Diversidade

Diretor de Mar do Sertão exalta maioria nordestina no elenco: "Busca incessante"

Allan Fiterman afirma que próxima novela das 18h da Globo quer fugir da mesmice


Isadora Cruz, Renato Góes e Clarissa Pinheiro em Mar do Sertão, próxima novela das 18h da Globo
Atores nordestinos são maioria no elenco de Mar do Sertão: Isadora Cruz é paraibana; Renato Góes e Clarissa Pinheiro, pernambucanos - Fotos: Divulgação/Globo
Por Walter Felix

Publicado em 12/08/2022 às 04:00,
atualizado em 12/08/2022 às 09:12

O diretor Allan Fiterman exalta a maioria nordestina no elenco de Mar do Sertão, novela criada e escrita por Mário Teixeira que estreia dia 22 de agosto, na Globo, às 18h. Em coletiva de imprensa que teve a participação do NaTelinha, ele disse que os atores nascidos na região e escalados para a trama tem agregado bastante à produção. “É uma busca incessante para não cair na mesmice”, definiu.

“Hoje em dia, não caberia mais termos uma novela chamada Mar do Sertão composta por uma maioria de sudestinos ou atores do eixo Rio-São Paulo. Cada vez mais queremos trazemos essa diversidade, com o maior prazer, e também buscar atores novos para a televisão”, destacou Allan Fiterman.

Mocinha da história, Isadora Cruz faz sua primeira protagonista na TV na pele de Candoca. A atriz é paraibana assim como os colegas Nanego Lira, Suzy Lopes, Thardelly Lima, Everaldo Pontes e Quitéria Kelly. O vilão da trama, Tertulinho, é vivido pelo pernambucano Renato Góes, conterrâneo de Clarissa Pinheiro. Já Cyria Coentro, Érico Brás e Felipe Velozo são baianos.

“Cabe a nós trazer essa diversidade para a televisão, representando o Brasil do jeito que ele tem que ser representado, e mostrar novos talentos. Assim, nos renovamos a cada trabalho e o público passa a conhecer outros atores. É uma busca incessante para não cair na mesmice.”

Allan Fiterman

Durante a coletiva de imprensa, Isadora Cruz falou sobre a estreia como protagonista. “Candoca está sendo transformadora. Interpretar personagens fortes nos ensina a encontrar uma força que, às vezes, esquecemos que nós temos”, avaliou a atriz de 24 anos, nascida em João Pessoa (PB).

“Essa personagem tem a força feminina, de entender o poder de sua voz como mulher e saber se impor para os homens tão poderosos de Canta Pedra e em uma sociedade tão machista. Ela tem coragem e força de se colocar para realmente mudar a realidade da cidade e poder empoderar cada vez mais as mulheres.”

Isadora Cruz

Ela espera que a novela leve um recado para os telespectadores. “Candoca passa uma mensagem de amor, de irmandade feminina muito importante para os dias de hoje e para o nosso país. Está sendo importante não só para a minha carreira, mas para a minha alma, minha vivência.”

Estreante em novelas, o veterano humorista Welder Rodrigues, que é de Brasília (DF), comentou: “É maravilhoso fazer uma novela sobre o Nordeste com um elenco de maioria nordestina. Nunca fiz sotaque, então já dei carta branca para todos os meus colegas me corrigirem, em cena mesmo, quando eu estiver falando com um tom ou uma musicalidade errada”.

Autor de Mar do Sertão foca no “Brasil profundo” para contar história universal

Diretor de Mar do Sertão exalta maioria nordestina no elenco: \"Busca incessante\"

O autor Mário Teixeira também revelou a origem de Mar do Sertão. “Minha mãe é de Roraima e meu pai era do Ceará, então nasci em São Paulo por acidente. Passei grande parte da minha infância e adolescência no Ceará. Sempre tive vontade de contar essa história, que é regional, mas também universal.”

“Para usar aquela expressão tão surrada, mas também tão verdadeira e atual de Tolstói, falar de uma ‘pequena aldeia’ é falar do mundo. Os tipos humanos se repetem sempre. Essa é uma novela sobre o Brasil profundo, mas que ao mesmo tempo está dentro de todos nós.”

Mário Teixeira

A história é ambientada em uma cidade fictícia. “Canta Pedra é um pequeno mundo incrustado em uma cidade fictícia, em uma geografia totalmente inventada, que mistura cânion e caatinga. São paisagens que nós inventamos e o que o Allan traduziu super bem em imagem a partir do meu texto.”

“Tentamos trazer uma geografia que não existe e a cultura nordestina de uma forma fabular”, acrescentou Allan Fiterman. A trama tem cenas gravadas no Vale do Catimbau, em Pernambuco, e em Piranhas, no Alagoas, que também serviriam de inspiração para a cidade cenográfica criada nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. As locações feitas na região incluem sequências que vão ao ar até por volta do capítulo 60, segundo o diretor.

O NaTelinha divulga todos os dias os resumos dos capítulos, detalhes dos personagens, entrevistas exclusivas com o elenco e spoiler da novela Mar do Sertão. Confira!

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Telegram.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado