini

Autor de Terra e Paixão, Walcyr Carrasco publica foto em cadeira de rodas

Ator de Terra e Paixão revela reação de Tony Ramos ao ser surpreendido com vídeo pornô

Fazer tantas maldades em cena demandou muita energia da atriz. Ela conta que a carga dramática das gravações influenciou em sua vida pessoal. “A personagem tem uma pegada de humor, leva tudo na brincadeira, é meio inconsequente e leviana. Isso alivia um pouco, mas é pesado. Tive alguns momentos bem difíceis”, detalha.

“Já fiz personagens assim com caráter duvidoso, mas uma vilã, uma assassina, eu nunca tinha feito. É assustador, sim. Tive algumas noites sem dormir.”

Eliane Giardini

Com a morte de Agatha, as gravações desaceleraram, mas não chegaram ao fim. Ela continua gravando cenas pontuais, entre lembranças de alguns personagens e flashbacks. Em janeiro, gravará a sequência do assassinato. “É bom para mim, né? Porque assim vou descansar um pouco, mas não vou me desligar totalmente da novela, nem das pessoas. Vou aos pouquinhos.”

Quem matou Agatha? Eliane Giardini tem palpites

Eliane Giardini relata noites sem dormir por causa de Agatha em Terra e Paixão: \"Assustador\"

Entre vários suspeitos no assassinato de Agatha, a intérprete da malvada acredita que Antônio La Selva (Tony Ramos) desponta entre os principais. “Não sei se ele realmente está no estado em que está ou se está fingindo.”

“Às vezes, o texto sugere que o Antônio percebe algumas coisas. Imagino que ele possa ouvir tudo que ela diz para ele – até porque ela vai narrando todos os seus planos (risos).”

Eliane Giardini

+ Terra e Paixão: Agatha pode ter forjado a própria morte de novo

+ Menor Ibope das 6, Elas por Elas perde para reprises e até para temporadas de Malhação

Irene (Gloria Pires), que ameaça a rival desde a chegada da ex-presidiária a Nova Primavera, também é vista como forte candidata. Angelina (Inez Viana) vem em seguida. “É uma pessoa apaixonadíssima, mas que sofreu uma desilusão absurda”, aponta Eliane.

Ela também cita Gentil (Flávio Bauraqui) e Jussara (Tatiana Tibúrcio) entre os principais suspeitos. “São pessoas que poderiam em algum momento cometer essa um desatino.”

Dona Patroa, papel da atriz em Renascer, será de Camila Morgado no remake

Eliane Giardini relata noites sem dormir por causa de Agatha em Terra e Paixão: \"Assustador\"

Mesmo morta, Agatha segue em Terra e Paixão até o final, quando será revelado quem é o assassino da vilã. A novela chega ao fim em janeiro de 2024, deixando a vaga para o remake de Renascer, novela de sucesso em 1993 que ganhará releitura no horário nobre da Globo.

Na primeira versão, Eliane Giardini interpretou Dona Patroa, papel que caberá agora a Camila Morgado. Esta estreou na TV em A Casa das Sete Mulheres (2003), contracenando com a veterana. Além de já ter trocado figurinhas sobre a personagem, a atriz pretende tietar a colega nos bastidores:

“Somos bastante amigas, e fiquei muito feliz quando eu soube que eu tinha sido escalada. Conversamos sobre tudo. Vou lá visitá-la quando ela estiver gravando no estúdio.”

Eliane Giardini

+ Tereza Seiblitz revela bastidores de Renascer: "Chorei tanto que não conseguia decorar"

Taumaturgo Ferreira explica visual e diz se toparia "nova chance" em Renascer

Na história, Dona Patroa é assim chamada pelo marido, o vilão Teodoro (Herson Capri na versão original; Vladimir Brichta no remake). A trama mostra a relação abusiva entre os dois, que termina depois que a dona de casa põe fim ao casamento e vai viver com um eterno apaixonado, o turco Rachid (Luís Carlos Arutim em 1993; Almir Sater em 2024).

Sobre o tema, Eliane opina: “Quanto às relações abusivas e tóxicas, não acho que isso tenha mudado tanto nesses últimos 30 anos. O que mudou foi a escuta. As mulheres passaram a falar mais sobre o assunto, que hoje tem mais respaldo, tem mais escuta. Então, acredito que [a trama da novela] não vai ser muito diferente nesse aspecto”.

“A Dona Patroa é uma personagem revolucionária nesse sentido, de tomar consciência sobre essa relação abusiva, tomar uma atitude e ainda viver um grande amor.”

Eliane Giardini

Com a proximidade do fim de Terra e Paixão, a atriz ainda não faz planos para voltar à TV. Sua agenda para 2024 é dedicada à retomada da peça Intimidade Indecente, sucesso com Marcos Caruso, que terá temporadas no Rio de Janeiro, entre janeiro e fevereiro, e em São Paulo, em março.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado