Exclusivo

Record aposta no tropeço de Amor de Mãe para retomar alto Ibope de Gênesis

Novela bíblica vem sofrendo queda na audiência


Lúcifer olha para a câmera sério em cena da novela Gênesis
Record aposta em queda da Globo para crescimento de Gênesis - Foto: Reprodução

Gênesis teve um início de altos índices de audiência para a Record, chegando a conquistar desempenho superior ao de Os Dez Mandamentos (2015) e Terra Prometida (2016), mas nos últimos capítulos a trama bíblica entrou em viés de baixa e perdeu fôlego. Nada que chegue a preocupar a emissora de Edir Macedo, que acredita na recuperação quando a Globo recolocar no ar Amor de Mãe.

Para se ter uma ideia da queda dos índices de Gênesis, nos primeiros 10 capítulos, o folhetim de antologia que acompanha personagens do primeiro livro da Bíblia marcou 15,5 pontos de média. Já entre o 11º e o 20º capítulo, a produção caiu para média de 13,2, ou seja, um desempenho 15% menor que o das duas primeiras semanas. Até o momento, a média acumulada da novela é de 14,2, acima de Os Dez Mandamentos e abaixo da segunda temporada e também de Terra Prometida.

Nesta semana, por exemplo, tanto na segunda-feira (15), quanto na terça (16), a superprodução da Record que virou modelo nos bastidores do canal ficou com 12 de média. O índice é mais de 20% abaixo do resultado do primeiro capítulo, mas não chega a ser preocupante por pelo menos dois motivos. O primeiro é porque a cúpula da emissora, comandada pela filha do bispo, Cristiane Cardoso, defende que haverá novo crescimento a partir de março, quando a Globo voltará a exibir Amor de Mãe.

Nos bastidores da Record a crença é de que, com a reprise de Amor de Mãe, que terá duas semanas resumindo o que foi exibido na primeira temporada, a trama bíblica voltará a crescer, já que a queda se deu por enfrentar a reta final de A Força do Querer e também o início do BBB21. Inclusive, Cardoso vem alardeando nos bastidores que fez a divisão de capítulos na edição justamente para que a fase menos explosiva acontecesse nessas duas semanas atuais.

Funcionários ouvidos pelo NaTelinha concordaram que a novela atravessa uma fase mais tranquila desde a semana passada e que continuará calma até semana que vem. Depois de ter diversas sequências fortes com o primeiro assassinato, o dilúvio e a queda da torre de Babel, a trama entrou numa parte mais dramática e que acompanha o cotidiano dos personagens, o que logo mudará com o crescimento do heroi da fase, Abrão.

Record espera crescimento de Gênesis

Record aposta no tropeço de Amor de Mãe para retomar alto Ibope de Gênesis

Por conta disso tudo é que a Record não se preocupa com o risco de que haja novas quedas de audiência para Gênesis, ao contrário, a expectativa segue alta e a crença é de que a produção poderá terminar com um dos maiores Ibopes desde que a dramaturgia bíblica virou prioridade e assumiu o principal horário de folhetins da casa. Embora não se fale de números, nos bastidores se especula que a trama possa voltar aos índices de 16 pontos nas próximas semanas.

Além de enfrentar a reprise de Amor de Mãe, a cúpula do grupo acredita que a reta final da novela global não deverá alcançar os mesmos índices que a reta final de A Força do Querer vem conseguindo por não haver crescente no interesse do público, o que deve afastar uma parcela do telespectador. Diante disso, acredita-se na chance de Gênesis ser beneficiado em até dois pontos.

Sequência de Gênesis

Record aposta no tropeço de Amor de Mãe para retomar alto Ibope de Gênesis

Diante disso, a própria sequência de Gênesis pode garantir crescimento no Ibope novamente, segundo acreditam os próprios funcionários da produção. A previsão é de que nos próximos blocos de capítulo, a temperatura da novela volte a subir e haja cenas de maior interesse do público que havia ficado encantado com as primeiras imagens, cheias de efeitos especiais.

Uma das cenas muito aguardada nos bastidores da trama é a que envolve Abraão e o filho Jacó, quando Deus pedirá que o homem sacrifique o próprio filho para provar que sua prioridade é o Senhor. O trecho bíblico é considerado um dos mais impactantes e a sequência promete grande emoção, segundo pessoas envolvidas com a edição de capítulos da trama.

Por outro lado, de acordo com uma fonte que participou da pré-produção de Gênesis, alerta que a tendência  que a trama não consiga subir na audiência porque a divisão de plots ficou errada ao exibir o dilúvio e a queda da torre de Babel em espaço tão pequeno de tempo, deixando o restante da trajetória no marasmo.

Mais Notícias

Enviar notícia por e-mail


Compartilhe com um amigo


Reportar erro


Descreva o problema encontrado