Entrevista exclusiva

Taumaturgo Ferreira explica visual e diz se toparia "nova chance" em Renascer

Ator fez a primeira versão da novela, mas personagem foi eliminado da história na metade; trama vai ganhar remake em 2024


Taumaturgo Ferreira
Há 30 anos, Taumaturgo Ferreira viveu José Venâncio em Renascer; personagem agradou e foi eliminado da novela - Foto: Divulgação/Globo e Reprodução/Instagram
Por Walter Felix

Publicado em 05/09/2023 às 06:21,
atualizado em 06/09/2023 às 16:20

Taumaturgo Ferreira chamou atenção recentemente ao aparecer de novo visual nas redes sociais. O ator de 67 anos explica ao NaTelinha porque está loiríssimo. Ele também fala sobre Renascer, novela de 1993 que ganhará um remake em 2024; na primeira versão, o famoso deu vida a um dos filhos do protagonista, mas o personagem foi eliminado da história na metade.

Nesta entrevista exclusiva, Taumaturgo Ferreira se surpreende ao perceber que Renascer já completou 30 anos. “Nossa! Quanto tempo, hein? Em todas as entrevistas que dei desde então, pessoalmente, nunca toquei nesse assunto porque não costumo revolver o passado nem reclamar de nada, mas tive, como agora, que responder às perguntas”, comenta.

Renascer: Quais atores da primeira versão já morreram, 30 anos depois?

Papel que será de Xamã em Renascer fez ator ser eleito "revelação do ano" em 1993

“Então, pra quem lê, talvez dê a impressão que estou sempre voltando ao tema, mas não”, diz o ator, que já disse, em outros momentos, ter sido “cancelado” na época da novela. Isso porque José Venâncio, seu personagem, era urbano e destoava dos demais, causando estranhamento. Resultado: o primogênito de José Inocêncio (Antonio Fagundes) morreu no decorrer da trama.

“Na época, foi triste e traumático, mas passou faz tempo. Talvez eu tenha demorado os primeiros dez anos para superar. O Cravo e a Rosa (2000) e Celebridade (2003) ajudaram bastante. Nos vinte anos seguintes, esqueci.”

Taumaturgo Ferreira

Com a nova versão da novela, programada para o horário nobre no ano que vem, surge a possibilidade de uma “nova chance”. Questionado se toparia participar da produção, ele responde: “Já pensou? Tipo filme: O Passado (Destino) Bate à sua Porta ou The Postman Always Rings Twice”.

“Nunca passou pela minha mente. Acho improvável qualquer convite, mas seria tão surpreendente, desconcertante e desafiador que eu ficaria curioso para conhecer e conversar com quem tivesse tido essa ideia.”

Taumaturgo Ferreira

“Sempre quis ter cabelo de jogador de futebol”, diz Taumaturgo Ferreira

As fotos em que o ator aparece loiro, publicadas nas redes sociais, causaram repercussão na mídia nas últimas semanas. “Sempre quis ter cabelo de jogador de futebol (risos). Adoro o visual deles… Já que não tenho saldo bancário semelhante, pelo menos um look semelhante”, brinca o artista, que entrega em seguida:

“A mudança da cor dos cabelos é um teste voluntário e antecipado para uma série que devo filmar no primeiro semestre do ano que vem.”

Taumaturgo Ferreira

Estrela de Renascer, Patrícia França opina sobre remake na Globo: "Ciúme"

30 anos de Renascer: Por onde andam 5 atrizes sumidas da TV

Em breve, ele poderá ser visto em outra série: Reencarne, do Globoplay. “Acho que não posso contar nada ainda. Hoje em dia, você sabe, tudo é top secret. Não sei se essa seria a definição certa, mas acho que se trata de um 'suspense sobrenatural', algo sinistro, que me dá bastante medo (risos).”

“Antes de começar a gravar, achei que seria um trabalho pesado e difícil, mas tudo correu ao contrário. O tratamento carinhoso do Bruno Safadi, diretor da série (um gentleman com quem eu já havia trabalhado em Cleópatra, do Júlio Bressane), faz com que os atores e equipe se sintam inspirados e motivados.”

Top Model
Taumaturgo Ferreira e Malu Mader protagonizaram Top Model, sucesso nos anos 1980 - Foto: Divulgação/Globo

Recentemente, ele tem feito mais séries, como Ilha de Ferro (2018-19), também do Globoplay. A última novela foi Ribeirão do Tempo (2010), na Record. Nos anos 1980, sua presença nos folhetins era mais constante – um dos papéis mais lembrados é o Lucas de Top Model (1989), em que contracenou com a ex-esposa Malu Mader.

“Salvo raríssimas exceções, acho que sempre esteve estampado na minha carinha que eu adoro fazer novelas. Mas falta [de fazer novelas] não sinto porque gosto igualmente de fazer teatro, filmes e séries. Quando se tem um bom personagem o prazer é o mesmo.”

Taumaturgo Ferreira
Mais Notícias
Outros Famosos

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado