Exclusivo

Globo prepara mega divulgação para retorno de novela inédita às 21h

Canal quer usar força máxima para atrair o público


o ator Cauã Reymond, com barba, olhando para foto sério
Cauã Reymond é protagonista de Um Lugar ao Sol - Foto: Divulgação/Globo
Por Naian Lucas

Publicado em 24/06/2021 às 04:00,
atualizado em 24/06/2021 às 09:32

Um Lugar ao Sol será a principal aposta da Globo no segundo semestre deste ano e a direção do canal já trabalha no plano de divulgação da próxima novela da faixa das 21h. A trama marca o retorno de uma produção inédita ao horário. Além de intensificar chamadas e participações do elenco na programação, a emissora também irá utilizar ações especiais em painéis de mídia em metrôs e pontos de ônibus de capitais. Algo similar ao que foi feito para Verão 90 (2019), que entrou no ar após duas histórias de baixo Ibope no horário.

Conforme apurou o NaTelinha, a baixa audiência de Império (2014-2015) e a queda de repercussão nas atrações desde o fim do BBB21 fizeram com que a direção da Globo colocasse total atenção na divulgação da história de Lícia Manzo no principal horário do canal. O entendimento é que o público precisa se sentir atraído para assistir aos primeiros capítulos.

É comum os programas da casa serem usadas para divulgar as produções da emissora, porém, isso vai se intensificar com Um Lugar ao Sol. Não apenas por causa dos índices de audiência, mas também como uma forma de mostrar ao público que o seu protocolo e o esforço dos profissionais envolvidos na novela funcionaram.

O retorno de uma novela inédita na faixa das 21h desde que começou a pandemia - Amor de Mãe iniciou antes da propagação da Covid-19 em todo planeta - será tratado com muita importância pelo canal. Até porque, os protocolos de segurança contra a doença foram aprimorados, evitando o contágio e tendo um ritmo de gravação mais dinâmica em comparação com a história protagonizada por Regina Casé.

A intensificação de anúncio de novela ocorreu em 2019, quando a faixa das 19h veio com duas novelas de baixa audiência em sequência: Deus Salve o Rei (2018) e O Tempo Não Para (2018-2019). Verão 90 tinha a missão de alavancar os resultados da faixa e as chamadas na programação e exposição de imagens dos protagonistas nas ruas das capitais do país foram intensificadas.

Naquele ano, a imagem de Isabelle Drummond estampou um gigantesco painel na Linha-4 do Metrô de São Paulo, espaço que passa cerca de 500 mil passageiros por dia. Na ocasião, houve repercussão nos primeiros capítulos, mas a audiência não correspondeu, crescendo apenas nas últimas semanas.

Mas o plano foi copiado em Bom Sucesso e o sucesso ocorreu logo no início. A divulgação de outras produções em outras faixas seguiu outras estratégias, porém, por conta do retorno de novelas inéditas durante a pandemia, a Globo entende que precisará intensificar ainda mais.

Um Lugar ao Sol no segundo semestre

imagem-texto

Um Lugar ao Sol estreará no segundo semestre com o objetivo de alavancar a audiência das 21h da Globo. Império não tem tido bom desempenho no Ibope – média de 26,9 pontos – e ainda vem recebendo críticas por conta do seu conteúdo. A produção foi colocada na faixa de maneira surpreendente, já que a novela de Lícia Manzo era esperada no horário após Amor de Mãe (2019-2021).

Com o agravamento da pandemia no Brasil, o canal diminuiu o ritmo de gravações – houve até suspensão dos trabalhos por alguns dias – e decidiu adiar a trama para ter uma frente maior de capítulos filmados. A emissora não quer correr o risco de paralisar o projeto novamente enquanto ela está no ar, igual ocorreu com Amor de Mãe e Salve-se Quem Puder.

Vale ressaltar que Um Lugar ao Sol estava prevista para estrear em 2020, logo após Amor de Mãe. Porém, a trama de Manuela Dias paralisou os trabalhos e saiu do ar por tempo indeterminado por causa da chegada da Covid-19 no Brasil.

Inicialmente,  Fina Estampa (2011-2012) foi reprisada no horário das 21h, com previsão para acabar em agosto, dando espaço para a segunda parte da produção protagonizada por Regina Casé. Só que ocorreu um novo adiamento e a trama voltou só em fevereiro, logo depois da edição especial de A Força do Querer (2017).

Toda gravada, Amor de Mãe retornou ao ar e Um Lugar ao Sol seguiu gravando. Mas a pandemia se agravou no país novamente e foi preciso colocar Império na grade, tendo que adiar a novela de Lícia Manzo para o segundo semestre.

História de Um Lugar ao Sol

Globo prepara mega divulgação para retorno de novela inédita às 21h

Renato e Mateus, personagens de Cauã, terão vida bem diferente um do outro. Enquanto um será rico e bem tratado, o outro será um pobretão. A atriz Alinne Moraes já foi definida como a vilã Bárbara, filha do personagem de Reginaldo Faria e irmã da ex-modelo vivida por Andréa Beltrão.

Andréia Horta foi escalada como mocinha, que terá a personagem da atriz Marieta Severo como avó. Marco Ricca, Marcos Caruso, Natália Lage, Daniel Dantas, Maria Flor, Mariana Lima, Denise Fraga e Gabriel Leone são outros nomes confirmados no elenco de Um Lugar ao Sol.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado