Roda Viva

Walcyr Carrasco rebate comentário de Taís Araújo sobre cena de sexo: "Não escrevi"

Atriz relatou no Roda Viva que foi criticada pelo autor e pelo diretor de Xica da Silva após negar gravar cena de sexo anal


Walcyr Carrasco de óculos de grau e braços cruzados e Taís Araújo, com um coque alto na cabeça, cordão e brincos grandes
Walcyr Carrasco rebate comentário de Taís Araújo sobre cena de sexo anal em Xica da Silva - Victor Pollak/Globo e Reprodução/Instagram
Por Marcela Ribeiro

Publicado em 16/11/2021 às 16:19,
atualizado em 16/11/2021 às 16:19

Walcyr Carrasco, autor da novela Xica da Silva, rebateu o comentário de Taís Araújo no Roda Viva dessa segunda-feira (15), no qual ela afirma que, ao se negar a fazer uma cena de sexo anal na trama, exibida na Manchete em 1996, foi criticada por ele e pelo diretor Walter Avancini.

"Em 1996, eu tinha 17 para 18 anos, no momento em que neguei fazer uma cena de sexo anal, Walter Avancini e Walcyr Carrasco foram publicamente dizer que eu estava transformando a Xica da Silva numa Maria Chiquinha", comentou ela no Roda Viva. O autor negou ao NaTelinha o ocorrido e recordou que escreveu Xica da Silva com o pseudônimo de Adamo Angel.

"Portanto não tinha nenhum contato com os atores, eles nem mesmo sabiam meu nome. Só no final da novela os conheci em uma única passagem pelo estúdio. Nunca soube sequer dessa cena. Eu só escrevia. Mas acho que essa cena nunca existiu, eu certamente não escrevi", disse.

A entrevista a que Taís Araújo se refere foi publicada no caderno Ilustrada da Folha de São Paulo no dia 26 de maio de 1997. O diretor Walter Avancini criticou na época a postura da atriz ao negar gravar a cena de sexo com o contratador João Fernandes (Victor Wagner). 

"Ela fez exatamente o que eu não queria. Se negou a fazer uma Xica da Silva sensual porque queria se mostrar para a Globo. Preferiu ser uma 'Maria Chiquinha' a ser uma Xica da Silva, feminista e revolucionária. Ela tem talento, mas na Globo vai ser coadjuvante", disse ele.

Taís comentou na ocasião que queria defender a personagem pela sua inteligência e não pelo erotismo. Carrasco disse na entrevista à Folha que seria ingênuo pensar que uma mulher negra, no garimpo, atraísse o homem mais rico do momento "sem passar pela cama".

"Juro que não me lembrava dessa entrevista. Mas ela aceitou o papel, convidada por Walter Avancini, onde sabia das cenas sensuais e concordou com isso. Então, não vejo sentido no que ela está dizendo. Mas eu não estava no set de gravação, não posso opinar sobre pressões que ela alega ter sofrido ou não. Como disse, escrevi a novela com pseudônimo e não estava presente nas gravações", falou ele ao NaTelinha.

"Mas não sei exatamente o sentimento da Taís, e lamento muito se ela ficou com uma cicatriz. Dor é dor. Não devo criticar mas acolher a dor alheia".

 A reportagem afirmava que Walcyr dizia que Taís não foi correta pois ela sabia que teria que fazer cenas sensuais e a resistência dela o fez mudar o perfil da personagem. "Tirei a sensualidade e coloquei humor. Ela beijava o contratador de boca fechada, como em um conto de fadas", disse.

Sobre a cena de sexo anal, Carrasco contou à Folha que o contratador pedia à Xica uma prova de amor e ela seria feita na cena que Taís rejeitou fazer. "O contratador a abraçava por trás e beijava seu pescoço. Deixava claro que haveria uma relação anal, mas ela não ficava de joelhos", falou.

"Eu não escrevi essa cena. Na matéria, não disse que ela existiu mas que ao assisti-la eu entendi que havia uma insinuação", completou  Walcyr ao NaTelinha.  "Para encerrar, Xica é maior que tudo isso, e não merece esse debate em torno de sexo", concluiu o autor.

Há 25 anos, Walcyr Carrasco driblou Silvio Santos com Xica da Silva de Taís Araújo na Manchete

Em 17 de setembro de 1996, ia ao ar na extinta TV Manchete (1983-1999) a novela Xica da Silva, com autoria de Walcyr Carrasco, o que só se descobriu meses depois. O autor tinha contrato com o SBT e não poderia ter escrito uma novela na concorrente, mas a falta de espaço no canal de Silvio Santos fez com que ele tomasse essa atitude inusitada, o que acabou lhe rendendo frutos depois.

Acompanhe a TV NaTelinha no YouTube

Resumos de novelas, entrevistas exclusivas, bastidores da televisão, famosos, opiniões, lives e muito mais!

Inscreva-se
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado