Em queda

Um Lugar ao Sol derrapa no Ibope e vira problema para a Globo

Trama ganhou mais duas semanas, mas Ibope não cresce


Cena de Um Lugar ao Sol com Bárbara olhando para o lado
Novela Um Lugar ao Sol não pegou no Ibope - Foto: Reprodução/Globoplay

Um Lugar ao Sol é a primeira novela das 21h inédita da Globo exibida após o início da pandemia e, muito provavelmente, terminará como a pior audiência da história da faixa. A trama de Lícia Manzo chegou cercada de expectativa por causa do elenco e da autora que conquistou prestígio pelos seus trabalhos às 18h. Mesmo apostando em um núcleo central “tradicional”, a trama não emplacou e isso ocorreu por diversos motivos.

Antes da estrear, o público identificou que foram feitas poucas chamadas da novela. O remake de Pantanal, que estreará no fim de março, repercutia mais nos canais e plataformas digitais do Grupo Globo do que o folhetim protagonizado por Cauã Reymond, Alinne Moraes e Andreia Horta.

Nas três primeiras semanas, os capítulos foram exibidos em horários diferentes por diversos motivos como, por exemplo, jogos de futebol. A interprete da vilã Bárbara chegou a reclamar publicamente nas suas redes sociais porque a emissora estava tratando a trama de “qualquer jeito”.

Essas foram as alegações iniciais para o fracasso do folhetim. Porém, com o tempo, o desenvolvimento da levou os telespectadores rejeitarem o enredo. Um dos motivos criticados é o fato dos personagens “serem complexos demais”, ou seja, é difícil criar empatia e torcer por eles.

Iluminação em Um Lugar ao Sol

Um Lugar ao Sol derrapa no Ibope e vira problema para a Globo

Outro ponto abordado é a falta de “luz” na novela. A ótica de Um Lugar ao Sol é soturna, sem vida, cheia de conflitos dramáticos, que não traz nenhuma “fuga” cômica em tradicional. Com a crise financeira dos brasileiros, o número de casos de Covid-19 aumentando e o sistema político em conflito com a sociedade, o público tem optado por produções “escapistas”, como realities shows, filmes cômicos e programas esportivos.

Inicialmente, chegou a ser usado como argumento a programação da Globo. Além do fracasso da história de Lícia Manzo, Nos Tempos do Imperador e Quanto Mais Vida Melhor também não emplacaram no Ibope. O Jornal Nacional também tem alcançando números ruins, sempre tendo desempenhos que giram entre 20 e 23 pontos.

Mas a estreia do BBB22 diminuiu esse tipo de discurso. O programa comandado por Tadeu Schmidt tem obtido índices superiores ao folhetim das 21h. No entendimento dos telespectadores, o confinamento tem mais recursos para prendê-lo do que a produção que a antecede na grade do canal carioca.

Um Lugar ao Sol e a pior audiência

Um Lugar ao Sol derrapa no Ibope e vira problema para a Globo

Um Lugar ao Sol fechou com 23,2 pontos na primeira semana. A expectativa era que os números aumentassem com o passar do tempo. Porém, com a chegada das festas de fim de ano, a produção não conseguia superar a barreira dos 23,0 de média semanal.

Até o momento, a trama tem uma média geral de 22,4 pontos, muito abaixo de Babilônia (25,5). Faltando 43 capítulos para chegar ao fim, é muito provável que a novela de Lícia Manzo encerre sua trajetória com o pior Ibope na história de uma novela das 21h da Globo.

Participe do nosso grupo e receba as notícias mais quentes do momento.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Participe do grupo
Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado