Descobre a verdade

Pantanal: Tadeu descobre segredo de Filó e some no mundo

Peão fica revoltado ao saber que não é filho de José Leôncio; sentindo-se enganado, ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda


José Loreto como Tadeu em cena da novela Pantanal, em exibição na Globo
Em Pantanal, verdade sobre sua origem cai como uma bomba na vida de Tadeu - Foto: Reprodução/Globo

Em Pantanal, Tadeu (José Loreto) vai decidir romper com a família e sumir no mundo. Após ouvir uma conversa de Filó (Dira Paes), o peão descobre que não é mesmo filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Farto de todos os anos de rejeição, ele decide seguir sua vida longe dali nos últimos capítulos da novela da Globo.

Na última semana de Pantanal, Tadeu fica arrasado ao descobrir que não é filho de José Leôncio. A essa altura da história, o rapaz já terá aceito a insistência dos pais para se casar com Zefa (Paula Barbosa). Ele aceita oficializar a união, mas convence o pai a também trocar alianças com Filó no altar.

Só que, às vésperas do casório, Tadeu ouve uma conversa em que Filó menciona com José Leôncio o fato de que o jovem não é filho biológico do fazendeiro. A verdade, guardada pela cozinheira a sete chaves durante toda a trama, cai como uma bomba na vida do peão. Revoltado por ter sido enganado, ele arruma suas coisas e vai embora da fazenda.

Filó estranha o sumiço do filho, e Irma (Camila Morgado) comenta com a amiga que algo muito sério está acontecendo com ele. José Lucas (Irandhir Santos) vai apurar o que está havendo e volta dizendo que Tadeu foi embora. A morena entra em desespero, e Zefa não se conforma de ter sido abandonada às vésperas do casamento.

Só que não demora muito para que Tadeu volte para casa. Isso porque, fugindo da fazenda, ele tem seu primeiro encontro com o Velho do Rio (Osmar Prado). Rapidamente, o ex-namorado de Guta (Julia Dalavia) identifica na entidade a pessoa que seu irmão Jove (Jesuíta Barbosa) e também Juma (Alanis Guillen) tanto falam.

“O senhor é o Velho do Rio?”, pergunta Tadeu. “Você também pode me chamar de Joventino, meu neto”, se apresenta o pai de José Leôncio. “O senhor me conhece”, reage o peão, contente, e ouve depois: “Claro que conheço, desde pequenininho. Há muito tempo que eu andava querendo falar com você”.

Velho do Rio convence Tadeu a voltar para casa em Pantanal

imagem-texto

O Velho do Rio chama Tadeu para um dedo de prosa à beira do rio. “Você ia embora de casa sem pedir a bênção do seu pai?”, indaga o encantado. “Ele não é meu pai, velho”, devolve Tadeu. “E você conhece algum outro? Arranca essa mágoa do seu peito”, dispara o homem-sucuri, que assume saber a verdade sobre a origem do rapaz.

“Quando falei com a Juma que você não era meu neto, eu estava falando de sangue. Não estava falando de amor. Claro que você é meu neto!”, crava o fantasma. “Eu ouvi você tocando seu berrante, se despedindo do seu pai. Aí é que eu vi que você é meu neto, sim. Porque só eu toco um berrante daquele jeito”, elogia ele, emocionando o neto.

“Você não podia ter arranjado um pai melhor nessa vida. Quem te fez nem sabe que você existe. Volta lá e diz que conversou com o Velho do Rio. Diz que falou comigo, que te chamei de neto. Vai lá e conta essa história.”

Velho do Rio (Osmar Prado)

Quando o Tadeu se distrai, percebe que o Velho do Rio desapareceu. “Diacho! Será que eu estou sonhando?”, indaga o peão. Antes de ir embora, ele conclui: “Não sou filho de sangue, sou filho de amor”. Mais tarde, ele tem um acerto de contas com José Leôncio, perdoando o pai pelos erros do passado.

Todos esses acontecimentos se darão nos últimos capítulos caso o remake da Globo siga à risca o roteiro da trama original. A novela assinada por Bruno Luperi é uma adaptação do texto de seu avô, Benedito Ruy Barbosa, que foi ao ar na Manchete em 1990. Até o momento, a história tem sido fiel à primeira versão.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Pantanal. Confira!

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado