Exclusivo

Nova gestão da Globo quer revolucionar novelas

As próximas tramas devem ser bem diferentes


Ricardo Waddington de pé, posa para foto
Diretor da Globo, Ricardo Waddington vai promover mudanças - Foto: Divulgação/Globo
Por Daniel César

Publicado em 09/08/2021 às 05:00,
atualizado em 09/08/2021 às 09:20

A nova gestão da Globo, comandada por Ricardo Waddington e José Luis Villamarim, pretende fazer uma revolução na dramaturgia da emissora nos próximos tempos. A ideia é buscar histórias que possam inovar o conceito de novelas brasileiras e, para isso, a aposta será em tramas experimentais e fugir dos velhos clichês das produções. Segundo apurou o NaTelinha, Waddington recebeu carta branca do presidente executivo do Grupo Globo, Jorge Nóbrega, inclusive, sem cobrança por audiência em seus primeiros três anos. Justamente por isso ele optou por Villamarim para o lugar de Silvio de Abreu, embora o nome de Ricardo Linhares fosse fortemente cogitado.

Para o novo chefão, o diretor de Amor de Mãe é muito mais autoral, quando a ideia é pensar fora da caixa, que o novelista, também tido como muito competente, mas que já tem o pensamento moldado pelo estilo característico das novelas. Com isso, Villamarim recebeu a missão de transformar completamente o formato no Brasil, no que vem sendo tratado nos bastidores como uma ruptura do que se vê até o momento na tela da Globo.

Fontes que convivem diariamente com a dramaturgia do canal explicaram que, nos bastidores, entende-se que a dupla vai tentar fazer o que Boni e Daniel Filho fizeram entre os anos 70 e 80, com a chegada de Janete Clair à emissora. A frase, evidentemente, é apenas uma forma de referenciar o que está acontecendo nas novelas, uma vez que a proporção é diferente porque, naquela época, o formato vinha sendo descoberto e agora está consolidado. As fontes também confirmaram que, embora ninguém queira descobrir a roda, a intenção é transformar o carro para um modelo diferente.

As próximas novelas da Globo

Neste ponto, a cúpula da Globo considerou a pandemia permitiu uma parada obrigatória, que seria impossível no cotidiano das novelas da emissora, para uma reavaliação completa. E as avaliações vem sendo constantes, com muitas mudanças, como já houve solicitações urgentes para Quanto Mais Vida Melhor, a próxima trama das 19h.

Nova gestão da Globo quer revolucionar novelas

Tanto a estreia de Mauro Wilson, quanto Em Seu Lugar, a primeira novela inédita gravada na pandemia para a faixa das 21h, e também Nos Tempos do Imperador, não são consideradas internamente como as primeiras obras da gestão Waddington e Villamarim. Embora a dupla tenha se metido o tempo todo nos roteiros, pedindo reescrita de blocos inteiros e também na estética, as produções foram aprovadas pela gestão anterior e, segundo apurou o NaTelinha, dificilmente passariam no crivo do atual modelo, exceção a Nos Tempos do Imperador, muito elogiada pelo novo chefão de entretenimento.

As novelas da Globo

A principal pista para os novelistas da emissora a respeito das mudanças foi a saída de Edna Palatink, que havia acabado de ganhar uma promoção e resolveu sair da casa por não se adaptar ao modelo de Waddington e Villamarim. Na reunião em que comunicou a saída dela para os autores, Ricardo foi muito enfático, segundo três novelistas comentaram ao NaTelinha.

O diretor afirmou taxativamente que haveria mudanças e que, nos primeiros tempos, os novelistas iriam tratar de seus projetos diretamente com ele tendo, inclusive, passado o número de WhatsApp para o grupo ter acesso irrestrito. O recado foi entendido como forma de abrir diálogos para que os novos projetos cheguem como ele quer.

Os medalhões

Nova gestão da Globo quer revolucionar novelas

A grande aposta de Ricardo Waddington neste momento é nos medalhões. Tanto João Emanuel Carneiro quanto Gloria Perez já apresentaram sinopses e o próprio chefão teve reuniões sugerindo mudanças para que as tramas sejam como a nova cara da Globo quer. Uma fonte confirmou, inclusive, que a próxima novela de Gloria vem sendo tratada nos bastidores como a mais revolucionária da emissora em anos.

Enquanto isso, outras mudanças já são notadas dentro da dramaturgia, como a separação de Duca Rachid e Thelma Guedes, que teria sido solicitada pelo próprio Ricardo - que foi diretor de núcleo das duas em quase todas as novelas - porque pretende usá-las separadamente para garantia de quem conhece a linguagem dele. A expectativa é de que novidades surjam nos próximos meses, com anúncios de próximas tramas até de quem já havia deixado a Globo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado