Alanis Guillen

Nova Juma conta que não conhecia Pantanal e admite: "Ansiedade"

"Mudou a vida de muita gente", diz ela sobre Pantanal


Alanis Guillen no Fantástico
Alanis Guillen é a nova Juma - Foto: Reprodução/TV Globo
Por Redação NT

Publicado em 20/09/2021 às 10:31,
atualizado em 20/09/2021 às 10:52

Alanis Guillen foi escolhida como a nova Juma para protagonizar o remake de Pantanal em 2022. A atriz contou que não conhecia a trama que foi ao originalmente na extinta TV Manchete (1983-1999) em 1990, mas sabia que ela foi uma referência das telenovelas. "Todo mundo tem a memória muito viva a respeito dessa obra. Ela realmente mudou a vida de muita gente. E sempre que falam, falam com uma paixão, como algo que pulsa até hoje, quase como um recorte no tempo", disse ao Fantástico na noite desse domingo (19).

Quando começou o burburinho acerca do remake, Alana afirma que conversou com a antiga Juma, interpretada Cristiana Oliveira. "Ela me mandou uma mensagem por meio de uma rede social dizendo que estava torcendo muito por mim. Mas eu ainda não podia falar nada, então somente agradeci muito. Depois disso nós tivemos um encontro virtual numa ação interna de Pantanal e foi muito bom ouvi-la falar, sentir ela se expressando, contando sua experiência. E agora estou aqui pensando em propor a ela uma ligação pra gente trocar umas ideias."

O processo de preparação, de acordo com Alanis, está sendo gostoso para acessar e digerir cada etapa. "Adentrando essa história, me deixando ser penetrada, entendendo a voz, o corpo, os impulsos... Comecei por um estudo arquetípico, de mesa, e depois fiz algumas experiências pro meu corpo registrar informações que eu, Alanis, não tinha, mudei alguns hábitos, comecei a praticar Kung Fu, tive aulas de equitação, prosódia, entre outras coisas. Cada dia é precioso nesse processo todo. Principalmente, algumas dificuldades", relata.

O teste para Pantanal

"Quando anunciaram que haveria essa nova versão de Pantanal – novela que nunca tinha assistido – uma galera na internet começou a me marcar em publicações e muitas pessoas começaram a comentar. Pessoas amigas, da família, dizendo 'essa personagem tem que ser você'. Eu queria saber quem era essa personagem, que história era essa, fiquei muito curiosa. Depois de entender do que se tratava, conversei com minha agência sobre tentarmos fazer um teste pra essa produção. Com a pandemia, o ritmo e a perspectiva de trabalhos estavam muito anuviados. Então, não custava tentar."

Alanis Guillen

Ela relembra ainda que depois do segundo teste, ficou envolvida com a personagem. "Para mim, era muito além de um trabalho ou só mais uma personagem. Era um encontro comigo, um encontro com o divino que transcendia qualquer coisa. Continuei meus estudos de atuação, mas agora com o foco nessa personagem. Daí foram surgindo coisas novas no estudo, e fui experimentando com o texto do teste. Gravei uma outra versão de Juma e contatei novamente a produtora de elenco de Pantanal e enviei essa outra versão. Mas foi somente em fevereiro de 2021 que me chamaram para fazer um teste presencial com o diretor, algo para o qual eu vinha vibrando muito que acontecesse."

"Cheguei lá, encontrei o Papinha (o diretor artístico, Rogério Gomes) e foi incrível, ele me acolheu demais. Enquanto esperava o retorno desse teste, algum veículo de imprensa publicou que eu estava confirmada, mas eu mesma ainda não tinha tido essa resposta. Amigos e familiares me cobrando de não ter falado nada e me parabenizando. Foi uma loucura porque não sabia o que responder a ninguém. Não sabia nem se eu já podia comemorar ou não. Até que veio a confirmação. Aí eu transbordei."

Como parte da caracterização, Alana diz que vem tomando sol sem biquíni para não ficar com a marca. "Não está tendo sol aqui, eu moro em apartamento, então estou passando um autobronzeador. Mas eu tenho certeza que lá no Pantanal o sol vai ajudar. E fora isso estou deixando os pelos crescerem e estou malhando dobrado", relata.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado