Estreia dia 30

Autora de Cara e Coragem se emociona ao citar elenco negro: "Sou fruto do patriarcado branco"

Claudia Souto conta que incluiu algumas cenas da novela após ter fechado os capítulos após conversa com atores


Montagem de Claudia Souto, autora de Cara e Coragem e Ítalo ( Paulo Lessa ) e Clarice ( Taís Araujo) abraçados em cena da novela
Autora de Cara e Coragem, Claudia Souto se emociona ao falar de elenco negro de novela - Reprodução e Globo/Fábio Rocha
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 16/05/2022 às 13:57,
atualizado em 16/05/2022 às 14:03

Claudia Souto, autora de Cara e Coragem, próxima novela das sete, que estreia dia 30 de maio na Globo, se emocionou durante a coletiva de imprensa virtual, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (16) após um comentário de Taís Araújo sobre uma cena ter entrado na trama depois de uma sugestão dela. Além de Taís, Paulo Lessa e Claudia di Moura, que assume o papel de Martha Gusmão, empresária e mãe de Clarice, destacaram a importância de um elenco negro poderoso na representatividade da TV.

Taís interpreta duas mulheres: Clarice Gusmão, presidente da siderúrgica da família, a SG e também Anita, uma massoterapeuta, popular e despachada, sósia da primeira, que pode ajudar a desvendar alguns mistérios referentes à morte da empresária. Ela comentou que a caracterização é fundamental para a composição das personagens e que as duas usam laces e "por mais que sejam de origens diferentes, tem alguns lugares de encontros".

"Essa cena que a Taís falou que ficou bonita das duas falando da lace, só foi possível de eu escrever como adendo, porque o capítulo já estava pronto, por causa da Taís, por causa da Claudia (di Moura), por causa do Ícaro (Silva), por causa do Paulo (Lessa). Eu como autora, estou abrindo um espaço, eu não entendo muito", começou ela, com a voz embargada.

"Sou fruto de uma dramaturgia que aprendi desde pequena do patriarcado branco, é tudo muito novo para mim também, agradeço muito à Claudia di Moura, Taís e desculpa me emocionar".

A autora destacou que está construindo a trama e principalmente a força do elenco negro junto, escutando a todo momento sugestões dos atores. "É absurdo a gente olhar para nosso país e eu ainda estar aprendendo com vocês, não ter aprendido antes de eu escrever, que bom que é obra aberta. Ícaro está trazendo coisas incríveis, a Taís está me ajudando bastante. A gente espera mudar um pouco essa visão, dar um passo adiante, agradeço demais. Os atores me inspiram", afirmou.

Claudia Souto contou que a novela estreia e ela já está no capítulo 110, já que começou a escrever durante a pandemia e aos poucos vai adaptando algumas cenas. "Estou colocando coisas que aprendo todos os dias com os atores".

Claudia di Moura destacou a importância do protagonismo negro na trama no núcleo da família Gusmão, com membros bem sucedidos financeiramente. 

"A Marta é um aperitivo do que o povo preto tem de direito negado ao longo dos séculos, é uma mulher que leva a vida sem medo. É uma novela, que se você abrir a cortina, a diversidade aparece. a família Gusmão é rica de nascença, parece até inverossímil , quando a gente ver um núcleo preto com três gerações de dinheiro, isso sim é representatividade. 56% do meu povo, vai dizer, sim é possível".

Cara e Coragem: Taís Araújo diz que é bom ver uma autora "que não se coloca no lugar de Deus"

Autora de Cara e Coragem se emociona ao citar elenco negro: \"Sou fruto do patriarcado branco\"

Taís Araújo elogiou a troca e abertura que tem com a autora de Cara e Coragem e também com a diretora, Natalia Grimberg.

"É muito bom ver uma autora que não se coloca no lugar de Deus".

Ela continuou dizendo que em 25 anos de TV Globo, por mais diálogo que tivesse, nunca teve nesse nível de falar. "De fato é a primeira vez, isso é um grande passo na dramaturgia, acho que isso é possível porque são duas mulheres no comando".

No elenco de Cara e Coragem estão ainda: Paolla Oliveira, Marcelo Serrado, Ícaro Silva,  Bruno Fagundes, de volta à Globo após sete anos, Kiko Mascarenhas, dentre outros

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado