Bombou

Fenômeno, Pantanal é cinco vezes mais assistida que principal série dos EUA

Trama fez Ozark comer poeira


Maria Bruaca em cena de Pantanal
Pantanal bombou e superou até Ozark - Foto: Reprodução/Globoplay
Por Daniel César

Publicado em 27/05/2022 às 18:55,
atualizado em 27/05/2022 às 20:09

Pantanal virou um fenômeno brasileiro e isso não é mais segredo para ninguém, o que impressiona são os números que continuam sendo divulgados sobre a trama escrita por Bruno Luperi com direção artística de Rogério Gomes. Dados a que o NaTelinha teve acesso com exclusividade indicam que a novela das 21h da Globo foi dez vezes mais assistida na semana passada no Brasil que a principal série americana foi vista nos EUA.

Enquanto Pantanal atingiu 77 milhões de pessoas no Brasil com a morte de Madeleine (Karine Teles), defendida recentemente pelo autor da obra, o principal produto visto no mesmo período na TV americana foi Ozark. Dados divulgados nesta sexta-feira (27) pela Nielsen, mostram que a última temporada da série da Netflix atingiu 2,6 bilhões de minutos assistidos em uma semana.

O NaTelinha fez um levantamento com base nos dados oferecidos pela Kantar Ibope, que leva em conta o total de pessoas que assistem, em média e no total de alcance das produções brasileiros e mostra que no mesmo período de Ozark, Pantanal foi vista por 8 bilhões de minutos. Os dados são defasados porque levam em conta apenas os números oferecidos pela Kantar Ibope, que considera apenas quem assiste ao vivo à produção. Como o Globoplay não disponibiliza os dados da plataforma, não é possível calcular. Porém, não chega a ser números relevantes ao ponto de mudar substancialmente o resultado.

Pantanal versus Ozark

imagem-texto

O comparativo pode ter distinções, já que trata-se de levantamentos de empresas diferentes, mesmo assim servem para mostrar a diferença entre o consumo de TV no Brasil e nos EUA, que é uma país que tem até mais habitantes. Vale lembrar que, diferente do país tupiniquim, em terras americanas a TV aberta não tem nenhuma emissora com índices de audiência e alcance como a Globo faz.

É preciso lembrar ainda que, mesmo produções mais assistidas, como This is Us, não conseguem comparações com as novelas brasileiras, já que são exibidas semanalmente. Neste caso, as séries da Netflix costumam bombar porque são lançadas todos os episódios de uma só vez, mas por ser um produto pago, alcance menos gente. Os dados, no entanto, mostram o tamanho do alcance das novelas brasileiras na comparação até com produções do país, com o tamanho da indústria de dramaturgia.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado